ATENÇÃO:  SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE TORRES - ASSISTA AQUI ON LINE - SEGUNDAS  FEIRAS - 16.00 h 

Estas sessões, gravadas, ficarão rodando na TV DIGITAL durante toda a semana e, posteriormente, arquivadas no ícone barra superior TORRES/Câmara de Vereadores

 

 Dezembro, 15

O Advento

Paulo Timm – Especial A FOLHA, Torres – Natal 2017

 

Todos os anos trago aos leitores de Torres e Passo de Torres,  na expectativa de ecoar por todas as curvas do Mampituba,  minha mensagem de BOAS FESTAS, através da lembrança do Advento. Neste ano que passou, marcado pela presença de sérios conflitos regionais no mundo, realçados pela  ameaça de uma hecatombe nuclear envolvendo a Coreia do Norte, além do agravamento da questão do clima, renovo meus votos na esperança de melhores dias.

O "advento" é o período, na tradição cristã,  de quatro semanas que antecedem o Natal. Ele se inicia no primeiro domingo deste interregno e vai até o dia 25 de dezembro. Trata-se de um período de reflexão e espera, na expectativa da “Boa Nova” do Mensageiro de Deus.  É um momento de preparação para a reunificação das famílias, dos homens de boa vontade e de todos os povos do mundo, sem rancores , sem preconceitos, sem outro sentimento que aquele ocupado pelo Amor ao Próximo.  Sim, porque a grande ceia da noite de Natal não é senão um artifício para a celebração  da concórdia entre todos nós. Confirmação do laço afetivo  num ritual simbólico, imaginário e de forte impacto real, depois que  centenas e até milhares de quilômetros foram tragados por ansiosos passos em direção ao abraço familiar. É para casa que voltamos sempre. É em casa, junto dos entes queridos, que renovamos as energias para enfrentar as adversidades de um ano novo que  logo se anunciará  na fatia dos tempos. Aproveitemos, pois, o Advento, para  meditar sobre o nosso  mundo – ocidental - : pluri-cultural, multi-étnico, democrático, laico,  embora  essencialmente cristão -, como síntese da razão helênica cevada na antiga Grécia e da fé de um homem simples que peregrinou pela Galileia e deixou seus rastros no Novo Testamento.

Vivemos, por certo,  há já décadas,  momentos difíceis de nossa História. Foi-se o sonho de uma noite de verão dos anos do pós-II Guerra. A razão e a liberdade, que pareciam sustentar a construção de um homem capaz de construir seu próprio destino e um novo horizonte para a humanidade, estão em cheque. As esperanças de um mundo melhor parecem soterradas. O Advento, porém, contribui para reforçar a persistência no bom caminho da iluminação. O homem, enfim, é o começo e o fim de tudo. Ainda há tempo, mas há que refletir. Pensar com coragem, determinação e prudência. Pensar e agir enquanto oramos,todos,  mesmo os que não sabem rezar, por um 2018 mais promissor. Para nós, brasileiros,  ele será decisivo para moldar um novo tempo.

 

 

 

Dezembro, 10 

O ATO, O FATO E O PATO

                                                     Paulo Timm

 “A preferência pela ontologia junto a teoria do conhecimento faz ecoar o impasse da razão tecnológica (onde ressoa a barbárie), mas além do objetivismo-idealista, um pragmatismo-reificado termina por influenciar o senso da verdade racional de muitos. Ao evitar a precedência da ética na abordagem ontológica, ignora-se as razões das escolhas de objeto de pesquisa e o sentido do bem implicado no conhecimento produzido, para este ou aquele grupo. O sonho da solidez, da força e da certeza sempre atende aos poderes etnocêntricos, daqui e de lá. Hoje, mesmo nas ciências humanas, muitos buscam categorias fixas, em nome de determinada validade de pretensão universal, que todos sabemos, nunca se alcança, chegando no máximo à certas validades gerais. Penso que, se na prática as ciências e a filosofia não implicam a ética prioritariamente em suas escolhas, então, o que o conhecimento diz do ser é aquilo que convêm a poucos”

Felipe Lessa FACE BOOK

Dia da FILOSOFIA

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.calendarr.com%2Fportugal%2Fdia-mundial-da-filosofia%2F&h=ATPx3x7BfB5g6YlXwiRrSaIwxwY307ImlnyuQc8fLfHW3N6zz33bthzEErCwTho8Ch1A_EU0EoPwfWldc9zY3Z14rC2tH4E_jy97D29bWKkTZeZTC2QyCpZxMH_-_BZn3UVzGar8Cp60bJApV9fWMRgSgGCmzEQGxfUsXe2xofJlgq8Rq0geUkrxDPHtJ76eNk_ePYC4XEPZpz41iWpnrbe1DUz3bQTOWfb1b4KKBw9dZcrE4LYFIuelDZkv1I0UJQxmtxAWmjlU8XHoQWF9O6cYwn_snb-QAw

No último dia 16 celebrou-se o Dia Mundial da Filosofia, que foi lembrado pela ONU com uma mensagem na qual enaltece o papel deste campo do conhecimento como estímulo ao diálogo entre as culturas, além de outras virtudes:

 “Para a UNESCO, a filosofia também é o meio de liberar o potencial criativo da humanidade, e fazer emergir as novas ideias. A filosofia cria condições intelectuais para a mudança, o desenvolvimento sustentável e a paz.”

Em suporte ao ensino da Filosofia, cujo nascimento situamos no século de ouro da Grécia Antiga – Sec. V AC – a  Conferência Mundial das Humanidades, na Bélgica, em agosto de 2017, determinou as diretrizes para o ensino de humanidades e a  UNESCO se esforça para difundir esta visão.  A diretora-geral da UNESCO lembrou que, ainda hoje, a filosofia é um baluarte contra o estreitamento de opiniões, uma maneira de cultivar a distância crítica diante da saturação das informações, diante dos discursos simplistas que buscam colocar as culturas umas contra as outras. (UNESCO cit)

                                   Mensagem  UNESCO/ONU – 16 novembro 2017

 

 

Na verdade, a Filosofia trata da procura da verdade, o que exige que ela não só crie teorias, como, paralelamente, crie uma sintaxe própria. Tal como a Poesia, sua prima, a Filosofia nasce do espanto diante do mundo e repousa sobre dois grandes vértices de reflexão: (1) O Transcendentalismo que nos remete à  estrutura universal de como a realidade se apresenta para nós e que nos dão as  coordenadas da realidade, ou seja, como pensar, (2)Ontológico, que trata da  realidade em si , sua emergência e sua disposiçãp - quem sou - , esta , cada vez mais sequestrada pelas Ciências Naturais; neste campo a ideia o ente, dotado de consciência e capaz de decidir sobre seu destino, como um acidente do ser, ocupa um lugar central.

:
“ Desde sua própria origem a filosofia parece oscilar entre duas abordagens: a transcedental e a ontológica ou ôntica. A primeira se refere à estrutura universal de como a realidade se apresenta para nós. Que condições é preciso atender para que a percebamos uma coisa como realmente existente.? “Transcedental é o terreno técnico filosófico, para tal arcabouço, o qual define as coordenadas da realidade –por exemplo – a abordagem transcental nos torna conscientes de que para um naturalista científico, só os fundamentos materiais espaço temporais regulados pelas leis naturais realmente existem, enquanto para um tradicionalista pré-moderno, espíritos e signaficados também são partes da realidade, e não apenas projeções humanas. A abordagem ôntica, por outro lado, está preocupada com a realidade em si, com sua emergência e sua disposição como apareceu o universo. Será que ele tem um começo e um fim?Qual o nosso lugar nele? No século XX , a brecha entre esses dois métodos de pensamento se tornou mais acentuada: a abordagem transcedental alcançou seu apogeu com o filósofo alemão M.Heidegger (1889-1976), enquanto a ontológica parece , hoje, ter sido sequestrada pelas ciências naturais. – esperamos que a resposta a nossa pergunta sobre as origens do universo venha da cosmologia quântica, das ciências do cérebro e do evolucionismo.”

                                            (S.ZIZEK em ACONTECIMENTO, Ed. ZAHAR, pg. 09-10)

 

 

A Filosofia, entretanto, embora tenha sido o ponto de partida para o pensamento científico, tendo em Aristóteles, discípulo de Sócrates, o patrono da postura ordenadora e racionalista dos fatos observados, com vistas à sua “lei” de sua, não é normativa. Ela é especulativa. Não dá soluções. Formula indagações  sobre o que observa tratando  dar conta e razão de forma a criar uma certa e datada  inteligibilidade. No dizer de Roberto Gomes, irrecorrível, a “Filosofia é uma razão que se expressa”.

Da Filosofia, amiga do saber, não derivaram apenas as Ciências Naturais, mas também as Humanidades, a partir do Direito, seguindo-se, depois a Economia, a Sociologia, a Psicologia , a Política e suas amplas derivações. De todas elas o Direito foi o que mais preservou a tradição perquiritória da Filosofia, mesmo depois de enveredar nos tempos modernos, com Kelsen, para a positividade da norma. Mas a sociedade civilizada  se recusa a condenar alguém sem procedimento processual, o qual impõe não só os lados antagônicos da acusação e da defesa, como ainda a presença de um juíz que se interpela permanentemente à luz da hermenêutica, ou seja, da interpretação das leis. Não fora este fundamento filosófico e bastaria a Polícia para prender, processar e julgar os criminosos com base na no que está escrito na Lei. Mas isso não basta à Filosofia do Direito.

A Sociologia surgiu mais tarde, desmembrando-se da Filosofia na tentativa de melhor compreender os fenômenos que deram origem à modernidade. Émile Durkheim foi seu fundador e procurou definir e situar o fato social como objeto da nova disciplina. Ele estudou profundamente as relações entre o indivíduo e a sociedade, mostrando a inevitabilidade desta, com sua armadura legal e institucional,  na modelagem da cultura. Preocupava-o, sobretudo, a disfunção capaz de levar a situações de ruptura desta cadeia, a que deu o nome de anomia.

O conceito de anomia foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e quer dizer: ausência ou desintegração das normas sociais. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista

A organização dos homens em uma mesma sociedade, regulada pelas mesmas leis é o que permite a mediação de conflitos individuais e sociais: “A única força capaz de servir de moderadora para o egoísmo individual é a do grupo; a única que pode servir de moderadora para o egoísmo dos grupos é a de outro grupo que os englobe” (DURKHEIM, 2010, P. 428).

A anomia é definida pelo autor como a ausência dessa solidariedade, o desrespeito às regras comuns, às tradições e práticas.

Esta lembrança é oportuna à luz da questão, hoje candente, da prisão de parlamentares no Estado do Rio. Para muitos, decorrente, para muitos,  de uma certa confusão na interpretação da decisão do Supremo Tribunal Federal, depois que este transferiu ao Senado o caso Aécio Neves. Ora, talvez a questão não seja propriamente de confusão no campo do Direito, mas de um estado típico de anomia no âmbito do Estado brasileiro. Algo muito mais grave.Isso vem a ser admitido pela PGR que recorreu da decisão de soltura dos referidos deputados, que acabou devolvendo-os à prisão por decisão do TRF 2 , Rio de Janeiro, quando alegou que o Estado é “uma terra sei lei” - https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F2017%2F11%2F1937120-pgr-vai-ao-stf-contra-alerj-e-diz-que-rio-e-terra-sem-lei.shtml%3Futm_source%3Dfacebook%26utm_medium%3Dsocial%26utm_campaign%3Dcompfb&h=ATNbWwTwqLlnL67h2NSIa4L5IM1PdKX6a-R3xNOXjPOOtn5kaRZxxqSgGfrx-o619Wt4tjS0ewBDtA3meyEiU3hyuGXNE1oreuplM_359nKxP0vwpQDFWDHUtQ9L_8DvOFWQ3KgDVj3hoscP_3kPKww0M4317aQh3oNvCo_cz4RNQmttpe5GJrnw34o0Vw126P3lN3PfYCWWCGjVwudN4HYw7TpMhPG5O7GQdCSdPzWFvNKmjq1gqlyHmhhjY27hs6tvvKZrg-XJVlQ2nWZ6PWWts6cp28mXz3IuxGFk4Ru3EiQ

Oportuna também, a lembrança de Durkheim, para restaurar à Sociologia um mínimo de especulação que a impeça de virar uma mera técnica de ajustes sociais daquilo que se considere desviação da norma social. Hora, pois, de um pouco de hermenêutica de Sua Excelência imperial e brutal: O fato.

Jamais  se contente com ele como lhe parece ou aparece, mesmo à luz das mais sofisticadas ferramentas de observação. Nunca há, por exemplo, uma única percepção e  interpretação do visto ou medido. Basta ver o que diz cada uma das testemunhas de um acontecimento, mesmo sob o cuidado de separá.las antes da consulta. 
Pergunte-se, antes COMO estes supostos fatos ocorrem. E POR QUE?
Aí vai descobrir aquilo que os ÍDOLOS DA RAZÃO, no dizer de um dos pais da modernidade, um tal Lord Bacon, encobrem e que outros Cientista Sociais advertem sobre o descolamento do real, do imaginário e do simbólico. E descobrirá a diferença entre o que aí está, posto e disposto, com aquilo que poderia ser e que é, exatamente, o que move a consciência no mundo.

Isso posto,  começará a entender, graças à Filosofia e suas derivações no campo das Ciências Humanas , porque o Homem  é sempre um enigma,  refém de uma razão que sua própria razão desconhece. E nunca mais será  um pato…

 

DEZEMBRO, 07

ORA DIREIS OUVIR AS VAGAS ESTRELAS DA URSA

 

“Não se ama a pátria porque ela seja grande e poderosa, mas porque é a nossa pátria” , dizia  Sêneca. E o Poeta Maior da moderna idade lusitana (FP), sublinhava: “O rio que passa pela minha aldeia é o mais lindo do mundo porque é rio que passa pela minha aldeia”.

A vida é simples, embora breve, mas se  enobrece pela virtude, amante da verdade, e se imortaliza pela arte. Foi assim, desde as cavernas, passando pelas grandes civilizações do passado, até os tempos atuais.

Um momento mágico deste longo itinerário, foi o século de Péricles (V AC), em Atenas, coração da Grécia antiga, embora um pequeno ponto no vasto e grandioso Império Persa que a cercava e ameaçava. Mas Péricles não foi um homem só. Por trás dele descortinava-se a grandeza de Homero e as lições da Iliada e da Odisseia, fundamento da PAIDEIA, tal como a Bíblia o é para nós. Naquele tempo a Poesia era companheira inseparável da condição humana, tradição que o Irã e povos orientais cultivam até hoje para encanto dos viajantes. Nós a perdemos pelo caminho da racionalização do mundo. Urge reencontrá-la.

Enquanto isso, resta-nos a História.

Em sua obra “Paideia: a formação do homem grego”.  Werner Jaeger deixou-nos um legado para o dos ideais da educação da Grécia antiga. Lamentavelmente, perdi meu exemplar, devidamente assinalado. Foi-se com meu FIAT roubado há alguns anos, sem que o furtivo meliante percebesse a preciosidade que capturara. Onde terá ido o meu PAIDEIA? Mas ainda compro outro e, se der tempo, o relerei com todo o cuidado….

A Paideia tal qual os gregos entendiam, envolve o ensinamento do corpo e da mente. Poesia, teologia, filosofia, gramática, retórica, matemática, música e astronomia faziam parte da formação da alma do homem grego.Jaeger demonstra isso desde os tempos remotos da Hélade com a poesia de Homero. Como GiamBattista Vico havia percebido, toda grande civilização começa com os poetas-teólogos, que são aqueles que transmitem o mito fundador da nação para o povo. A poesia foi a primeira forma de preparação da mente de crianças e adultos para a compreensão do mundo. O Mythos é a pedagogia de Homero, porquanto os seus poemas reproduzem as estórias de deuses e homens que dão início à Paideia. Jaeger acredita que Homero produz um pensamento “filosófico” relativo às leis eternas que governam o mundo. Na Ilíada e na Odisseia, as paixões humanas e os elementos da tragédia grega que Aristóteles iria explicar de forma tão maravilhosa na poética já se fazem presentes.”

 

Felipe Pimenta, in Resenha -

https://felipepimenta.com/2014/03/13/resenha-paideia-de-werner-jaeger/

Da PAIDEIA, de Jaeger, retirei um ensinamento: a importância da educação na formação de um povo. Educação no sentido amplo, não como 2 mais 2 são 4, mas também 22 ou, quem sabe, até 5… A educação importa não porque entrega conhecimentos adicionais. Mas porque molda um caráter com base no culto da virtude e da beleza. O erro dos doutores é a vaidade que os  transforma num burro carregado de livros, esquecendo-se do encanto da pátria e do rio que passa pela aldeia.   Diderot sabia disso, como se observa de sua nota sobre outro livreto de Sêneca, “Vida Feliz”:

 “Para o ignorante não há ciência mais simples e evidente que a moral; o sábio, porém, a considera a mais espinhosa e obscura . Talvez a moral seja a única ciência da qual se extraem defuções das mais justas audazes e distantes antes eesmo que se definam princípios. Por que isso acontece? Porque heróis são heróis antes de serem pensadores. Pensadores são produtos do ócio; os heróis se forjam na circunstância. Forma-se um pnesador nas escolas, frutos tardios do tempo. Os heróis repousam entre perigos, presentes em todos os tempos No heróis verifica-se a moral em ação, da mesma maneira que nos poetas a moral está nos pensamentos.”

Na Grécia antiga, por exemplo,  as crianças eram mandadas à Escola para aprender Oratória e Retórica. A primeira era a arte do discurso; a segunda a arte da argumentação. Esta era decisiva porque eles acreditavam, seguindo os sofistas, dentre os quais Protágoras pontificava, que tudo no mundo continha o justo e o injusto e ambos eram igualmente justificáveis. Um cidadão, portanto, deveria saber comparecer à Agora, onde cevou-se a democracia,  provido deste instrumental na defesa de suas ideias e seus interesses.. 
Contra este tipo de pensamento insurgiram-se Sócrates e seus seguidores- Platão e Aristóteles, imediatamente - , dando a origem à Filosofia, no esforço de dar conta e razão das questões que os atormentavam em busca da VERDADE. Uma verdade e não muitas... Daí nasceu o LOGOS, que desembocaria na Ciência e teria seu leito de Procusto na raciolinazação instrumental da socedade tecnológica, a ÉTICA, cuja filha dileta seria a Política, e a ESTETICA, como culto da beleza. 
Tudo para soterrar as superstições que assombravam o pensamento humano e o sofismo, que tergiversava sobre a verdade.
Isso me ocorre agora quando ouço o derradeiro discurso do Governo , quase de misericórdia, em defesa da REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Afirma com ares doutorais que, com a REFORMA, a ECONOMIA PODE VOLTAR A CRESCER. Sem a REFORMA ela volta a cair.
Primor de retórica sofista.Coisa de marqueteiro, não de gente iluminada com as luzes da PAIDEIA.

E há quem acredite...

Se a Reforma da Previdência é importante, basta revelá-la em sua verdade. Não só com os algarismos que enchem tabelas pré concebidas para justificar o próprio argumento, mas com os números, como dizia Pitágoras, que alimentam o espírito, sobretudo o espirito público.

 

 

 NOVEMBRO, 21

                O ATO, O FATO E O PATO

                                                                 Especial para A FOLHA, Torres . 

 

 “A preferência pela ontologia junto a teoria do conhecimento faz ecoar o impasse da razão tecnológica (onde ressoa a barbárie), mas além do objetivismo-idealista, um pragmatismo-reificado termina por influenciar o senso da verdade racional de muitos. Ao evitar a precedência da ética na abordagem ontológica, ignora-se as razões das escolhas de objeto de pesquisa e o sentido do bem implicado no conhecimento produzido, para este ou aquele grupo. O sonho da solidez, da força e da certeza sempre atende aos poderes etnocêntricos, daqui e de lá. Hoje, mesmo nas ciências humanas, muitos buscam categorias fixas, em nome de determinada validade de pretensão universal, que todos sabemos, nunca se alcança, chegando no máximo à certas validades gerais. Penso que, se na prática as ciências e a filosofia não implicam a ética prioritariamente em suas escolhas, então, o que o conhecimento diz do ser é aquilo que convêm a poucos”

Felipe Lessa FACE BOOK

 

                                                                *

 No último dia 16 celebrou-se o Dia Mundial da Filosofia, que foi lembrado pela ONU com uma mensagem na qual enaltece o papel deste campo do conhecimento como estímulo ao diálogo entre as culturas, além de outras virtudes:

Na verdade, a Filosofia trata da procura da verdade, o que exige que ela não só crie teorias, como, paralelamente, crie uma sintaxe própria. Tal como a Poesia, sua prima, a Filosofia nasce do espanto diante do mundo e repousa sobre dois grandes vértices de reflexão: (1) O Transcendentalismo que nos remete à  estrutura universal de como a realidade se apresenta para nós e que nos dão as  coordenadas da realidade, ou seja, como pensar, (2)Ontológico, que trata da  realidade em si , sua emergência e sua disposiçãp - quem sou - , esta , cada vez mais sequestrada pelas Ciências Naturais, particularmente Neurociências;

A Filosofia, entretanto, embora tenha sido o ponto de partida para o pensamento científico, tendo em Aristóteles, discípulo de Sócrates, o patrono da postura ordenadora e racionalista dos fatos observados, com vistas à sua “lei” , não é normativa. Ela é especulativa. Não dá soluções. Formula indagações  sobre o que observa tratando  dar conta e razão ao que vê. No dizer de Roberto Gomes, definitiva: A “Filosofia é uma razão que se expressa”.

Da Filosofia, amiga do saber, não derivaram apenas as Ciências Naturais, mas também as Humanidades, a partir do Direito, seguindo-se, depois a Economia, a Sociologia, a Psicologia , a Política e suas amplas derivações. De todas elas o Direito foi o que mais preservou a tradição perquiritória da Filosofia, mesmo depois de enveredar, nos tempos modernos, com Kelsen, para a positividade da norma. Não fora este fundamento filosófico e nos bastaria a Polícia para prender, processar e julgar os criminosos, com base na no que está escrito na Lei. Mas isso não basta à Filosofia do Direito. Ela exige o que chama de hermenêutica. Ainda bem...

A Sociologia surgiu mais tarde, desmembrando-se da Filosofia na tentativa de melhor compreender os fenômenos que deram origem à modernidade. Émile Durkheim foi seu fundador e procurou definir e situar o fato social como objeto da nova disciplina. Ele estudou  as relações entre o indivíduo e a sociedade, mostrando a inevitabilidade desta, com sua armadura legal e institucional,  na modelagem da cultura. Preocupava-o, sobretudo, a disfunção capaz de levar a situações de ruptura desta cadeia, a que deu o nome de anomia.

. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista.

A anomia é definida pelo autor como a ausência dessa solidariedade, o desrespeito às regras comuns, às tradições e práticas.

 

Esta lembrança é oportuna à luz da questão, hoje candente, da prisão de parlamentares no Estado do Rio. Para muitos, decorrente, de uma certa confusão na interpretação da decisão do Supremo Tribunal Federal, depois que este transferiu ao Senado o caso Aécio Neves. Ora, talvez a questão não seja propriamente de confusão no campo do Direito, mas de um estado típico de anomia no âmbito do Estado brasileiro. Algo muito mais grave… Isso vem a ser admitido pela PGR que recorreu da decisão de soltura dos referidos deputados, que acabou devolvendo-os à prisão por decisão do TRF 2 , Rio de Janeiro, quando alegou que o Estado é “uma terra sei lei” -

https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F2017%2F11%2F1937120-pgr-vai-ao-stf-contra-alerj-e-diz-que-rio-e-terra-sem-lei.shtml%3Futm_source%3Dfacebook%26utm_medium%3Dsocial%26utm_campaign%3Dcompfb&h=ATNbWwTwqLlnL67h2NSIa4L5IM1PdKX6a-R3xNOXjPOOtn5kaRZxxqSgGfrx-o619Wt4tjS0ewBDtA3meyEiU3hyuGXNE1oreuplM_359nKxP0vwpQDFWDHUtQ9L_8DvOFWQ3KgDVj3hoscP_3kPKww0M4317aQh3oNvCo_cz4RNQmttpe5GJrnw34o0Vw126P3lN3PfYCWWCGjVwudN4HYw7TpMhPG5O7GQdCSdPzWFvNKmjq1gqlyHmhhjY27hs6tvvKZrg-XJVlQ2nWZ6PWWts6cp28mXz3IuxGFk4Ru3EiQ

 

 Nem com a Filosofia, nem com a Sociologia, porém, você alcançará a sabedoria, mas  começará a entender,  porque o Homem  é sempre um enigma,  refém de uma razão que sua própria razão desconhece. E nunca mais dará uma de pato diante do fato…

 

 

 


Vídeos
Vídeos

VIDEOS ARTE E VARIEDADES

Cinema

 

Este designer fez um pôster alternativo de filme por dia durante um ano

O australiano Pete Majarich redesenhou 365 cartazes de títulos de cinema de sucesso ao longo de 2016

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/04/04/Este-designer-fez-um-p%C3%B4ster-alternativo-de-filme-por-dia-durante-um-ano

50 documentários sobre História da Arte - gratuitos e online

O Canal do Ensino elaborou uma seleção de 50 documentários gratuitos sobre arte, que abordam a vida e a obra de grandes pintores como…

HISTORIAHOJE.COM

https://www.facebook.com/flx/warn/?u=http%3A%2F%2Fhistoriahoje.com%2F%3Fp%3D7652&h=ATN8ZmfGE-F39gjGtwTWRLFn_a_M4g9z1yVQRlPEJWt9Zwua0f09ZiIs-iO6RXBboYqT6MFzKh8F0Ofpkrs_jqlXW-6u

 

 

 

 

Secretaria de Educação de Minas Gerais

16 de janeiro às 11:00 · 

‪#‎EducaçãoMG Quem se interessa por História da Arte tem, a seguir, muito o que aproveitar. Trata-se de uma seleção de 50 documentários disponíveis no YouTube ...

 

Marco Paracchini 2010 - "GIULIA" corto non profit.

https://i.ytimg.com/vi/P80k82tdNNE/hqdefault.jpg?custom=true&w=168&h=94&stc=true&jpg444=true&jpgq=90&sp=68&sigh=ewj1tj6Kh4iCzH0niZPN0JO7eWE

Cineastas em Exílio - Do Terceiro Reich a Hollywood - Curta!

www.canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieId=445

 

 

 

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Episódio Breno Silveira - Cinema de Lágrimas

Os Rebeldes.

Começando pelo grito romântico em Paris, com a famosa Guerra Ernani, t´tulo da peça de Vitor Hugo que levou ao confronto entre a Boa Sociedade Burguesa e os Boêmios da cidade e passando pelo auge do Greenvich Village, em NY., nos anos 1910-30.  Recursos Humanos | canal Curta! canalcurta.tv.br/filme/?name=recursos_humanos Sinopse: Os rebeldes são todos aqueles que se revoltaram contra a ordem instituída ao longo da nossa história, para o bem e para o mal.

http://canalcurta.tv.br/pt/filme/?name=breno_silveira_cinema_de_lagrimas

 

 

"O PODER DO MITO", de Joseph Campbell (1988, 360 min) [Assista/Baixe a Série Completa, Legendas...

O PODER DO MITO Joseph Campbell & Bill Moyers * * * * 1º EPISÓDIO - A Mensagem do Mito [DOWNLOAD] [LINK ALTERNATIVO] * * * * * 2º EPISÓDIO - A Saga do Herói [DOWNLOAD] [LINK ALTERNATIVO] * * * ...

ACASADEVIDRO.COM

 

Um tributo visual à David Lynch | IdeaFixa

https://www.ideafixa.com/po…/um-tributo-visual-a-david-lynch

 

 

Literatura

Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 1

Foto Mark Twain -http://www.canalcurta.tv.br/imagens/fotos/embed/2000650_e.jpeg

Video Ep. 01- http://canalcurta.tv.br/pt/filme/?name=mark_twain_episodio_1


Mark Twain - Episódio Mark Twain - Episódio 2 

 

Poesia

A “Poética” de Aristóteles - Audio

http://oestadodaarte.com.br/a-poetica-de-aristoteles/

Expresso Brasil - Episódio O Maranhão de Ferreira Gullar 

http://canalcurta.tv.br/pt/ViaInternet/

Latitude, Longitude - Episódio O Maranhão e suas Raízes Africanas 

De Belisario Franca - http://canalcurta.tv.br/pt/filme/?name=o_maranhao_e_suas_raizes_africanas

Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes –Caio F.Abreu 

http://canalcurta.tv.br/pt/filme/?name=sobre_sete_ondas_verdes_espumantes

Artes Plásticas

VERMEER SOUVENIRS – Louvre

https://ci3.googleusercontent.com/proxy/8lfiK5oUPqjeTXjKLdjEyjCpflp5iw8EdSDI2odhGOIO8LV-z1rxzh3jKpvl8iEJuJAqFfnGhIvXpjXjVQGfuwKR7kIawHTcR3eBPvyyKOn4hDX9vIc5Y1tIKw=s0-d-e1-ft#http://infos.louvre.fr/img/126434/5513/50287379/401283/1382/6394e314/

 

 

SITE DISPONIBILIZA CENTENAS DE PÔSTERES VINTAGE PARA VOCÊ FAZER DOWNLOAD E IMPRIMIR GRATUITAMENTE

 http://bit.ly/2nvNMlV

http://followthecolours.com.br/just-coolt/posteres-vintage-download-free/?utm_campaign=coschedule&utm_source=facebook_page&utm_medium=Follow%20The%20Colours&utm_content=Site%20disponibiliza%20centenas%20de%20p%C3%B4steres%20vintage%20para%20voc%C3%AA%20fazer%20download%20e%20imprimir%20gratuitamente

Música

Balanço da Bossa: a música popular sob uma perspectiva vanguardista -Artigo de Guilherme Granato.

http://www.musicaesociedade.com.br/balanco-da-bossa

1.   BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 03 - A Arte Da ...

► 58:51► 58:51

www.youtube.com/watch?v=QninA_6QZPA

o   

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Doc: Arquitetura da Destruição (Architecture of Doom Nazism) [LEG] by ... Caravaggio - O Mestre dos ...

]

 

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 1 - Mais Humano ...

► 59:15► 59:15

www.youtube.com/watch?v=tG69iGRtIlY

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Existe uma imagem que domina o mundo contemporâneo como nenhuma outra: o corpo humano. "Como ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - YouTube

https://www.youtube.com/playlist?list...5INS82

·          

BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 1 - Mais Humano Do Que O Humano (2005) · Docspt Arte. 59:15. Play next; Play now. BBC Como a Arte Fez o Mundo ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 02 - O Dia em ...

► 59:19► 59:19

www.youtube.com/watch?v=e_qRpLa6e0A

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Porque é que o mundo é como é? Esse grande esse mistério moderno é desvendado de forma ...

 

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 1 - Mais Humano ...

► 59:15► 59:15

www.youtube.com/watch?v=tG69iGRtIlY

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Existe uma imagem que domina o mundo contemporâneo como nenhuma outra: o corpo humano. "Como ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - YouTube

https://www.youtube.com/playlist?list...5INS82

·          

BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 1 - Mais Humano Do Que O Humano (2005) · Docspt Arte. 59:15. Play next; Play now. BBC Como a Arte Fez o Mundo ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 02 - O Dia em ...

► 59:19► 59:19

www.youtube.com/watch?v=e_qRpLa6e0A

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Porque é que o mundo é como é? Esse grande esse mistério moderno é desvendado de forma ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 03 - A Arte Da ...

► 58:51► 58:51

www.youtube.com/watch?v=QninA_6QZPA

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Porque é que o mundo é como é? Esse grande esse mistério moderno é desvendado de forma ...

·  BBC Como a Arte Fez o Mundo - Episódio 04 - Era Uma Vez ...

► 58:01► 58:01

www.youtube.com/watch?v=atuOVM8eYk4

·          

17/10/2012 - Vídeo enviado por Docspt Arte

Porque é que o mundo é como é? Esse grande esse mistério moderno é desvendado de forma ...

·  Como a Arte fez o Mundo 1 - Mais Humano que ... - YouTube

► 9:53► 9:53

www.youtube.com/watch?v=AChSoxxivDg

·          

30/05/2011 - Vídeo enviado por Rita Merlino

Como a Arte fez o Mundo 1 - Mais Humano que o Humano - 1/6 .... A ARTE DA PERSUASAO BBC 2 ...

·  Como a Arte fez o Mundo 2 - O Dia em que as Imagens ...

► 10:04► 10:04

www.youtube.com/watch?v=MD4T3MsbobI

30/05/2011 - Vídeo enviado por Rita Merlino

Como a Arte fez o Mundo 2 - O Dia em que as Imagens Nasceram - 2/6 .... A ARTE DA PERSUASAO ...

·  Como a Arte fez o Mundo 1 - Mais Humano que ... - YouTube

► 9:59► 9:59

www.youtube.com/watch?v=W6NuHD-B2vo

30/05/2011 - Vídeo enviado por Rita Merlino

Como a Arte fez o Mundo 1 - Mais Humano que o Humano - 3/6. Rita Merlino ... Série BBC - Como a ...

·  COMO A ARTE FEZ O MUNDO, por BBC News. - YouTube

► 1:18► 1:18

www.youtube.com/watch?v=A7IEM8UnMiY

15/09/2014 - Vídeo enviado por Disclose Education - Discover Reveal Expose Spread.

Subscribe (Inscreva-se): http://www.youtube.com/discloseedu Disclose Education Channel - Discover, Reveal ...

 

 

► 9:54► 9:54

www.youtube.com/watch?v=Ym7bd3KI0ew

30/05/2011 - Vídeo enviado por Rita Merlino

Como a Arte fez o Mundo 2 - O Dia em que as Imagens Nasceram - 1/6 .... BBC: Brasil Brasil ...

 

ROBERTO D AVILA ENTREVISTA CINEASTA LIBANESA

http://g1.globo.com/globo-news/roberto-davila/videos/t/roberto-davila/v/roberto-davila-cineasta-libanesa-nadine-labaki-fala-sobre-a-infancia-durante-a-guerra/3643913/

                                                           

Documentário sobre os samurais | Curiosidades do Japão

Os samurais eram os guerreiros que defendiam os daymio (senhores feudais) ou o Imperador. Assista a esses documentários interessantes sobre a vida desses…

JAPAOEMFOCO.COM

 

 

Necrológio dos desiludidos do amor - Fernanda Torres ( Carlos Drummond de Andrade )

YOUTUBE.COM

 

 

10 filmes para estudantes da faculdade de economia

Confira a lista de filmes que nenhum estudante da faculdade de economia pode perder. São questões econômicas abordadas do ponto de vista cinematográfico....

 

Jorge Frederico Duarte Webber

13 h · 

https://www.youtube.com/watch?v=jA5YIcF1wxc

 

Folklorísimo 1º - Varios intérpretes

FOLKLORISIMO Vol. 1 LD1 499 Larga Duración Microsurco - 01. Los Huanca Hua (Los Hijos De La Música)-ZAMBA DE MI PAGO-zamba,…

YOUTUBE.COM

 

 

el otro, borges

YOUTUBE.COM

 

 

[CONFERÊNCIA] – Prof. Dr. Georges Didi-Huberman – “Temas de Filosofia da Arte” (legendado português)

Georges Didi-Huberman, 1953, é filósofo, crítico de arte e professor da École de…

Compartilhar

FILOSOFIAEMVIDEO.COM.BR

 

 

Brasília: A Construção de Um Sonho (Dublado) Documentário Completo

Sinopse: Documentário feito pela Discovery Channel. Juscelino K. de Oliveira conseguiu construir Brasília em tempo recorde e mudou para o Centro Oeste…

YOUTUBE.COM

 

 

Cesar Benjamin compartilhou a publicação de Lucas Zubelli.

FIM DA GUERRA NO VIETNAME· 

Repórter americano cobre momentos da entrada das forças revolucionárias vietnamitas em Saigon, evento que pôs fim à guerra há 41 anos. Foi um marco decisivo para uma geração.

YouTube

Ha 41 anos atras, o Vietnã se libertou das amarras do imperialismo dos EUA, uma guerra nefasta e desigual, e mesmo assim ganharam, não ha como não chorar ao ver este vídeo

 

Vietnam War: The Liberation of Saigon, 1975

After a decade of fierce fighting, North Vietnamese Army and Viet Cong resistance fighters liberate Saigon from the Rothschild backed U.S.…

YOUTUBE.COM

 

 

Carmen Lícia Palazzo

2 h · Brasília, DF · 

É minha cidade preferida no mundo todo, não tenho nenhuma explicação, não acho que estas coisas, como o amor por certas cidades, sejam comparáveis. Morei em Roma por duas vezes, em momentos diferentes, visitei-a dezenas de vezes, é minha paixão. A mais completa e total paixão. Com todas as suas maravilhas, suas dificuldades, até sua bagunça, e conheço cada canto de Roma! Amo Paris, mas Roma é Roma. Sem explicação! "With his exhibition Roma Antiqua (40 black & white photographs), Stevan Kordić once again devotes himself to the city he recognizes as, according to his own words “the essential place of the European civilization” and as one of the most important places of his soul…"

 

 

Exhibition IV - Roma Antiqua

R OMA A NTIQUA New Ancient Theatre | Festival Teuta Kotor June 19th – July 4th 2009 With his exhibition Roma Antiqua (40 black & white photographs), Stevan Kordić once again devotes himself to the city he recognizes as, according to his…

STEVAN-KORDIC.COM

"Los dos Gallos" é uma música ícone dos anti-fascistas na Guerra Civil Espanhola. Aqui ela aparece numa versão rock&roll de Los Miserables, banda punk que surgiu nos anos 90 no Chile.

 

Los Miserables - Los Dos Gallos

Del disco "Rendirse Jamás" (1999)

YOUTUBE.COM

 

 

Today, credit cards are a key source of profits for big banks. But, it wasn't always this way - the history of credit cards shows things were much different.

VISUALCAPITALIST.COM

 

‘Que Mundo É Esse?' mostra o maior lixão de eletrônicos do mundo, em Gana

Você já parou para pensar aonde vai parar todo lixo de eletrônicos que…

Salvar

GLOBOSATPLAY.GLOBO.COM

 

This Animation Was Created Using Old Photos from the Early 1900s

Here's an amazing short film titled "The Old New World" by photographer and animator Alexey Zakharov of Moscow, Russia. Zakharov found old photos of US cit

PETAPIXEL.COM

https://www.facebook.com/flx/warn/?u=http%3A%2F%2Fpetapixel.com%2F2016%2F04%2F06%2Fanimation-created-using-old-photos-early-1900s%2F&h=ATPQdT3-SP-DIBrn4u9Tx3SMhX-2HF0QvmDLMlHDWavXRp3MJcQkiIhKoshbgPCQ9lV1zTqQB5ctezYBWIHH6v4vQcaQ

Quatro documentários para repensar o consumo de moda

Que tal aproveitar o clima de recomeço que ainda  paira no ar para consumir moda de maneira consciente? Os quatro documentários abaixo…

ANATURALISSIMA.COM.BR

https://www.facebook.com/flx/warn/?u=http%3A%2F%2Fanaturalissima.com.br%2Fmoda-sustentavel-quatro-documentarios-pra-repensar-a-roupa%2F&h=ATNodjmKURlIwgcyIfZoKuj6KCjBUn65kALrQ6-JNN47VyIxFjboJefBi1Cz29eOxt88Ltq_yWgHKeMl_F5Q7oBzqVbS

 

 

John Green sobre a Odisséia

.https://youtu.be/MS4jk5kavy4?t=630

https://www.youtube.com/watch?v=MS4jk5kavy4&feature=youtu.be&t=630

Aula Espetáculo com Ariano Suassuna na TV SENADO (01 ...

 1:39:25

https://www.youtube.com/watch?v=QahBKz9Jz5Y

19 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Acervo Ariano Suassuna

... com Ariano Suassuna, gravada e transmitida na sessão especial pela TV Senado, no dia 01 de .

 

DARCY RIBEIRO (26 DE OUTUBRO DE 1922 – 17 DE FEVEREIRO DE 1997
O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro - Documentário

 

 

O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro

Em "O Povo Brasileiro", o antropólogo Darcy Ribeiro nos conduz pelos caminhos da nossa formação como povo e nação. Afinal, quem são os…

YOUTUBE.COM

DARCY RIBEIRO (26 DE OUTUBRO DE 1922 – 17 DE FEVEREIRO DE 1997
O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro - Documentário

https://www.youtube.com/watch?v=eqlcHGj4f7k

 

 

Ferreira Gullar relembra a infância e ditadura militar em livro de crônicas

Ferreira Gullar gosta de falar da zoologia do maravilhoso: sereias, grifos, dragões, centauros -e até dos "animais esféricos" que, segundo Platão, foram a inspiração de Deus para criar a forma redonda do mundo.

 

FOLHA DE S.PAULO ·1.155 COMPARTILHAMENTOS

 

Ferreira Gullar - O encantamento da poesia

Ferreira Gullar, poeta, crítico de arte e ensaísta, ilustra o nascimento da poesia a partir de uma situação pessoal. Da experiência repetida, surge um encant...

 

Compartilhar

Salvar

YOUTUBE.COM ·363 COMPARTILHAMENTOS

Via Marcos Costa Lima. Um passeio por Havana, para quem não conhece a cidade. Cenas fortes: edifícios e automóveis caindo aos pedaços, pessoas famélicas e muita polícia tomando conta de tudo.

-14:07

 

Marcos Torres para HISTORIA

5 de fevereiro às 15:40 · 

Un recorrido por las principales avenidas de la Habana, Cuba. Sí, esa que está en ruinas y se cae a pedazos, donde ves filas interminables para comprar comida y...

 

A recriação do terramoto de 1755 em Lisboa que se tornou viral - Bastante Interessante

https://www.youtube.com/watch?v=os8DCjDJrMM

Há um documentário que desvenda parte da Lisboa romana por debaixo dos nossos pés

O documentário Fundeadouro Romano em Olisipo, de Raul Losada, inclui uma recriação em três dimensões da cidade na época romana.https://www.publico.pt/2015/11/29/local/noticia/ha-um-documentario-que-quer-desvendar-a-lisboa-romana-por-debaixo-dos-nossos-pes-1715785

Cinema e Arquitetura: “Urbanized”

Este espetacular documentário mostra o estado atual das nossas cidades, e o futuro que nos espera.

http://www.archdaily.com.br/br/01-49407/cinema-e-arquitetura-urbanized

 

CANTORAS LATINOAMERICANAS

 

Video: Biografía de Chavela Vargas (Video Parte 1): Music ...

isites.harvard.edu/icb/icb.do?...panel...

Traduzir esta página

Betto Arcos, course DJ. A native of Xalapa, Veracruz, Mexico, Betto Arcos is an independent radio producer and host of KPFK's world music show "Global ...

Biografía de Chavela Vargas - quién es, obras, información ...

www.buscabiografias.com/biografia/.../Chavela%20...

Traduzir esta página

biografía resumida, corta, vida; el quién, cómo, cuándo y dónde de Chavela Vargas .Chavela Vargas Isabel Vargas Lizano Cantante mexicanaNació el 17 de ...

Homenaje a Chavela Vargas (Parte 2)

www.mp3tunes.tk/download?v=p2usNstd6W8 - Traduzir esta página

chavela vargas el andariego con ricardo rocha en animal nocturno parte 2 ... Biografíade Chavela Vargas (Video Parte 5 y último) ...

 

bragasepoesia: Biografía de Chavela Vargas (Video Parte 3 ...

bragasepoesia2.blogspot.com/.../biografia-de-chavela-vargas-video-parte...

18 de fev de 2009 - Biografía de Chavela Vargas (Video Parte 3 e 4) ... Biografía deChavela Vargas (Video Parte 5 y últim... Biografía de Chavela Vargas (Video ...

Vídeo Chavela Vargas (Biografía Parte 4) - grupos ...

grupos.emagister.com/video/chavela_vargas...parte_...

Traduzir esta página

Chavela Vargas (Biografía Parte 4). p> span>Adolescente, Chavela viajó a México donde llegó a desempeñar distintos oficios, de.

 

Biografía de Chavela Vargas (Video Parte 5 y último ...

▶ 8:04

https://www.youtube.com/watch?v=RMPUl7j1eaU

18 de jul de 2008 - Vídeo enviado por HuGo Aranda Tamayo

 

Chavela Vargas - Macorina (Versión original) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=cF6jEclOMcw

Artista: Chavela Vargas

 

Biografía de Chavela Vargas Parte 5. ... Chavela Vargas cuenta anécdotas de Jose Alfredo Jimenez y Agustin ...

 

 

Canal Futura

A cubana Omara Portuondo encerra a série Cantoras da América Latina hoje, às 22h. Com mais de cinquenta anos de carreira, ela fez parte da orquestra Buena Vista Social Club e foi chamada de “la novia del feeling” por suas influências no jazz romântico e nos musicais americanos.http://goo.gl/RS6rgh

Canal Futura

Ontem às 19:00 · 

Hoje, às 22h, a argentina Mercedes Sosa é a estrela do especial Cantoras da América Latina. Ícone da arte e da música, ela participou do Movimento Nuevo Cancionero, que revolucionou o folclore musical argentino, propôs um novo universo sonoro e promoveu a fusão de gêneros, como rock e folclore. Imperdível! http://goo.gl/RS6rgh

Resultados da pesquisa

Omara Portuondo Veinte Años - YouTube

 4:47

https://www.youtube.com/watch?v=8RlStiERUNA

22 de nov de 2010 - Vídeo enviado por Plaugeis

Omara Portuondo Veinte Años. Plaugeis ... Omara Portuando - Veinte Años (Buena Vista Social Club ...

 

 

Mercedes Sosa: A voz da América Latina - YouTube

 1:33:54

https://www.youtube.com/watch?v=kjgS6MDHZjA

16 de set de 2014 - Vídeo enviado por Filmes para Ver no Sofá

Documentário sobre a vida, obra e luta da cantora argentinaMercedes Sosa, um dos personagens ...

Mercedes Sosa: A Voz da América Latina é a celebração da ...

www.aescotilha.com.br › Central de Cinema

·          

 Avaliação: 3 - ‎Resenha de Alejandro Mercado

7 de ago de 2015 - Mercedes Sosa: A Voz da América Latina, mais do que umdocumentário, é uma celebração sobre a cantora e sua obra.

Mercedes Sosa: A Voz da América Latina Netflix ...

www.nonetflix.com.br/mercedes-sosa-a-voz-da-america-latina/14852

·          

A história da cantora argentina Mercedes Sosa ganha vida neste documentário, que mostra os 60 anos de sua carreira e entrevistas com companheiros de ...

Aproximadamente 466.000 resultados (0,36 segundos) 

Resultados da pesquisa

MERCEDES SOSA: "Volver a los diecisiete" - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=MB37oAxOkzA

Artista: Mercedes Sosa

Álbum: Homenaje A Violeta Parra

Data de lançamento: 1971

http://images.comunidades.net/tor/torrestv/merc.png

Canal Futura

7 de março às 19:00 ·

De hoje até quinta, grandes damas da música estão na tela do Futura na série "Cantoras da América Latina".

Elza Soares, Gal Costa, Mercedes Sosa e Omara Portuondo dividem suas vozes e suas histórias com a gente, às 22h! http://goo.gl/RS6rgh

Gota D'Água (1977) - Bibi Ferreira - YouTube

▶ 3:53

https://www.youtube.com/watch?v=r1AGlxgG7Uo

7 de out de 2007 - Vídeo enviado por Canal Memória

Baseada na clássica obra de Eurípides, 'Medéia', a peça 'Gota D'Água' foi escrita por Chico Buarque 

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

Parte inferior do formulário

 

VIOLETA PARRA

Violeta Parra "Gracias a la vida" - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=w67-hlaUSIs

Artista: Violeta Parra

Outras gravações desta música

Gracia a la vida

Mercedes Sosa

 

1971

Mais sobre Gracias a la vida

Violeta Parra "Gracias a la vida" - YouTube

▶ 4:59

https://www.youtube.com/watch?v=w67-hlaUSIs

8 de set de 2011 - Vídeo enviado por "La Pichanga Música Chilena"

"Gracias a la Vida" es una de las canciones chilenas más ... en el mundo, compuesta e interpretada por la ...

"Viola Chilensis" Documental Biografia de Violeta Parra ...

▶ 1:23:32

https://www.youtube.com/watch?v=bLDkrtjU6Hs

29 de ago de 2011 - Vídeo enviado por Mario Zepeda

Documental sobre la vida y obra de Violeta Parra...

 

 

                                                                                

Omara Portuondo (A primeira dama da música cubana ...

www.revistasom.com.br/ed_19/ed19_pag22_23.html

ENTREVISTA. Confira a entrevista realizada com a diva da música cubanaOmara ... as gravações do documentário Buena Vista Social Club, já na. década de .

 

Omara Portuondo Veinte Años - YouTube

▶ 4:47

https://www.youtube.com/watch?v=8RlStiERUNA

22 de nov de 2010 - Vídeo enviado por Plaugeis

 

NO ME LLORES

https://www.youtube.com/watch?v=KXHNFrziUdc

 

Sugerido: Buena Vista Social Club - Full album

0:04 / 5:03

No me llores - Omara Portuondo [HD]

 

QUIZAS

Buena Vista Social Club & Omara Portuondo - Quizas quizas (Pécs ...

www.youtube.com1920 × 1080Pesquisa por imagem

Buena Vista Social Club & Omara Portuondo - Quizas quizas (Pécs)

Visitar página

Visualizar imagem

 

https://www.youtube.com/watch?v=lU_Cy4hrNQ4

Omara Portuondo Veinte Años ... Omara Portuondo- "Dos Gardenias" y " Besame mucho" en Montreal, Canada ...

Veinte años – Omara Portuondo – LETRAS.MUS.BR

www.letras.mus.br › Mambo › Omara Portuondo › Veinte años

Letra e música para ouvir - ¿Qué te importa que te ame / si tú no me quieres ya / El amor que ya ha pasado / no se debe recordar / Fui la ilusión de tu vida / un ...

 

Maria Bethânia e Omara Portuondo - Cálice Bento. - YouTube

▶ 1:51

https://www.youtube.com/watch?v=pt3wEA7Oy9E

13 de ago de 2012 - Vídeo enviado por Carlos Alberto Didier

O dueto de Maria Bethânia e Omara Portuondo cantando "Cálice Bent... ... de outubro de 1930) é uma ...

Omara Portuondo completa 85 anos; ouça canções da ...

radios.ebc.com.br/.../3110-nossa-america-celebra-85-anos-da-cubana-o...

30 de out de 2015 - O programa Nossa América, da Rádio Nacional FM de Brasília, deste sábado (31), às 13 horas, traz a cantora cubana Omara Portuondo ..

 

História da Ciência – da BBC | Awesome Universe

Michael Mosley embarca numa viagem informativa e ambiciosa explorando como a evolução do conhecimento científico está intimamente relacionada ao caminho histórico da sociedade. Série em 6 episódios.

AWESOMEUNIVERSE.ORG

http://awesomeuniverse.org/2013/05/27/historia-da-ciencia-da-bbc/?utm_source=ReviveOldPost&utm_medium=social&utm_campaign=ReviveOldPost

 

Di Cavalcanti Di Glauber

Di Cavalcanti Di Glauber, ou Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de Sua Última Quimera; Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparáve...

https://www.youtube.com/watch?v=mTaPy0VkK8g&feature=youtu.be

Best Of Enemies - Official Trailer

Like on Facebook:https://www.facebook.com/bestofenemiesfilm 2 Men. 10 Debates. Television would never be the same. Watch the trailer for Best of Enemies fea...

 

https://www.youtube.com/watch?v=CzgfQvB2dvA&feature=youtu.be

Documentário excelente acerca da série de debates entre duas figuras ímpares do pensamento americano, Gore Vidal e William Buckley Jr. Embora eu "torça" por Vidal (meu escritor favorito), dá gosto ver duas figuras tão inteligentes e cultas esgrimirem quase até à morte seus argumentos intelectuais. Uma aula de debate político que dificilmente veremos novamente, já que atualmente as piadinhas e a agressão gratuita disfarçam a pobreza argumentativa dos comentaristas. Tem no Netflix com legendas. Imperdível. Recomendado em especial para o amigo 

 

Da sessão "Vale a pena ver de novo":

 

Les Luthiers - El Explicado

https://www.youtube.com/watch?v=-k4uDnVeXcQ

 

 

 

filme a turma da mônica natal da turma da monica feliz natal pra todos 1970, videos de natal

Desenho muito bom!!!

https://www.youtube.com/watch?v=IMhMrmGgvlY

 

 

Universo Racionalista - Desenho do Pato Donald mostrando a Sequência de Fibonacci. https://www.facebook.com/UniversoRacionalista/videos/835222216594670/?fref=nf

A Natureza não reclama, mas se vinga. Ai de quem!

https://www.facebook.com/humansatseastories/videos/1490187821026593/

 

 

Hamlet - Ser ou não Ser.

 

Trecho da consagrada passagem do livro de Shakspeare

https://www.youtube.com/watch?v=yZEiHRi32Cg

 

Crime & Castigo

Documentário sobre um dos romances mais importantes, lidos e festejados da literatura, Crime & Castigo, escrito por Fiódor Dostoiévski — publicado originalmente em 1866. Conta a história de um crime e suas consequências. Trata-se de um enredo de suspense e de grande tensão, de uma profundidade psicológica única, passado na turbulenta Rússia tzarista do século XIX.

Rodion Românovitch Raskólnikov é um jovem pobre e inteligente, ex-estudante da universidade local...

Documentário — Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

Documentário sobre um dos romances mais importantes, lidos e festejados da literatura, Crime & Castigo, escrito por Fiódor Dostoiévski — publicado originalme...

YOUTUBE.COM

O poder das palavras

https://www.youtube.com/watch?v=cUWjJyqnxDM

UPDATEORDIE.COM

Salo de Carvalho

Ontem às 11:42 · Rio de Janeiro · Editado · 

As metáforas, as ironias e o politicamente correto. Em voz alta, após uma conversa com a Mariana Assis Brasil Weigert: é incrível a incapacidade de muitas pessoas para a ironia; particularmente esta falta de ironia me irrita muito; talvez exatamente pela falta de ironia é que o politicamente correto tenha se estabelecido como regra; no momento em que as pessoas perdem a capacidade de abstração, a ironia das metáforas passa a ser ofensiva; trata-se de um elogio ao "literal"; raciocínio burocrático, cartorário. 

 

Poeta ensina ao carteiro o significado da palavra metáfora

Cena do filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford. O carteiro recebe dicas do poeta para conquistar seu grande amor.

YOUTUBE.COM

https://www.youtube.com/watch?v=fbTmmx_579A

 

Machado de Assis - documentário completo

https://www.youtube.com/watch?v=_WTuZjShd1s

 

Quem foi Kafka? Documentário excepcional com legendas em português

Usando atores para interpretar as pessoas que melhor conheciam Kafka, o filme é um mosaico de depoimentos, intercalados com trechos da obra do escritor, que...

 

Anna Maria Monteiro

26 de setembro de 2014 · Editado · 

Amor romântico x Amor Genuíno

" O apego diz: eu te amo e quero que me faça feliz. O amor genuíno diz: eu te amo e quero que sejas feliz. Se isso me incluir, ót...

Ver mais

Amor romântico e amor genuíno | Jetsunma Tenzin Palmo on romantic love

[Ative a legenda no canto inferior direito do vídeo] Entrevistamos Jetsunma Tenzin Palmo...

YOUTUBE.COM

 

TVEscola - MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ...

 11:53

www.youtube.com/watch?v=P8yeAHVP8MQ

·          

14 de jul de 2011 - Vídeo enviado por Neylor FM

http://tvescola.mec.gov.br/index.php? .... Falando com a TVEscola, no entando, indicaram "conteúdo ..

 
Ganas Tango Clube

Patrocinado · 

Uma noite para entrar em contato com a cultura do tango social. Homens e mulheres se reúnem para aprender sobre tango enquanto tomam mate, comem coisas gostosas, conversam, escutam música e assistem dança.

 

 

 

Primeiro encontro com o tango

GANAS.COM.BR

 

 

Paulo César Pinheiro - Capoeira de Besouro (2010) Álbum Completo - Full Album

Composições primeiramente voltadas para o musical Besouro Cordão de Ouro, escrito em 2004…

YOUTUBE.COM

https://www.youtube.com/watch?v=fra75KTApwc

 

 

Seu verdadeiro crime (sobre Oscar Wilde – com vídeo)

>> Produtos para quem ama poesia: www.amopoesia.com.br

http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/seu-verdadeiro-crime-mario-quintana-oscar-wilde/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+DaBuscaemPoesiaComPoesia+%28A+Magia+da+Poesia%29

 

Cora Coralina - Saber viver por Juca de Oliveira

Poema de Cora coralina,na voz de Juca de Oliveira Gostou, quer mais videos como esse, deixe seu joinha e se inscreva no canal. Nossa página do…

YOUTUBE.COM

 

 

 

]

topo