ATENÇÃO:  SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE TORRES - ASSISTA AQUI ON LINE - SEGUNDAS  FEIRAS - 16.00 h 

Estas sessões, gravadas, ficarão rodando na TV DIGITAL durante toda a semana e, posteriormente, arquivadas no ícone barra superior TORRES/Câmara de Vereadores

OUTUBRO, 18/19

 

                   DEMOCRACIA COMO DIVISÃO DE PODERES

Paulo Timm . Especial A FOLHA,Torres RS – Oct ,19

 

“Não há nada mais fecundo em maravilhas do que a arte de ser livre, mas não há nada mais duro do que o aprendizado da liberdade”.

Alexis de Toqueville

 

 

Eduardo Galeano,  ensaísta uruguaio, frasista ímpar, é um dos meus escritores de cabeceira. Obra vasta, da qual retiro esta pérola:

-“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos e células, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias”.

Concordo com ele e, por isso, sempre permeio minhas crônicas de conjuntura, que nem ouso chamar de literatura, com passagens pessoais. É uma maneira de (tentar) transmitir minha sensibilidade ao tema que trato. E de lhes dar um mínimo de humanidade.

Vamos ao feito.

Continuamos surfando na maré da histórica e confusa decisão do Supremo Tribunal Federal que devolveu ao Poder Legislativo, segundo diversas instâncias, a última palavra sobre o julgamento de seus membros. O mundo desabou. Todo mundo caiu de pau, pedra e flechas contra o Supremo que teria claudicado em sua função de Salvador da Pátria: -“Devolveu às raposas a guarda do galinheiro”. O primeiro resultado disso, todos já sabem: Ontem, dia 17 de outubro, o Senado, por larga margem das forças situacionistas e três ausências do PT/PcdoB desautorizou as   medidas restritivas do Supremo no affair Aécio Neves. A estas alturas o Menino do Rio já deve estar lépido e faceiro balançando vantagens da tribuna daquele Casa, preparado para mais uma balada nas noites do Leblon.

Não sou douto em assuntos jurídicos. Leio, apenas. E me guio pelo bom senso, combinado com minhas inclinações ideológicas e valores, iluminados, ambos por experiências vividas.

Defendo incondicionalmente a democracia, não apenas como um suporte da convivência civilizada, mas como único meio capaz de manter e aprofundar esta convivência em liberdade. Na verdade, aí a grande consigna da modernidade: Democracia ou Barbárie. Aprendi, de resto, que a Política é lugar nas atividades humanas onde a democracia nasceu e viceja, a partir da instituição da Lei e seu suporte, o Estado, sem os quais a força deita e rola. Por isso mesmo, como sede de todos os Poderes o Estado, com o monopólio da coerção em suas mãos,  mesmo preservando sua unidade ontológica e sua hierarquia, instituída pelo Ser Social, deve subdivir-se em uma infinidade de instâncias, de forma a evitar excessos internos  que conduzam à reconstituição  do poder absoluta de uma área sobre outra, que acaba desembocando no despotismo. A democracia, enfim, é um complexo sistema de freios e contrapesos, no qual a liberdade de um é cerceada pela liberdade do outro, portanto, socialmente limitada. Montesquieu nos brindou com a divisão horizontal entre Executivo, Legislativo e Judiciário, aos quais formos adicionando agências de controle interno e externo. Outro autor, Carlo Cattaneo (1801, Milão, Itália . 1869), menos conhecido,  sublinhou a divisão vertical, ensaiada pela jovem nação americana e que desembocou na doutrina do federalismo, hoje acentuado pela criação de regiões autônomas dentro de Estados unitários ou confederados. Outro filósofo, Hegel, abriu nossos olhos para a divisão entre Estado propriamente dito e sociedadecivil, abrindo caminho para a necessidade de fortalecimento desta  na proliferação de direitos sociais e individuais no século XX (que acabram conformando o salto da democracia liberal para as democracias avançadas do Wellfare State).  Importante, também, fortalecer a autonomia da Política como reino da opinião, blindando-a contra os tentáculos  possessivos das corporações econômicas, da grande mídia, das religiões e até mesmo do inteligência. Mais recentemente esta luta pela autonomia da Política se estende à quebra do monopólio dos Partidos no processo representativo, abrindo-o crescentemente às candidaturas avulsas.

A democracia, enfim, não se resume ao voto direto, secreto e universal, que define o direito da maioria de governar, mas um sistema em que os ocupantes de funções públicas são permanentes vigiados. Para compreendê-la em sua amplitude há que se abrir várias opções de interpretação, procurando, inclusive, mesmo onde nada  se vê . Parte-se, desde um certo Lord Acton, da ideia de que o Poder corrompe e o Poder absoluto corrompe absolutamente. Olho “nelles”!

Resta, entretanto, neste sistema supostamente equilibrado de liberdades/limites, definir como se estabelece a solução de conflitos aparentemente insanáveis no âmbito do Estado ou em suas relações com a sociedade. Já na Grécia e em Roma os antigos viviam este desafio e para solucioná-lo inventaram o instituto da ditadura, no qual um escolhido assumia o Poder por um período de tempo, dentro de regras pré-determinadas para evitar que se convertesse num tirano. Contemporaneamente, nos Estado Modernos, se os três poderes são autônomos e independentes, quem tem a última palavra em caso de conflito?

Aqui inicia-se um controvérsia que se arrasta sobre nossos dias.

Devo dizer que esta questão não é bem tratada pela esquerda para quem o Estado é menos uma entidade metafísica do que uma máquina de administração reduzida ao caráter de classe de quem a comanda. Doutrinariamente, porém,  ela tem em Rousseau seu baluarte, que vê no Legislativo a sede da soberania popular, aceita por Robespierre como justificada  tirania das massas. Daí, em grande parte, a defesa, em princípio, da intangibilidade dos mandatos eletivos.

 Já o liberalismo, que alimenta ideologicamente a direita, costuma dar ao Poder Judiciário, sendo falível,  o direito de errar por último. O clássico defensor brasileiro desta posição foi Ruy Barbosa, oportunamente registrada pelo Ministro Celso de Mello em seu voto na citada sessão do Supremo.

Uma saída de conciliação a essa discórdia, ao longo do incorporação ao sistema político ocidental no século XX,  de diversas correntes de direita e de esquerda, resultou,  no acordo de que o Supremo sempre tem a última palavra mas os mandatos legislativos são inimputáveis, vale dizer, sagrados na sua vigência.

Foi isso, enfim, que (des)orientou a Ministra Carmem Lucia, ao final do julgamento da semana passada. Ela quis ser fiel à defesa do mandato parlamentar e votou pela remessa dos autos de indiciados à suas respectivas casas. Como ressaltou o Ministro Relator da matéria, Facchin   , defensor, com o Ministro Barroso, do papel saneador do Judiciário: - Mas a Senhora não está votando comigo!. Não estava mesmo.Dado, porém, o clima de tensão vivido pelo país, de verdadeira excepcionalidade quanto à venalidade dos membros de Casas Legislativas no país - só no Senado cerca de 40 de seus membros estão nas malhas da Justiça-  a posição da Presidente do Supremo foi tomada como claudicação.

Eu, porém, temo grandes inovações institucionais, odeio unanimidades e vou louvar a atitude de Ministra. Não cabe ao Judiciário fazer renovação política no país, e sim aos seus concidadãos. Mesmo essa já longa história da LAVAJATO não vai mudar a politica no Brasil. Até o implacável Juiz Moro, em recente entrevista na Globonews o admite. Quando muito, vai  deixar um ou duas centenas de picaretas à beira de suas piscinas privadas com tornozeleiras. Esperemos as eleições de 2018 para comprová-lo.

Guio-me, pois, neste sentido, pelo que vi e vivi: Sou contra o foro privilegiado, salvo para os Presidentes dos Três Poderes mas a favor das salvaguardas aos mandatos legislativos.  No ano de 1968, por exemplo, quando o país em transe parou para ouvir os discursos de um franzino deputado por São Paulo, Mário Covas, em defesa do direito de outro oposicionista ao regime militar, Marcio Moreira Alves, não ser processado, em decorrenca de discurso no qual criticava as forças armadas. Alívio, o Congresso não autorizou. O sagrado mandato do Marcito, porém, duraria até ele ser cassado. Mas aí já era sob os Anos de Chumbo, sob o amparo do famigerado AI – 5. Capituamos à barbárie, mandando “às favas os escrúpulos”-  Reproduzo o episódio, para lembrança dos leitores mais jovens:

“Em setembro de 1968, fez um discurso na Câmara protestando contra a invasão da Universidade de Brasília (UnB) pela Polícia Militar. O tom radical de seu discurso e a não aceitação da Câmara do pedido de cassação de seu mandato, encaminhado pelo Supremo Tribunal Federal, teriam servido como estopim para a edição do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em dezembro daquele ano.

Cassado pelo AI-5, deixou clandestinamente o país ainda em dezembro de 1968, e só voltou em 1979, com a anistia. Com o fim do bipartidarismo, em novembro daquele ano, e a posterior reformulação partidária, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e, nessa legenda, concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro.

http://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/marcio-moreira-alves/index.html

Lamento, portanto, que figuras públicas do “porte” de Aécio Neves protagonizem a política em nosso país, tendo sido, não só candidato à Presidência, como sendo Presidente de um importante Partido, o PSDB. Mas penso, no episódio, que se cumpriu a Constituição. Não será fácil fazer a ansiada renovação política que o país necessita, mas não adianta recorrer a atalhos, muito menos ao autoritarismo. O único caminho é a prática da democracia para salvar e aprofundar a democracia. A saída ou será Política ou anti-política, portanto, anti-democráticas. Outros povos, diante destes impasses, vão às ruas e forçam uma solução. Até um bloco férreo como a antiga União Soviética, depois de 70 anos de uma gloriosa Revolução, mas envolta nas suas malhas burocráticas e despóticas, cedeu lugar a novos tempos. É disso que precisamos: Assumir a responsabilidade pelos nossos destinos, sair às ruas, clamar por uma saída democrática, exigir eleições livres e irrestritas já. Lutar por isso. E teremos um futuro melhor, com políticos melhores, com um sistema político mais eficiente e decente.

Para concluir, duas últimas observações aos que vêem na Lavajato um avanço institucional no Brasil..

Meu amigo Eduardo Aydos, por exemplo,  condena a remessa da última palavra sobre punições judiciais a parlamentares às suas respectivas casas. Defende o judicialismo e critica a ideia do estado de exceção, tão ao gosto da esquerda, reafirmando sua convicção de que a Lavajato contribui para o aperfeiçoamento institucional do país.

É verdade que vem crescendo na Filosofia Crítica, leia-se, sobretudo  G. Agamben, a ideia de que entramos numa nova etapa das democracias ocidentais, que  se assemelha ao ESTADO DE EXCEÇÃO . Ainda tenho minhas dúvidas sobre isso, mas não tenho a menor dúvida, isso com base em R.Dahl, N. Bobbio e tantos outros autores, que estas democracia estão em crise, conspurcadas pela perda da autonomia da política. Logo, dificilmente consigo ver, nos ultimos tempos, APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL, seja no Brasil, seja no resto do mundo. Vivemos uma era de desconstrução de direitos e de retorno ao começo do século XX, este sim, o SÉCULO DOS DIREITOS, peça fundamental  do salto de um CAPITALISMO LIBERAL vitoriano  para uma DEMOCRACIA AVANÇADA, na qual se combinam em uníssono direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, inclusive ambientais. 

Li, com atenção , também, sua argumentação de que o  Legislativo pode até SUSTAR mas não REVOGAR um procedimento judicial contra um de seus membros. Oressa, quem leva traz e quem susta revoga.Portanto, salvo nos casos explicitos na Constituição, o Legislativo tem a última palavra no tocante aos mandatos parlamentares.

 

Anexo: 

 http://www.bresserpereira.org.br/

2017. Manifesto que um grupo de brasileiros preocupados com a crescente divisão da sociedade brasileira 

 

OUTUBRO, 16

UNANIMIDADE… (?). Me incluam fora dessa lista…

                   Paulo Timm – Especial para REPORTER INDEPENDENTE . out 17


Há muito tempo não via tamanha unanimidade de pensamentos no país, contrariando aquela máxima de Pinheiro Machado de que “ideias não são metais que se fundem”. Todo mundo grita contra a decisão do STF,  sublinhando decepção diante das vacilações de sua Presidente, semana passada,  ao transferir para o Congresso a avaliação dos casos de julgamento de parlamentares. Lava mãos….  Contudo, desconfio das unanimidades. Esquerda, direita, jornalistas "clássicos", jurisconsultos eméritos, até militares da linha dura que clamam pela intervenção militar, juntos? Desconfio também do excesso de adjetivos na crônica nacional, com exceção do insuspeito Reinaldo Azevedo e do diligente Marco Aurelio Nogueira,  sem o substantivo aprofundamento que os ampare, seja dos princípios do liberalismo ou da crítica que o estigmatiza. No Brasil escandalizamo-nos com a corrupção, com a concentração de renda, com o suposto populismo, ou alegado autoritarismo, mas pouco se discute, como faz no resto do mundo, sobre a natureza e perspectivas de própria democracia. Há algo de errado aí…

Então, eu me lembro do meu filósofo de cabeceira : A UNANIMIDADE É BURRA.

Lembro-me, porque fui testemunha, daqueles dias tortuosos de 1968 quando delirávamos com a defesa de Mário Covas, na CÂMARA DOS DEPUTADOS, em defesa do mandato do Marcito Moreira Alves, ameaçado de julgamento porque havia feito um discurso candente contra os militares. Ficaram, estes, tão melindrados que, afinal, no fatídico dia 13 de dezembro daquele ano decretaram o AI-5, preâmbulo dos Anos de Chumbo, tão ao gosto dos bolosonaros…

Continuo, pois, como bom mineiro que nunca fui, onde sempre estive: Defendendo, civilmente, a supremacia do SUPREMO como árbitro derradeiro no sistema de poderes independentes - o que erra por último, segundo R.Barbosa, citado por Celso de Mello - , mas também, a inviolabilidade do mandato parlamentar, a partir do conceito rousseuaniano de soberania popular.  Minha maior crítica é, em primeiro lugar, ao esvaziamento do CONGRESSO como fonte de Poder, à mercê de um Executivo podre, de um federalismo de ocasião, com raízes em 1977, de um bicameralismo retórico, oneroso e inútil  e da judicialização da política que lhe dá sequência. E por que não condenar a morosidade do SUPREMO no julgamento de políticos, independentemente de autorização para tanto? E por que não condenar essa jaboticaba do foro privilegiado que transforma o SUPREMO em Foro de julgamento de batedores de carteira? E por que não se discute, a fundo, a Reforma do Judiciário com a descartelização do bacharelismo que lhe acompanha desde o Império? Qual outra corporação profissional no país tem tantos privilégios junto às cortes do que os advogados com sua excelsa OAB, pérola do corporativismo? Quando acabaremos com as decisões monocráticas de juízes sobre processos que deveriam ser julgados por um coletivo, com a participação da sociedade civil,  para evitar o viés pessoal?

E last but not least_ Quando voltaremos às ruas para desempatar o imbroglio em que estamos metidos e paramos de assinar manifestos na INTERNET de protesto contra a indesejável situação do país?

Como dizia o imortal poeta condoreiro: A PRAÇA É DO POVO COMO O CÉU É DO CONDOR. É O LUGAR ONDE A LIBERDADE CRIA ASAS EM SEU CALOR. Vamos para a rua, "ONDE MORA O ACONTECIMENTO"..., antes que algum aventureiro, com armas na mão, o faça.

 

 

 Outubro, 13

Um dia, um gato…

                Paulo Timm – Especial A FOLHA, Torres, RS – 12 out.


"Hoje, Senhores, a moral dos homens públicos vai sendo a daquele deputado, que, estranhando um amigo vê-lo sustentar o Governo Hermes, com rara felicidade lhe respondeu: «Não sou eu quem sustento o Governo: êle é que me sustenta». "(Riso
)

Ruy Barbosa – Discurso 1914, Obras Completas Tomo III

“A falta de clareza de Cármen Lúcia dificultava tudo. Fez-se uma redação genérica, de modo a aplacar seus embaraços. Bem ou mal, Aécio continua senador. Esperem-se os embargos de declaração.

Marcelo Coelho, Jornalista FSP -  Outubro 2017

 

                                                    *

O título acima, não o inventei. Recolho-o no meu baú de memórias de um belo filme tcheco dos anos 1960, que bem ilustraria o poema “O Espelho”, de Mário Quintana, no qual me chama a atenção sua comparação com o velho pai: “Como pude ficarmos tão iguais”…Pois assim é a vida. Tão dessemelhante para cada um, tão igual para todos. Sempre seguindo seu errático curso, sempre nos ensinando, sempre nos levando a errar de novo…

É o passo do unau, das nossas preguiças, do emblemático bradypus, o disforme tardígrado, privilegiado nas unhas e na calaçaria, que, seguro pelas garras, dorme tempos esquecidos paparriba, dependurado ao galho da árvore onde treçou.

Ruy Barbosa

A cada dia que passa eu aprendo alguma coisa. Quando, aos púberes 18 anos varava como vendedor viajante, profissão extinta há décadas, a linha Xanxerê/SC – Francisco Beltrão/PR, aprendi que nunca se perde um cliente. Se ele, decididamente, não fechar a compra, restava-me sempre a derradeira pergunta, que podia me garantir o dia de trabalho para pagar a diária do Hotel Dalla Vecchia, onde me hospedava: - “ Quem sabe o Senhor me indica algum amigo ou conhecido que poderia se interessar por este produto?” Dito e feito. Lá ia eu e, não raro, me dava bem…Ontem, dia 11 de outubro (2017) nas 14 horas do julgamento do TSE sobre uma arguição de incontitucionalidade a respeito da competência julgadora sobre detentores de mandato parlamentar, aprendi muito. Revisitei argumentos sobre a grande polêmica jurídica contemporânea, que divide jurisconsultos, estudiosos do Direito, entre “punitivistas”, a favor da Lavato, do Juiz Moro e do ido Procurador Rodrigo Janot, e “garantistas”, que os vêem com reservas, em função dos direitos consagrados pela Contituição, revi a grandeza republicana de  Ruy Barbosa em defesa do Supremo como dono da última palavra, embora não infalível, mas estratégica ao jogo democrático,  no voto  do Ministro Celso de Mello, e percebi a importância dos sofistas pré-Sócrates que sempre diziam: “Em tudo neste mundo há o justo e o injusto e ambos são igualmente justificáveis”. Daí eu sempre insistir que até a melhor das razões falecem diante da falsa premissa, do excesso de argumentos e, principalmente, da falta de jeito. A verdade não é só filha do tempo, mas também dos processos, das narrativas, dos argumentos, do timing… Finalmente, me dei conta que até os doutos Ministros discordam internamente e que a própria Presidente da Corte Suprema tem engasgos: Ela teve dificuldade em cumprir sua louvável e, a meu juízo frustrada, tentativa de arredondar arestas com um voto de desempate que refletisse não o antagonismo do 5 x 5, mas uma virtuosa média de opiniões. Durou uma hora o imbroglio, com todo mundo dando  pitacos, passando, até por uma polêmica sobre a palavra correta que deveria ser registrado no Acórdão final a ser remetido à jurisprudência: A respectiva casa legislativa, da qual algum membro tenha sido atribuída pena pelo Juiz correspondente, deveria “ratificar” ou “analisar” a decisão judicial? Não consegui, honestamente, ver clareza na resposta. Aguardemos a publicação do dito Acórdão e, sobretudo, sobre aplicação, já em vista no próximo dia 17, quando o Senado Federal se debruçar sobre as medidas alternativas, tal como a proibição de sair à noite, que recaem sobre o Senador Aécio Neves.

De todo o debate de ontem, um relato, muito bem resumido neste artigo, que reproduzo , e minha conclusão:

MARCELO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA - 11/10/2017

Quais são as acusações contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG)? Segundo o Ministério Público, ele recebeu mais de R$ 60 milhões de propina. Um primo de Aécio recolheu dinheiro vivo dos emissários do grupo J&F. Haveria sinais de lavagem de dinheiro também.

Dito isto, é possível prender Aécio Neves?

Não. As investigações ainda estão em curso. Nem réu ele é. E, pela Constituição, só pode haver prisão de parlamentar em casos de flagrante em crime inafiançável (tortura, tráfico de drogas).

Por três votos a dois, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que, mesmo sem ser preso, Aécio poderia ser atingido por "medidas cautelares": o afastamento do cargo, a proibição de que saia de casa à noite, de que se ausente do país e que entre em contato com outros investigados.

A decisão entrou nesta quarta-feira para análise do plenário do STF.

O caso era complicado. Se considerarmos que Aécio sofreu punição semelhante à pena de cadeia, o princípio da imunidade parlamentar estaria sendo rompido.
Para Edson Fachin, relator do caso, não se trata disso. Importa zelar pela continuidade das investigações, sem que se esteja com isso condenando Aécio. As medidas decretadas são ações a que todo cidadão está exposto.

Exposto, sim, pelo Código de Processo Penal, concordou Alexandre de Moraes. Mas nada pode prevalecer sobre a Constituição.
Seu voto recebeu apoio exaltado de Gilmar Mendes.

Suspende-se um juiz, disse Gilmar, só quando há denúncia formalizada. Vamos suspender um senador sem nem mesmo haver denúncia?
Muitos parlamentares já são réus, e não foram afastados. Fazer isso contra Aécio seria arbitrariedade. Direito constitucional da malandragem, bufou.

Veio o contra-ataque de Luís Roberto Barroso. Temos de romper com um "pacto oligárquico", disse ele, voltado a "saquear o Estado".
Ele resumiu as suspeitas contra Aécio; seus associados já estavam presos. Como permitir que o senador leve a vida "como se nada tivesse acontecido"? Frequentando "baladas, festas..."?

Se era para não parecer arbitrário, Barroso ia seguindo um mau caminho.
Mas ele fortaleceu o argumento. Na eventualidade de um parlamentar agredir a mulher, teremos de aplicar a Lei Maria da Penha, determinando que ele se distancie da agredida... Vale imunidade num caso desses?

Rosa Weber concordou com Barroso. A Carta protege o mandato, não a pessoa do parlamentar. Disciplina, ademais, a perda do cargo -e não um mero afastamento.
Seria preciso, acrescentou Luiz Fux, que a Constituição proibisse explicitamente a aplicação de medidas como as tomadas contra Aécio. Se a Carta silencia, o STF está autorizado a impô-las.

Para outros ministros, o raciocínio é inverso. Se a Constituição só admite prender o parlamentar numa hipótese precisa, nada se pode fazer fora disso.
Foi esta a linha seguida por Dias Toffoli, acompanhando Alexandre de Moraes, e citando apesar disso os casos de "superlativa excepcionalidade" em que o afastamento de parlamentares se impôs.

Com uma fita do "outubro rosa" na lapela, Ricardo Lewandowski também votou a favor de Aécio. O contexto, avançou Gilmar Mendes, é o das pressões organizadas pelo ex-procurador geral, Rodrigo Janot. Sabe-se lá "quais lambanças" em matéria de provas e indícios foram feitas. Haveria um "transe" acusatório no país, com ajuda de uma "mídia opressiva".

O 5 a 4 veio com Marco Aurélio Mello, recusando o que chamou de "punitivismo" contra o senador.
Celso de Mello empatou de novo: para ele, as medidas contra Aécio não são punitivas, e não podem ser revogadas pelo Congresso. O STF, frisou, fecha a questão.
Responsabilidade que coube à presidente da Corte, Cármen Lúcia. Depois de falar bastante a favor de Fachin, e contra a "impunidade", ela terminou sem jeito.

Aceitou algumas "medidas cautelares", mas não a que afasta Aécio do seu cargo desde já. Só com autorização do Senado isso será possível.
Ora, disseram outros ministros, qualquer das outras medidas -como o recolhimento noturno- também traz embaraço ao exercício do mandato. É "afastamento indireto", atacou Alexandre de Moraes.

Cármen Lúcia não queria chegar a tanto. Seu desconforto, sua confusão e seus engasgos eram nítidos. Queria evitar o afastamento, sem negar as outras medidas. Que, na prática, atingem o mandato de Aécio também.

A falta de clareza de Cármen Lúcia dificultava tudo. Fez-se uma redação genérica, de modo a aplacar seus embaraços. Bem ou mal, Aécio continua senador. Esperem-se os embargos de declaração.

 

Conclusão:

O julgamento de ontem revela não só a complexidade da controvérsia jurídica mas a complexidade da própria conjuntura nacional. Estamos irremediavelmente divididos em posições polarizadas e  antagônicas, com evidente erosão do centro para se oferecer como alternativa histórica. A vacilação da Presidente Carmem Lúcia é expressão histórica deste evaporação de alternativas: Garantistas x Punitivistas, expressando as alternativas de defesa do sistema institucional em garantir a democracia, de um lado, e punitivistas, acreditando mais na mão de ferro em nome da Lei, como saída da crise. No extremo do garantismo, o Ministro Marco Aurélio, num suspiro de fé no liberalismo agonizante. No extremo oposto, o Ministro Barroso, acreditando possível fazer justiça com as próprias mãos, ainda que enluvadas pela Lei. No meio, uma voz surda e rouca em busca de um destino. No fundo, o velho conflito, clássico, entre o espírito da Lei e a letra da Lei. Fico com a o primeiro, ainda que com a ressalva de que, se às vezes eu me engano, por que não também neste caso…

 

 

 

 

Outubro, 08

 

Autoritarismo, Medo e Violência no Brasil

Paulo Timm – Especial para Reporter Independente, Brasilia

                  "Estamos sob ataque de grupos que professam sua fé na violência como forma de governar e de, paradoxalmente, pacificar a sociedade, em uma espécie de vendeta moral e política que parece cada vez mais ganhar adeptos",

 Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do FBSP, Pesquisa Datafolha sobre Violência -2017

 

                                                           *   

Crescemos com a ideia de que o Brasil era uma Terra da Promissão onde Deus nos havia poupado de graves traumas da mãe natureza e, ainda por cima, nos brindado com uma cordialidade que encantava todos os que aqui chegavam. Não faltaram obras que alimentaram esses mitos. Terra da Promissão, aliás, é o título de um livro de uma famosa atriz de Holywood, nos áureos anos 50 da década passada, encantada com a Região de Anápolis e que acabou trazendo para esta cidade uma plêiade de anarquistas e intlectuais que pontualizaram a vida da cidade naquela época com profundas discussões sobre a diferença entre o drama e a tragédia nos clássicos gregos, bem como sobre os destinos da humanidade. Deles descendem meu Editor Franck Soudant, da Paralelo 15 e o velho amigo, já falecido, Paulo Bertran.  Recentemente, outro  best seller levado às telas, enaltecia o homem brasileiro: “Comer, amar, rezar…” Pois bem, Deus parece que se cansou de tanta bondade conosco. Talvez tenha se cansado de sua própria obra. Os últimos anos vêem castigando o Brasil com  56 milhões de nordestinos secularmente mergulhados na pobreza, com uma seca inclemente, as tempestades vêem açoitando os sulistas, a Amazônia sendo devastada , a recessão econômica colocando no desemprego cerca de 13 milhões de brasileiros, o narco-tráfico, que já tomou conta do Rio de Janeiro e daí espalhando-se para o país inteiro com base no vício e a violência que mata 50 mil brasileiros por ano, mais do que a Guerra na Síria, maior parte deles jovens de 18-25 anos, negros e pobres. A harmonia política já cedeu lugar, há tempos,  à polarização intolerante e, com tudo isso, cresce o medo na sociedade. Coroando o inferno astral, um vice-Presidente, eleito numa chapa de esquerda, assume o Governo e implementa  o mais conservador plano de austeridade do mundo, cortando históricos direitos sociais e recolocando o Brasil no Mapa da Fome. Assim,  o medo, que é mau conselheiro, ainda que inerente à condição humana, se transforma em pavor e toma conta da sociedade. Resultado: Sinistrose. Pânico diante da crise. Muitos fogem para o exterior, os que ficam querem se mudar para áreas menos conflagradas, outros querem se armar. Até os Agentes de Trânsito querem, agora, o direito de usar armas…Todos clamam pela Polícia, mas Polícia não há. Então gritam por mais autoridade e acabam na vala comum do autoritarismo.

Adeus democracia!

Mais da metade dos cariocas, segundo recente Pesquisa,  quer deixar o Rio, marca, aliás que vem sendo registrada há dez anos, mas que vem piorando, diante dos tiroteios nas favelas. Sete em dez moradores da cidade afirmam que se mudariam se pudessem, pois um terço deles já presenciou algum disparo  e 67% dos entrevistados dizem ter ouvido tiros.

2017 - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1925156-7-em-10-moradores-do-rio-quererem-deixar-a-cidade-por-causa-da-violencia.shtml

2006    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI965335-EI316,00-Mais+da+metade+dos+cariocas+quer+deixar+o+Rio.html

 Outra Pesquisa, divulgada na semana passada, aponta  para este regime de terror que tomou conta dos brasileiros: Preferem o autoritarismo, reacendendo o aventureirismo de alguns generais saudosos da ditadura militar, quando as denúncias de corrupção eram silenciadas nas salas de tortura, quando não um candidato à Presidência em 2018 com este perfil. Pior: a Pesquisa demonstra profundos preconceitos da população contra os pobres, tomados como preguiçosos, e gays, identificados como criadores de problemas.

 

       “Tendência para o autoritarismo é alta no Brasil, diz estudo

(…). 

 Esta é uma das conclusões do estudo (Datafolha) "Medo da Violência e Autoritarismo no Brasil", realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma entidade sem fins lucrativos, que elaborou no país um inédito Índice de Propensão ao Apoio de Posições Autoritárias. 

 (…)

 Os enunciados se filiam a três categorias: "submissão à autoridade", "agressividade autoritária" e "convencionalismo". A que apresentou médias de propensão ao autoritarismo mais altas foi a primeira —"submissão à autoridade". O resultado pode ser relacionado a traços reconhecíveis da cultura política do país, como o prestígio de lideranças fortes e personalistas —à direita, mas também à esquerda, como ressalta Fernando Abrucio, professor da FGV

 

(…)

Verificou-se que a tendência autoritária é mais acentuada entre os menos escolarizados, os de menor renda, os mais velhos, os pardos, aqueles que habitam municípios menos populosos e os que vivem no Nordeste. 

 

Na curva etária, chama a atenção que a faixa de 16 a 24 anos se mostre mais inclinada ao autoritarismo do que as duas subsequentes (25 a 34 e 35 a 44 anos). 

 

Para Sérgio de Lima, tal inclinação justificaria o esforço nas redes sociais de grupos de jovens conservadores para exercer influência nas eleições de 2018. Quanto a classes e regiões, a maior adesão entre os de menor renda e no Nordeste sugere "um pedido de socorro". Os pobres estariam frustrados com recuos sociais e seriam mais reféns do medo da violência

 

Eis suas percepções e conclusões:

 

 

COMO FOI FEITA A PESQUISA
O índice foi construído pelo grau de concordância dos entrevistados frente às afirmações:

 

Convencionalismo
7,36
"A maioria de nossos problemas sociais estaria resolvida se pudéssemos nos livrar das pessoas imorais, dos marginais e dos pervertidos"
"Se falássemos menos e trabalhássemos mais, todos estaríamos melhor"
"Deve-se castigar sempre todo insulto à nossa honra"
"Os crimes sexuais tais como o estupro ou ataques a crianças merecem mais que prisão; quem comete esses crimes deveria receber punição física publicamente ou receber um castigo pior"
"Os homossexuais são quase criminosos e deveriam receber um castigo severo"
"Às vezes, os jovens têm ideias rebeldes que, com os anos, deverão superar para acalmar os seus pensamentos"
"Hoje em dia, as pessoas se intrometem cada vez mais em assuntos que deveriam ser somente pessoais e privados"

 

Submissão a autoridades
8,08
"A ciência tem o seu lugar, mas há muitas coisas importantes que a mente humana jamais poderá compreender"
"Os homens podem ser divididos em duas classes definidas: os fracos e os fortes"
"Um indivíduo de más maneiras, maus costumes e má educação dificilmente pode fazer amizade com pessoas decentes"
"Todos devemos ter fé absoluta em um poder sobrenatural, cujas decisões devemos acatar"
"Pobreza é consequência da falta de vontade de trabalhar"

 

Agressividade autoritária
6,50
"O que este país necessita, principalmente, antes de leis ou planos políticos, é de alguns líderes valentes, incansáveis e dedicados em quem o povo possa depositar a sua fé"
"A obediência e o respeito à autoridade são as principais virtudes que devemos ensinar às nossas crianças"
"Não há nada pior do que uma pessoa que não sente profundo amor, gratidão e respeito por seus pais"
"Nenhuma pessoa decente, normal e em seu são juízo pensaria em ofender um amigo ou parente próximo"
"O policial é um guerreiro de Deus para impor a ordem e proteger as pessoas de bem"

 

 
 
 

 Fonte:Editoria de Arte/Folhapress

       

 

 

Daí destes dados o  que chamo sinistrose, que é a potenciação psicológica do trauma: Os brasileiros estão inclinados à uma reversão autoritária na vida pública do país, sem perceber que este retrocesso aprofundará ainda mais as perdas  de direitos sociais arduamente conquistados na Constituição de 1988. Vi a mesma coisa em 1964 quando as ruas se encheram com “Marchas por Deus, Família e Liberdade”, como as vi, no Chile, em 1973, sob o título de “Marcha com Deus pela Pátria e Liberdade#. A diferença é que, naquela época, a Igreja Católica respaldava um clamor de uma classe média temerosa do “avanço vermelho”. Hoje nem existe Guerra Fria, nem ameaça comunista. O medo também mudou de lugar, concentrando-se nas classes de renda mais baixa, pouco ilustrada, moradora nos subúrbios das grandes cidades e fortemente influenciadas pela mensagem neopentecostal e moralista das Igrejas Evangélicas. Mas o resultado é o mesmo: A ilusão autoritária, na sua versão peso pesado, à la Mourão, peso dissimulado, à “Doré”, ou simulado, à la Bolsonardo.  Triste.  

 

Outubro, 05

 NOSSAS DIFERENÇAS

“A alternativa progressiva seria fazer com que os ricos contribuam mais para a redução da desigualdade. Essa foi uma falha dos governos do PT. Demoramos muito para enfrentar o problema. Corrigir esse erro é o caminho a seguir, além de ser perfeitamente compatível com o combate à corrupção.”

NELSON BARBOSA in Cada país tem a desigualdade que escolhe? FSP 29/09/2017  

 

                                                       *

A última pesquisa DATAFOLHA de preferência eleitoral à Presidência  ouviu 2.772 pessoas nos dias 27 e 28 de setembro  e  mostra Lula/PT, na ponta, com 36%, seguido de Bolsonaro/PSC e  Marina Silva/Rede  ambos em torno de 15% , seguindo-se João Dória ou Governador Alkmin, pelo PSDB, com 8% e assim por diante.

 Diante disso, tenho ouvido uma pergunta recorrente? Como Lula, com todas as denúncias e processos a que responde ainda tem tantos admiradores? Será isso um efeito seita, muito próprio do PT, através do qual seus militantes ficam obliterados à outras alternativas, mantendo lealdade incondicional ao Partido em qualquer situação? Afinal, o PT ainda é o maior Partido no triste cenário partidário da vida pública nacional. Até pode ser. Creio, etretanto, que devemos pesquisar melhor as origens das preferências eleitorais, a partir de algumas clivagens sociais.

 A sociedade brasileira é muito dividida. E não são apenas segmentos de renda, mas de cultura, de moradia, de expectativas, inclusive de vida. Os mais pobres vivem, em média, 55 anos, os mais ricos, mais de 80. Jovens de 18 a 25 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de homicídios. Isso contribui, junto com outros fatores sociais, para a menor expectativa de vida dos mais pobres. Temos pouco mais de 100 milhões de brasileiros que ganham até 1 Salário Mínimo, dos quais 60% não tem acesso à INTERNET; cerca de 40 milhões que ganham entre 1 e 5 Salários;  e uma vigorosa classe média, de outros 40 milhões, de nível internacional, que tem casa e carro próprios, filhos em escola privada, acesso à TV a cabo e INTERNET rápida e confortáveis planos de saúde para toda a família. Ora, é muito difícil imaginar um Partido e um candidato que não só lidere toda esta fraturada sociedade, extremamente desigual, como seja capaz de formular uma política de Governo que satisfaça a todos. Haja líder! De resto, as últimas décadas trouxeram à tona das cidades o protagonismo de grandes massas suburbanizadas, com vínculos trabalhistas precários, as quais têm se sensibilizado com o discurso neopentecostal conservador das igrejas evangélicas. Antigamente, na era industrial, essas grandes massas ficavam à mercê do discurso político, de maior densidade ideológica, transmitido por sindicatos e partidos populares. E a vida urbana era dominada pelos filhos das elites que faziam , à sua menaeira, a Hiatória. O Brasil, enfim, hoje,  é  outro. Trata-se de  uma sociedaade em pleno movimento e que se mobilizou muito depois da Constituição de 1988, a qual estendeu amplas garantias de expressão e organização aos novos agentes da sociedade civil.

O que isso significa em termos de preferência eleitoral?

As grandes massas , eminentemente urbanas, constituem metade do eleitorado brasileiro. Elas se dividem entre a memória secular a um Governo que lhes entregou inequívocas melhorias, bastando ver isso no aumento do Salário Minimo na era petista, de 80 dólares para 300 dólares, desconhecendo as implicações de Lula com a Lei, e uma outra parte, mais influenciada pela mística religiosa, leal a rígida hierarquia conservadora dos evangélicos e que se volta para uma candidatura popular com a qual melhor se identifica, neste caso Marina Silva. Este grupo tem a grande vantagem de ser facilmente mobilizável sendo capaz de dar disso demonstrações ao longo do processo eleitoral, numa réplica do que foram, na década de 60, as Marchas com Deus, Família e Liberdade. Um e outro até pode optar pelo voto num militar que promete o punho de ferro da era da ditadura, como o Capitão Bolsonaro, ou num voto de confiança no neoliberalismo tucano, mas isso são excessões. A preferência por estas duas alternativas, que aliás, não chega a 30%, corresponde exatamente aos extratos mais altos da sociedade brasileira que não só nada devem à era lulo-petista, como com ela se escandaliza, influenciada pela torrente de notícias sobre supostos desmandos de seus líderes.

Em resumo, a esquerda hegemonizada pelo PT não foi capaz de estender sua influência ideológica às bases que pretendeu apoiar, levando, inclusive, ao paroxismo da consigna “Nós (os pobres) contre Elles (os ricos ou mais ricos).” Esta base foi corroída pelo cotidiano e gris da suburbanização empobrecida através do trabalho sistemático dos pastores evangélicos. Enquanto o PT se preocupava com Brasília, os evangélicos ocupavam a medula da pobreza. Deu no que deu. A eleição de Marcelo Crivella , para a Prefeitura do Rio, é um preâmbulo do que pode acontecer no país em 2018.  Ou seja, Marina vai crescer. Se Lula não concorrer, ela já é a líder das pesquisas…

  

Setembro, 30

A ILUSÃO AUTORITÁRIA

                                          Paulo Timm – Especial para REPORTER INDEPENDENTE, Brasília 

"Quando os partidos perdem força, a personalização vira a condição da política"
PERRY ANDERSON in A Berlusconização da Politica.

 

“…a máquina do mundo se entreabriu

para quem de a romper já se esquivava

e só de o ter pensado se carpia.”

Drummond de Andrade , in A máquina do mundo.

 

 

 “Freud sabe que o amor não é apenas o nome que damos a uma escolha afetiva de objeto. Ele é a base dos processos de formação da identidade subjetiva a partir da transformação de elementos libidinais em identificações”.

Vladimir Safatle in " O circuito dos afetos" , Autentica, SP,2015, pg. 61 

                                                                    * 

A humanidade não tem mesmo jeito. Quando a gente pensa que vai entrar num novo patamar de paz e prosperidade para todos os povos, sobrevém um tsuname e arrasa com tudo. Aí é pau, é pedra, é um espinho no pé e nem sempre um lugar pra esperança no coração…Isso teria acontecido em escala internacional, na Modernidade, no Congresso de Viena, em 1815 –

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/congresso-viena.htm ,

que pôs fim às tropelias napoleônicas que  repercutiram até aqui na América Latina. Devemos nossas independências a este lapso da dominação colonialista.  Com efeito,  houve uma certa tranquilidade até 1848, quando a Europa inteira foi sacudida por violentas irrupções sociais, que advertiam para a entrada em cena de um novo protagonista político alimentado pelas ideias da Revolução Francesa: as massas urbanas famintas e  enfurecidas. O fantasma do comunismo, como disse Marx no Manifesto Comunista publicado naquele ano.  E de novo o pau, a pedra, o espinho no pé… e sangrenta repressão. Mas  fez-se a paz, a ferro e fogo.  Pouco mais de um século depois, no fim da II Grande Guerra, em 1945, o mundo, embora destroçado e com uma passivo de 50 milhões de mortes, respiraria novos ares coloridos pelas películas holywoodianas, num suspiro auspicioso, contudo contido pela Guerra Fria. Mas esta geopolítica tinha fronteiras e os supostos inimigos se respeitavam sob o horror do holocausto nuclear. O desmantelamento da União Soviética, em 1991, ainda impulsionaria a ideia de chegáramos ao fim da História. O liberalismo americano, pontificava, então, triunfante, como a única alternativa possível no sendeiro da civilização.  Durou pouco. Em 2001 um novo cenário, anunciado pelo atentado às Torres Gêmeas avisava que nem tudo era tão pacífico como se pensava. Pau, pedra, espinho no pé, o velho refrão. O novo protagonista não era o filho bastardo do iluminismo, o comunismo, mas o brado voluntarista da fé jihadista: “Ou crê ou morre!”, num eco tardio das Cruzadas medievais. Um passo atrás. Ódio não só às potências colonais mas à civilização ocidental. E, pouco depois, mergulhamos na grande crise financeira de 2008 da qual o planeta inteiro ainda não se recuperou. Nem há garantias de que o faça, sem profundas mudanças no sistema econômico cada vez mais devorado pela ganância financeira. Mais pau, mais pedra, mais espinho no pé e muito vidro quebrado em manifestações violentas mundo afora.

Gradualmente, vamos nos dando conta de que nem só por crises econômicas somos abalroados. Pairam sobre nós  outros cavaleiros do apocalipse: A ameaça nuclear, retomada pela entrada da impertinente Coréia do Norte no Clube Atômico, num preciso momento em que a grande nação do Norte se encontra nas mãos de um impetuoso e destemperado Presidente. Mas também a degradação ambiental, cujo capítulo mais devastador é o efeito estufa que empurra ciclones cada vez mais aterradores sobre a Terra. Mas há ainda mais o curso da anarquia e das guerras intestinas na África e Ásia Menor, cujo episódio mais visível são os milhares de refugiados que invadiram a Turquia, que já abrigou cerca de 4 milhões de sírios , iraquianos e afegãos, e a Europa – só na Alemanha teria chegado um milhão deles. Pior do que tudo isso: a constatação que a renda, a riqueza e o prestígio são cada vez mais concentrados no mero 1% da população mundial, apontando para uma inevitabilidade dos tempos: Serão eles os beneficiários do salto na espécia de Homo Sapiens para Homo Deo. Ou seja, só uma estreita minoria da humanidade terá acesso aos avanços da engenharia genética que os capacitará a ocupar um lugar ativo no futuro sistema tecnológico. Com isso, chegamos à ficção científica prenunciada por Arthur Clark em “A cidade e as estrelas”…

Daí a pergunta: Como entrentar estes desafios que ameaçam a sobrevivência da civilização nas bases  que conhecemos?

Aqui a indagação se volta à dúvida: Não há uma resposta racional e científca  a todos estes problemas. A sinarquia, como Governo de sábios, tão ao gosto de Platão é uma pista falsa. As respostas terão que ser alimentadas pela Política, que é o reino das opiniões desencontradas à espera de um discurso hegemônico, onde nem sempre educação ou informação ajudam muito. A alma fala mais alto. Veja-se o exemplo da Alemanha,  um país altamente desenvolvido já em 1933 e que, não obstante,  mergulhou, compactamente, na ilusão autoritária do nazismo e que, mesmo depois da comprovada barbárie deste regime, agora o repõe no Parlamento, graças a 13% dos votos de seus eleitores. E de nada adianta chorar, como vi, em imagens, alguns jovens alemães lamentando o fato. Não vamos tão longe na geografia e na história: Um certo general da ativa, semana passada, defendou a intervenção militar como solução para o Brasil. Saudades do autoritarismo…E nem será punido, num flagrante descumprimento do Regulamento Disciplinar do Exército e em verdadeiro atentado à Constituição.

Se temos dúvidas sobre os caminhos do mundo e do Brasil em particular, melhor, mesmo, é consultar o coração, que abriga nossos princípios e valores. Não chegaremos jamais a qualquer consenso, nem com o recurso à burrice generalizada, como pretendia o grande Nelson Rodrigues, mas, pelo menos, ficaremos em paz com nossas consciências. Um certo americano ,Monty Roberts, ensinou ao mundo a doma racional, diria melhor, amorosa, como maneira adequada de domar cavalos. Virou um belo filme. Trata-se de  um homem doce, que acredita em mediações afetivas como criterio da dominação do homem sobre a natureza.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiKqsu4qcDWAhWGD5AKHZbCC18QtwIIJzAA&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dp_0q4HMjirs&usg=AFQjCNHaeLzWJ0T8RO8rwTbElJ28ccl9bg

Mas ainda assisto, aqui, e acolá, vejo gente chicoteando suas montarias, não sem alguma pitada de sadismo. Como há muita gente prometendo resolver os problemas da humanidade na porrada, como se tudo se resumisse à palmatória.

Nas sociedades humanas, inevitalmente marcadas por algum tipo de dominação, emergem justas ou injustas disrupções. Frente a elas duas atitudes: há gente que acha que falta chicote, que cultivam o ódio como fermento do ativismo político e  há,  felizmente, outros, que  acreditam na dialética  da persuasão, ainda que seus resultados  demorem mais. Regem-se, estes, por duas britânicas inspirações: O reconhecimento do playground afetivo como aquarela da relação  entre humanos e a obediência ao fairplay, tal como proposto por Pierre de Coubertain . http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI6938-15294,00-COMO+SURGIRAM+OS+JOGOS+MODERNOS.html  -  ao retomar, em 1896,  as competições olímpicas, a saber:  o respeito às regras, o respeito ao outro e o respeito ao público. Nada mais adequado como fórmula da convivência social.  Sempre haverá competição de interesses e ideias, nunca o pleno entendimento. Haverá sempre distintos valores informando diversas opiniões que desembocam em decisões  políticas. Neste tortuoso sendeiro pululam  prudentes e destemperados. Torço para que não caiamos na tentação autoritária. Ela tem muitas caras, da esquerda à direita, todas transitórias, invocadas pela personalização que costuma acompanhar as crises políticas. Para isso é preciso coragem e a convicção de que tanto as vitórias quanto às derrotas são igualmente importantes à experiência humana. O pacifismo, a propósito,  não significa covardia nem fuga aos problemas que nos afligem. Ele alimentou os mais bravos líderes do século XX: Luther King, Gandhi, Mandela.   A coragem, de outra parte, emerge como determinação, longe da bravata, a todo momento. Um um certo Cel. Stanislav Petrov, por exemplo, em 1983, incognitamente falecido a 19 de maio deste ano, quando, responsável pelo acompanhamento eletrônico do espaço aéreo soviético, com poder de responder com mísseis nucleares a qualquer invasão recusou-se a apertar o botão quando inesperadamente constatou no radar coisas estranhas que pareciam uma invasão. Preferiu imaginar  que também poderia ser apenas um mau funcionamento das máquinas. Tinha razão. Evitou o caos, salvou a humanidade, escutando sua consciência e assumindo os riscos. Foi inicialmente punido com severidade, mas com o tempo reconhecido pelo seu gesto humanitário, inclusive pela ONU. Agradecemos a ele aqui estarmos a pensar o futuro.  Exemplo de que grandes decisões políticas dependem tanto de processos relativos a seu curso específico, como Partidos, líderes, eleições e parlamentos, quanto de de atos de responsabilidade pessoal. Belo exemplo. Aleluia! Axé Petrov!

 

 Setembro 29

E daí…?

                                                                    P.Timm- Especial A FOLHA, Torres set 29

E daí , indaga a letra de uma velha canção de Lupicínio Rodrigues? E DAÍ EU COMECEI A COMETER LOUCURAS…, responde.

É uma boa metáfora da conjuntura nacional…

Volto à Política, cujos ecos gritantes não me permitem o conforto poético. É muita gritaria….

Quatro petardos nos últimos dias:

   1.O pronunciamento em Loja Massônica de Brasília, a 15 de setembro, do da ativa, Antônio Hamilton Mourão,justificando a intervenção militar,

  1. A carta de Palocci reiterando suas denúncias a Lula,
  2. A decisão do Supremo fulminando o Menino do Rio, que deve revirar o seu respeitável avô na tumba.
  3. A entrada de Aldo Rebello, velho e respeitável comunista, do PcdoB, no PSB.

 

Seria de se perguntar: O que desejam os protagonistas com tais gestos?

Primeira observação: Estes fatos não são independentes; eles se articulam no bojo da crise política que assola o país

Seguem daí as conclusões óbvias:

  1 . O tecido institucional está em ponto de ruptura, a mais séria, talvez, desde 1964, com risco crescente de sobressaltos. O Pacto de 88, que consolidou a redemocratização está em ruinas, seja no mérito de suas conquistas como Constituição Cidadã, coroada de direitos sociais, paulatinamente cassadas pelo Governo Temer,  seja na sua proposta de Governança com um Governo de coalizão parlamentar, uma sociedade aberta à livre organização e expressão, amparada por um Ministério Público autônomo e atuante. A premissa de um novo papel das Forças Armadas como suporte armado da Constituição vai, gradualmente, cedendo lugar à bravatas que bem podem se converter em incidentes irrecorrível.

  1. O sistema político chegou ao rés do chão, com reiteradas confirmações de baixíma credibilidade nas instituições, começando pela Presidência da República, acossada pela segunda denúncia, ontem lida na Câmara dos Deputados, além da rejeição explícita da parte de 97% dos brasileiros. Cerca de 20 Movimentos organizados espreitam com atenção, como fez o Podemos na Espanha, a oportunidade para se converterem em instrumento político. Outros setores, independentes, procuram retomar o espaço deixado pelos caídos, não raro numa tentativa de reconstruir uma alternativa ora de direita, ora de centro, ora à esquerda. Dentre eles merecem destaque os movimentos do Ministro Meirelles, de Marina Silva junto a personalidades prestigiadas, Cristovam Buarque se rebela e o próprio Aldo Rebelo vem à tona, com um programa capaz de atrair parte da esquerda. Eis suas declarações recentes: O senhor acha que por trás do impeachment havia esse interesse de entrega do patrimônio brasileiro?
    Depois do pré-sal os americanos rearticularam uma frota para vigiar essa parte do Atlântico, o Brasil passou a figurar como um grande protagonista, player na área de energia. Há gente bem informada que julga que os elementos, as gravações que deram origem a esse processo, sequer foram feitos por instituições nacionais, foram colhidas de alguma forma pelos métodos que levaram à gravação da presidente do Brasil, da primeira-ministra da Alemanha e depois repassados de alguma maneira para que esse processo fosse desencadeado. Há méritos do combate à corrupção – isso precisa ser reconhecido e valorizado. Mas não se pode fechar os olhos para a destruição da economia, de empregos, da ciência, tecnologia.

As especulações ganharam força porque:

* Rebelo disse que iria para o PSB na “hora certa”;
* As manifestações de chefes militares nos últimos dias podem ser entendidas também como um fora Temer;
*Rodrigo Maia ameaçou Temer com uma rebelião logo agora, que a segunda denúncia contra o usurpador chegou à Câmara, usando como desculpa quizílias partidárias de segunda ordem;
*Temer publicou um vídeo espantoso nas redes sociais, prometendo ‘resistir’ no tom de um Nixon ou Collor.Ele fala que é vítima de uma conspiração. Pode ter razão. É importante lembrar também que o Brasil institucional sempre abominou o povão e preferiu resolver as coisas em conchavos de bastidores.

 

  1. Os dois maiores Partidos – PSDB e PT - , que se sucederam organicamente por 20 anos no poder, estão seriamente abalados pelas flechas da Operação Lava Jato, com número expressivo de suas maiores lideranças à beira da prisão por sentença passada. Isso torna o processo eleitoral de 2018 uma verdadeira loteria, mais marcada pela rejeição aos nomes apresentados por Partidos tradicionais do que por positiva experiência. Com isso, diz o Cientista Poltico Benício Schmidt: “Não haverá mais abertura democrática, pois os recessos que Temer patrocina serão difíceis de desmontar, mas mais corporativismo. Estaremos em outro patamar. Difícil e mais complexo1.

 4.Lula, a maior liderança do país, com maior preferência eleitoral para 2018, está no seu inferno astral, ameaçado pela confirmação de sua sentenção pelo TRF-4 , de Porto Alegre, e pela delação de seu braço direito por 30 anos, figura chave de seu Governo, o ex-Ministro Palloci. Na carta, Palocci diz que:

  • “Defende um acordo de leniência na Lava Jato para o PT
  • As declarações dadas no depoimento a Moro “são fatos absolutamente verdadeiros”, situações que presenciou, acompanhou ou coordenou, “normalmente junto ou a pedido do ex-presidente Lula”
  • Diz ter certeza que Lula irá confirmar tudo, “como chegou a fazer no ‘mensalão’” em entrevista na França
  • Houve uma evolução e acúmulo de corrupções nos governos a partir do segundo mandato de Lula
  • Foi um choque ter visto “Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”
  • Que foi um erro eleger e reeleger um mau governo, que destruiu “cada conquista social e cada um dos avanços econômicos tão custosamente alcançados”
  • Que Lula encomendou sondas e propinas em uma reunião com Dilma e José Sérgio Gabrielli no Palácio da Alvorada, “na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda nossa história"
  • Que passou a ser alvo de “um tribunal inquisitorial dentro do próprio PT” ao falar a verdade
  • Questiona “até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’”
  • Questiona se “somos partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”
  • Que mesmo nos melhores anos do governo Lula “já se via a peçonha da corrupção se criando para depois tomar conta do cenário todo”

 Com isso tudo, segue o barco da sucessão, cada vez mais questionada como possibilidade de salvar a frágil e fugidia democracia brasileira. 

Eis, enfim,  o cenário geral, na pena de Vladimir Safatle, um dos analistas políticos mais radicais do país, professor da USP:

A política só existe como aposta na força plástica das metamorfoses do humano.

(…)

Ao que tudo indica, há três possibilidades. (para 2018)

 A primeira é que nada ocorra e que assistamos à decomposição de um país comandado por uma classe política de criminosos contumazes e indiciados capazes de se preservar a despeito de tudo. Neste país em decomposição, nenhuma instituição funciona de forma minimamente normal.

Uma sociedade em tal grau de decomposição necessita de níveis ainda não vistos de violência estatal. Isto pode levar a um segundo cenário, ou seja, a um puro e simples golpe de estado. Vimos nos últimos dias como generais na ativa já tramam abertamente tal possibilidade.

Por fim, há ainda a possibilidade de aqueles que lutam pela transformação do Brasil em uma sociedade igualitária, livre e solidária constituírem um corpo político e entrarem em constelação. Pois não é verdade que não haja mobilizações contra tais cenários terminais. Só nos últimos meses vimos uma greve geral de 35 milhões de pessoas.

No entanto, ainda não há campo algum que consiga constituir toda esta energia de revolta em uma força política capaz de agir em conjunto, a despeito da multiplicidade de suas vozes. Para isso, entre outras coisas, há de se deixar de uma vez por todas de desconfiar da força de transformação das ideias.

Esquerda cresceu onde radicalizou sua pauta, afirma Vladimir Safatle

 

 

 

 

 



Total de visitas: 4714
Videos Raridades
Videos Raridades

VIDEOS EDUCATIVOS – Raridades e Especiais

                                                                             Links

 

TVEscola - MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ...

 11:53

www.youtube.com/watch?v=P8yeAHVP8MQ

14 de jul de 2011 - Vídeo enviado por Neylor FM

http://tvescola.mec.gov.br/index.php? .... Falando com a TVEscola, no entando, indicaram "conteúdo ..

 

 

Human Population Through Time

A humanidade se espalhou pelo globo a partir de um ponto na África central há 200.000 anos. De lá para cá passamos por guerras e pestes, a ascensão e queda de diversas civilizações e impérios, e nos últimos poucos séculos uma explosão tecnológica. Durante boa parte da pré-historia a população global permaneceu estagnada em poucas dezenas ou centenas de milhares de pessoas. No ano 0 havia cerca de 170 milhões de pessoas no mundo. Hoje somos mais de 7 bilhões. O vídeo resume to...

Ver mais

YOUTUBE.COM

 

 

 

 

 

 

Por que sobrevivemos na Terra - e outros 'humanos' não - BBC Brasil

A Terra já teve uma diversidade de humanos, dos neandertais aos hobbits. Mas só o ‘Homo sapiens’ sobreviveu. Criatividade ou sorte?

WWW.BBC.COM

 

Arrow

Sapiens: A Brief History of Humankind

 

Há 70 mil anos, nossos ancestrais humanos eram animais insignificantes, cuidando de suas vidas em um canto da África com todos os outros animais. Mas agora, poucos discordariam de que os humanos dominam o planeta Terra; nos espalhamos para todos os continentes e nossas ações determinam o destino de outros animais (e, possivelmente, do próprio planeta). Como chegamos de lá até aqui? O historiador Yuval Noah Harari sugere uma razão surpreendente para a ascensão da humanidade.

https://www.ted.com/talks/yuval_noah_harari_what_explains_the_rise_of_humans?language=pt-br

 

 

 

Yuval Noah Harari - YouTube

https://www.youtube.com/user/YuvalNoahHarari

Traduzir esta página

Yuval Noah Harari & Prof. Jared Diamond 2. 13,211 views 2 years ago. Yuval Noah Harari with Jared Diamond Tel Aviv - 9.5.2013. Yuval Noah Harari facebook ...

Bananas in heaven | Yuval Noah Harari | TEDxJaffa ...

 15:19

www.youtube.com/watch?v=YZa4sdIwV04

8 de dez de 2014 - Vídeo enviado por TEDx Talks

Yuval Noah Harari (http://www.ynharari.com/) lectures at the Department of History of the Hebrew University of ...

A Brief History of Humankind with Dr. Yuval Noah Harari ...

 6:56

www.youtube.com/watch?v=xQ4eg7Zj5OY

25 de jan de 2013 - Vídeo enviado por coursera

The course A Brief History of Humankind by Dr. Yuval Noah Harari from Hebrew University of Jerusalem will ...

Yuval Noah Harari | The Future of Religion in the 21st ...

 22:16

www.youtube.com/watch?v=Nh1MUVwHqvU

29 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Information & Mind

OH-MAN, OH-MACHINE / International Conference The Politics and Aesthetics of Posthumanism / May, 2014 A ...

Why Humans Run the World | Yuval Noah Harari | TED ...

 17:09

www.youtube.com/watch?v=nzj7Wg4DAbs

24 de jul de 2015 - Vídeo enviado por TED

How did we get from there to here? Historian Yuval Noah Hararisuggests a surprising reason for the ...

A Brief History of Humankind: Yuval Noah Harari - YouTube

 3:29

www.youtube.com/watch?v=jjk01XwsT8U

19 de fev de 2015 - Vídeo enviado por The Rotman School

Speaker: Dr. Yuval Noah Harari, Lecturer, University of Jerusalem, Author Topic: Sapiens: A Brief History of ...

Yuval Noah Harari - YouTube

 1:02:10

www.youtube.com/watch?v=LzNNLe6g8dE

26 de mai de 2015 - Vídeo enviado por Bristol Festival of Ideas

Yuval Noah Harari: Does History Have a Direction? Is history just a random accumulation of accidents, or is it ...

RSA Replay: A Brief History of Humankind - YouTube

 59:45

www.youtube.com/watch?v=2Vllgib842g

9 de set de 2014 - Vídeo enviado por The RSA

Historian Yuval Noah Harari visits the RSA to take us on a journey through the whole of human history, from ...

Yuval Harari: "Techno-Religions and Silicon Prophets ...

 1:23:14

www.youtube.com/watch?v=g6BK5Q_Dblo

8 de fev de 2015 - Vídeo enviado por Talks at Google

Yuval Noah Harari lectures at the Department of History, the Hebrew University of Jerusalem. He specializes ...

 

 

 

 

Pretinho BÁSICO...

Entrar em modo Assistir e rolar Entrar em modo Tela cheia

 

 

Da terra ao mito: um mergulho no Instituto Inhotim

LATAM.COM -
LATAM Airlines

Seja bem-vindo ao fantástico mundo de Inhotim, o instituto de arte contemporânea mais famoso do Brasil!

 

 

"O ponto de mutação" de F.KAPRA

 (https://www.youtube.com/watch?v=tQlOIa80w5Y)

 

RAVEL

YouTube

Maurice Ravel é o nome conhecido mas o nome completo era Joseph Maurice Ravel que nasceu Ciboure, uma pequena comuna francesa no departamento dos Pirenéus Atlânticos, uma histórica província basca francesa no ano de 1875. Notabilizou-se como compositor e pianista sobretudo por suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o “Bolero”, uma encomenda da famosa bailarina Ida Rubinstein que a estreou na Ópera de Paris, em 1928.
Ravel estudou composição com outro ícone da...

Ver mais

 

RAVEL'S BOLERO, amazing youngest FLASHMOB! (Spain)

Flash Mob performed by Banda Simfònica d'Algemesí on February 23rd 2013 at Algemesí city (Spain), playing Ravel's Bolero. ----------- Flashmob realitzar…

YOUTUBE.COM

 

Viagem no tempo: curta-metragem convida-nos a passear pelas ruas da Paris setecentista

Por: Renato Drummond Tapioca Neto Paris é hoje, como no passado, um dos maiores centros culturais e da vida na Europa. Contudo, a atual capital da moda…

RAINHASTRAGICAS.COM

 

Hear What is Jazz?: Leonard Bernstein’s Introduction to the Great American Art Form (1956)

in Jazz, Music| April 30th, 2015 3 Comments

http://www.openculture.com/2015/04/leonard-bernsteins-introduction-to-jazz.html

S

By 1956, jazz was entering its hard bop phase, far from its New Orleans birthplace. At the same time, it was fracturing into several international genres, with the influence of Latin rhythms and the south sea breezes of lounge.

Rock and Roll was just about to displace this music as a public menace du jour (or a passing fad as some thought). This fascinating Columbia release from 1956 finds the composer and conductor Leonard Bernstein setting down his thoughts on the art form of jazz. A spoken word record with samples from ragtime to Miles Davis, Bernstein’s defense-as-lecture is a window on the culture wars at the time.

He’s here to defend jazz against its critics, and argues against their opinions: jazz has low-class origins, it’s loud, and it’s not art — the same critiques to be leveled decades later against hip hop.

In 1956, Bernstein was already known to the general public as an educator on classical music. He gave lectures on CBS’ Omnibus TV program on the great symphonies, while he had already dabbled in the instrumentation and textures of jazz in his score to On the Waterfront, and was busy working on West Side Story. So he was in a perfect position to introduce a conservative mind to jazz. “I love it because it’s an original kind of emotional expression, in that it is never wholly sad or wholly happy,” he says.

Appearing on the album is Buck Clayton, Louis Armstrong, Buster Bailey, Bessie Smith, Teo Macero, and Miles Davis. Davis, who had just been signed by Columbia’s George Avakian, plays “Sweet Sue,” making this track his first recording for the label. Bernstein illustrates jazz music theory, “blue notes,” dissonance, rhythm and explores the African origins of the music for 42 fascinating minutes. Did this LP turn a lot of classical musos on to jazz? Did this influence the children whose parents had this in their collection? Was it all forgotten several years later with Beatlemania? Whatever the answer, it’s an intriguing remnant of a transitional time.

Related content:

Leonard Bernstein’s Masterful Lectures on Music (11+ Hours of Video Recorded at Harvard in 1973)

Leonard Bernstein’s First “Young People’s Concert” at Carnegie Hall Asks, “What Does Music Mean?”

Leonard Bernstein Demystifies the Rock Revolution for Curious (if Square) Grown-Ups in 1967

Ted Mills is a freelance writer on the arts who currently hosts the FunkZone Podcast. You can also follow him on Twitter at @tedmills, read his other arts writing at tedmills.com and/or watch his films here.

 

10 h · 

RARIDADE RARA... Entrevista de Hannah Arendt realizada por Günter Gauss e transmitida pela televisão de Alemã em 28 de Outubro de 1964. com legendas em espanhol...

 

Hannah Arendt: ¿Qué queda? Queda la Lengua Materna (1964)

Hannah Arendt: ¿Qué queda? Queda la lengua materna Entrevista a Hannah Arendt realizada por Günter Gauss y emitida por la televisión de…

YOUTUBE.COM

 

 

A gente se acostuma...

Conteúdo de propriedade da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). "Eu sei, mas não devia" de Marina Colasanti recitado por Antônio Abujamra no Provocações: Eu...

YOUTUBE.COM

 

 

Documentário sobre os samurais | Curiosidades do Japão

Os samurais eram os guerreiros que defendiam os daymio (senhores feudais) ou o Imperador. Assista a esses documentários interessantes sobre a vida desses…

JAPAOEMFOCO.COM

Ver tradução

 

Juan Rulfo - Pedro Páramo (Fragmento 1)

Juan Rulfo lee un fragmento de su novela "Pedro Páramo" (1955). Fotografía tomada por el propio Rulfo.

YOUTUBE.COM

 

 

Necrológio dos desiludidos do amor - Fernanda Torres ( Carlos Drummond de Andrade )

YOUTUBE.COM

 


George da Guia

27 de julho de 2013 · Brasília, Distrito Federal, Brasil · 

Quando se hipoteca o futuro...As taxas de crescimento na China sao propulsionadas pela construção de cidades...A crise financeira e a urbana andam de mãos dadas, em especial nas global cities...Se bem que em Londres...

 

 

David Harvey: 'The financial crisis is an urban crisis' - video

Comment is free interviews: David Harvey, theorist and author, talks about how urban and suburban expansion is used to rescue capitalism from recession – but ends up sending it back into crisis

GUARDIAN.CO.UK|POR OLIVER LAUGHLAND

 

 

 

Discurso do Prof. Dr. Antonio Candido

Discurso do Prof. Dr. Antonio Candido, proferido em 23/08/2006 em agradecimento aos alunos do curso de Letras noturno (UNICAMP 2002) pelo convite…

YOUTUBE.COM



 

Hoje nosso maior intelectual vivo completa 98 anos.
Integridade indispensavel, clareza de ideias, humanismo. ...

Ver mais

10 filmes para estudantes da faculdade de economia

Confira a lista de filmes que nenhum estudante da faculdade de economia pode perder. São questões econômicas abordadas do ponto de vista cinematográfico....

 

 

 

Robert Skidelsky - Interpreting the Great Depression: Hayek versus Keynes

The Inaugural Conference @ King's, Institute for New Economic Thinking, Day 1 - Dinner. 1930 and the…

YOUTUBE.COM

 

Carlos Drummond de Andrade - Poemas (sem erros)

POESIASPOEMASEVERSOS.COM.BR

 

The Documentary is finally online!!
Extras coming soon...

Infinite thanks to the musicians Kalpataru Tree and Kurup!
Please if you want to contribute, support them and share it if you like it :)

Ver tradução

 

 

O Eterno Vazio

O Eterno Vazio é um documentário que produzi após 10 anos treinando, sobre minha jornada para compreender a essência do movimento. A trilha sonora é uma cola...

YOUTUBE.COM

 

 

Simone de Beauvoir Fala [1959, legendado em português]

Entrevista feita pela Radio-Canada, em Paris, da qual sua transmissão foi censurada pelo arcebispo de Montreal. Aqui, Simone discorre sobre…

YOUTUBE.COM

Lembrando Garcia Lorca... este canto vem de dentro, de algum lugar em nós mesmos, além de nós por nós todos...

 

Federico García Lorca

YOUTUBE.COM

https://www.youtube.com/watch?v=jA5YIcF1wxc

 

 

 

Folklorísimo 1º - Varios intérpretes

FOLKLORISIMO Vol. 1 LD1 499 Larga Duración Microsurco - 01. Los Huanca Hua (Los Hijos De La Música)-ZAMBA DE MI PAGO-zamba,…

YOUTUBE.COM

 

 

El otro, borges

YOUTUBE.COM

 

 

[CONFERÊNCIA] – Prof. Dr. Georges Didi-Huberman – “Temas de Filosofia da Arte” (legendado português)

Georges Didi-Huberman, 1953, é filósofo, crítico de arte e professor da École de…

Compartilhar

FILOSOFIAEMVIDEO.COM.BR


Segunda Guerra Mundial - A Batalha da Rússia

YOUTUBE.COM

 

 

Dias de Nietzsche em Turim

O jovem Nitczeche

 

YOUTUBE.COM

 

Urbanistas por Brasília

13 h · 

Documentário feito pela Discovery Channel, contando a história de um presidente idealista que conseguiu construir uma nova capital para em tempo recorde em pleno Centro Oeste Brasileiro.

https://www.youtube.com/watch?v=RQ8MlYZTOGs

 

 

Brasília: A Construção de Um Sonho (Dublado) Documentário Completo

Sinopse: Documentário feito pela Discovery Channel. Juscelino K. de Oliveira conseguiu construir Brasília em tempo recorde e mudou para o Centro Oeste…

YOUTUBE.COM

 

 

Aurélio Schommer para O Evangelho segundo a filosofia

1 h · 

Os primeiros cristãos foram de fato perseguidos?

 

GUERNICA

 

https://www.facebook.com/bbcmundo/videos/10155376002099665/ 155376002099665/

BBC Mundo

O ataque aéreo foi tão feroz que arrasou com o povo e a população civil. Pablo Picasso o imortalizado em seu quadro mais famoso: O Guernica. Descubra o que significa.

 


DOMINGO, 30/04/2017, 11:28Jornal da CBN - Entrevista

'Trabalho escravo está mais próximo da realidade do que se imagina'

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/83107/trabalho-escravo-esta-mais-proximo-da-realidade-do.htm

Entrevista com Leonardo Sakamoto, diretor da ONG Repórter Brasil , jornalista e doutor em Ciência Política. Ele comenta que, nos últimos anos, há um ataque muito forte para tentar minar instrumentos de transparência, como a lista suja. Também há tentativas de alterar o conceito de trabalho escravo para reduzir as punições. Desde 1995, mais de 50 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo. A maioria dos casos se concentra em atividades agropecuárias.

 

 

Cristianismo primitivo - O mito da perseguição

Aurélio Schommer dá mais uma aula sobre os primórdios da fé cristã, e contesta a ideia de perseguição generalizada aos cristãos dos…

YOUTUBE.COM

 

 

Surplus (Legendado em Portugues)

 

YOUTUBE.COM

 

 

 

 

João Guimarães Rosa - entrevistado por Fernando Camacho | Templo Cultural Delfos

João Guimarães Rosa - entrevistado por Fernando Camacho; um diálogo com João Guimarães Rosa; criação literária; tradução da obra; tradutores; última…

ELFIKURTEN.COM.BR

 

PENSADORES CONTEMPORÂNEOS · 

Fronteiras Do Pensamento:http://youtu.be/in4u3zWwxOM

“Zygmunt Bauman dizia algo importante, que o indivíduo, o desenvolvimento individual, necessita de uma comunidade para se realizar. Não podemos nos desenvolver de maneira fechada, encerrada, egocêntrica e egoísta. Necessitamos dessas duas coisas que aparentemente são opostas, mas são necessárias, precisamos de mais autonomia e de mais comunidade.”

Encontro dos grandes >> Em vídeo inédito, Edgar Morin reflete sobre as lições de Zygmunt Bauman. Assista também à entrevista exclusiva com Bauman para o Fronteiras Do Pensamento:http://youtu.be/in4u3zWwxOM

 

 

Edgar Morin – Lições sobre a existência

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, reflete sobre as duas lições que considera mais importantes para reformar a vida: aprender a ser…

YOUTUBE.COM

 


Análise de uma mente - Freud (Dublado com legenda)

Este raríssimo documentário aborda a vida e as ideias de Sigmund Freud, pai da psicanálise.

YOUTUBE.COM

 

Philos

Os melhores documentários de Arte, Ciência, História e Atualidades estão no Philos. Assista online, quando e onde quiser.

 

Philos - Penso, logo assisto.

Experimente grátis por 30 dias.

Saiba mais

WWW.PHILOS.TV


Slavoj Zizek: What does it mean to be a great thinker today?

Institut für die Wissenschaften vom Menschen Institute for Human Sciences Vienna, May 5, 2015

WWW.YOUTUBE.COM

 

 

A Obscena Senhora Silêncio

A singular poeta e escritora brasileira Hilda Hilst viveu no jet-set até os 33 anos, quando se retirou à Casa do Sol e dedicou-se inteiramente a escrever, cu...

YOUTUBE.COM

 


¿Qué es la Opresión?

Conferencia de Julián Boal dentro del Encuentro de Teatro del Oprimido realizado en La Paz (Bolivia) en febrero de 2014. Julián analiza el concepto de opresi...

YOUTUBE.COM

 

Repórter americano cobre momentos da entrada das forças revolucionárias vietnamitas em Saigon, evento que pôs fim à guerra há 41 anos. Foi um marco decisivo para uma geração.

Ha 41 anos atras, o Vietnã se libertou das amarras do imperialismo dos EUA, uma guerra nefasta e desigual, e mesmo assim ganharam, não ha como não chorar ao ver este video

YouTube

 

 

Vietnam War: The Liberation of Saigon, 1975

After a decade of fierce fighting, North Vietnamese Army and Viet Cong resistance fighters liberate Saigon from the Rothschild backed U.S.…

YOUTUBE.COM

 

 

 
 
 
 
Carmen Lícia Palazzo

É minha cidade preferida no mundo todo, não tenho nenhuma explicação, não acho que estas coisas, como o amor por certas cidades, sejam comparáveis. Morei em Roma por duas vezes, em momentos diferentes, visitei-a dezenas de vezes, é minha paixão. A mais completa e total paixão. Com todas as suas maravilhas, suas dificuldades, até sua bagunça, e conheço cada canto de Roma! Amo Paris, mas Roma é Roma. Sem explicação! "With his exhibition Roma Antiqua (40 black & white photographs), Stevan Kordić once again devotes himself to the city he recognizes as, according to his own words “the essential place of the European civilization” and as one of the most important places of his soul…"

 

Exhibition IV - Roma Antiqua

R OMA A NTIQUA New Ancient Theatre | Festival Teuta Kotor June 19th – July 4th 2009 With his exhibition Roma Antiqua (40 black & white photographs), Stevan Kordić once again devotes himself to the city he recognizes as, according to his…

STEVAN-KORDIC.COM

 

"Los dos Gallos" é uma música ícone dos anti-fascistas na Guerra Civil Espanhola. Aqui ela aparece numa versão rock&roll de Los Miserables, banda punk que surgiu nos anos 90 no Chile.

 

Los Miserables - Los Dos Gallos

Del disco "Rendirse Jamás" (1999)

YOUTUBE.COM

 

 

 

Video: The History of Credit Cards

Today, credit cards are a key source of profits for big banks. But, it wasn't always this way - the history of credit cards shows things were much different.

VISUALCAPITALIST.COM

Curtir

 

‘Que Mundo É Esse?' mostra o maior lixão de eletrônicos do mundo, em Gana

Você já parou para pensar aonde vai parar todo lixo de eletrônicos que…

Salvar

GLOBOSATPLAY.GLOBO.COM

‪#‎base1news‪#‎QueMundoÉEsse ‪#‎Gana ‪#‎Africa

 

 

 

A MELHOR ENTREVISTA DE CARL SAGAN, MESES ANTES DE MORRER

Carl Sagan deu esta entrevista em 27 de maio de 1996, a Charlie Rose, na TV pública americana PBS. É das mais tocantes e interessantes entrevistas de um cientista a que eu já assisti. Recomendo, enfaticamente, que você também assista a este depoimento de Carl Sagan, em especial de se você pensa em outras coisas de maior significado e valor que vão muito além do besteirol dominante neste Facebook, ou muito além da mesquinharia dos ataques pessoais simplesmente por divergência político-ideológica.

Sagan fala logo de início da ignorância deliberada da maioria das pessoas – nos EUA e em todo o mundo – sobre ciência e tecnologia. A começar dos que nos governam, no Congresso ou no Executivo. Fala das superstições, das crendices dominantes, do significado de conhecimento científico e da fé, da humildade de todos que estão abertos ao conhecimento da vida e do Universo.

O entrevistador Charlie Rose é um desses jornalistas admiráveis por seu espírito provocador, por suas perguntas inteligentes, por buscar ângulos que todos gostaríamos de conhecer do pensamento do maior astrônomo do século 20.
Nessa temática, lança questões tão oportunas como a sobrevivência do espírito, a vida após a morte física, o sentido das religiões, a importância dessa curiosidade que nos faz perguntar sempre o porquê de tudo, da vida, do Cosmos.

A entrevista está legendada – com muitos erros de português e alguns de tradução. Mas podemos superar tudo isso. O documento original vale os 20 minutos de sua duração.

Notem que Carl Sagan em maio de 1996 já estava com câncer – um tipo de mielodisplasia – que o levaria à morte em poucos meses em 1996. No entanto, ele está otimista e confiante na superação dessa doença. Vê a morte apenas como um longo sono. Faz conjecturas curiosas sobre esse futuro: “Se acordar desse longo sono e puder rever meus pais e meus entes queridos, ficarei não apenas surpreso mas muito feliz...”
Carl Sagan faleceu no dia 20 de dezembro de 1996. Vou homenageá-lo condignamente no dia 20 de dezembro 2016, quando se passarão 20 anos de sua morte.

 

A última entrevista de Carl Sagan (legendado)

Entrevista com Carl Sagan em 27 de maio de 1996, no programa de Charlie Rose. Na entrevista Sagan fala sobre as pseudociências e o problema do…

YOUTUBE.COM

 


Fundação Heinrich Böll Brasil
– Maureen Santos

A coordenadora de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil Maureen Santos participou do programa Conexão Futura Canal Futura Futura) apresentando uma análise política e ambiental da crise dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. O vídeo da entrevista completa pode ser conferido aqui: https://goo.gl/K62j1d
‪#‎crisehidrica ‪#‎JustiçaSocioambiental ‪#‎bollbrasil

 

 

 

Onde a Coruja Dorme - Documentário Bezerra da Silva

YOUTUBE.COM

 

 

 

 

 

 

 

This Animation Was Created Using Old Photos from the Early 1900s

Here's an amazing short film titled "The Old New World" by photographer and animator Alexey Zakharov of Moscow, Russia. Zakharov found old photos of US cit

PETAPIXEL.COM

https://www.facebook.com/flx/warn/?u=http%3A%2F%2Fpetapixel.com%2F2016%2F04%2F06%2Fanimation-created-using-old-photos-early-1900s%2F&h=ATPQdT3-SP-DIBrn4u9Tx3SMhX-2HF0QvmDLMlHDWavXRp3MJcQkiIhKoshbgPCQ9lV1zTqQB5ctezYBWIHH6v4vQcaQ

 

 

Quatro documentários para repensar o consumo de moda

Que tal aproveitar o clima de recomeço que ainda  paira no ar para consumir moda de maneira consciente? Os quatro documentários abaixo…

ANATURALISSIMA.COM.BR

 

 

 

A Long and Difficult Journey, or The…

YOUTUBE.COM

Artur Villela Ferreira Nessa linha, recomendo o último minuto da análise do John Green sobre a Odisséia.https://youtu.be/MS4jk5kavy4?t=630

 

 

50 documentários sobre História da Arte - gratuitos e online

O Canal do Ensino elaborou uma seleção de 50 documentários gratuitos sobre arte, que abordam a vida e a obra de grandes pintores como…

HISTORIAHOJE.COM

 


Sitio das Neves

A recuperação dessa área levou 40 anos. Hoje, árvores e água são a alegria da biodiversidade.

YOUTUBE.COM

 

Vídeo inédito mostra desespero durante rompimento de barragem em Mariana

Imagens mostram um grupo de pessoas que estava há metros de distância da avalanche de lama que destruiu comunidades na Região Central de Minas

EM.COM.BR|POR ESTADO DE MINAS

 

 

Taiguara

Sarau - Taiguara, o artista mais censurado do país - parte 2 ...

 23:52

globotv.globo.com/globonews/sarau/.../taiguara.../356...

15 de ago de 2014

O disco Imyra, Tayra, Ipy de Taiguara foi lançado em 1976 e logo recolhido do ... Sarau presta ..

 

Rodolfo Zanke - O programa Sarau da Globo News,...

https://www.facebook.com/Rodzanke/posts/10152369843848915

O programa Sarau da Globo News, apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro, mostra nesta sexta-feira (15), ... Sarau: artistas fazem homenagem a Taiguara.

 

https://www.facebook.com/incantobistro/posts/779180578799543

See Translation. Sarau: Uma homenagem a Taiguara, o artista mais censurado do Brasil. Em 1976, Taiguara lançou seu disco mais importante, o 'Imyra, Tayra, ...

https://twitter.com/globonews/status/497933836890943488

8 de ago de 2014 - Uma homenagem ao Taiguara, um dos artistas mais censurados do país com 68 músicas proibidas durante o regime militar. Agora, no Sarau!

https://twitter.com/globonews/.../5004305087159582... - Traduzir esta página

15 de ago de 2014 - A segunda parte da homenagem a Taiguara, o artista mais censurado do país. Às 23h30, no Sarau! 0 replies 10 retweets 16 favorites. Reply.

 

 

A Riqueza da Nação no Século XXI

Especialização, trocas e a riqueza das nações

 

 

A Riqueza das Nações, 240 anos - A Economia no Século 21

Os dois objetos acima cabem na palma da mão de uma pessoa. Foram feitos para isso. Mas as semelhanças param por aí.O primeiro é um machado de mão feito…

AECONOMIANOSECULO21.BLOGFOLHA.UOL.COM.BR

 

 

Frida Kahlo & Chavela Vargas, 1928 (via Kelly & Marissa ...

https://br.pinterest.com/pin/82683343136426734/

So cool! Marian Anderson and Frida Kahlo with Diego Rivera, Miguel Covarrubias, Rosa Covarrubias, Ernesto de Quesada and others in Mexico, 1943.

 

 

 

Dossiê Globo News - Gay Talese

YOUTUBE.COM

Geneton Moraes Neto - PEQUENAS LIÇÕES DE JORNALISMO COM O MESTRE GAY TALESE - O REPÓRTER QUE É ÍDOLO DOS REPÓRTERES. Não é exagero.

 

 

Aula Espetáculo com Ariano Suassuna na TV SENADO (01 ...

 1:39:25

https://www.youtube.com/watch?v=QahBKz9Jz5Y

19 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Acervo Ariano Suassuna

... com Ariano Suassuna, gravada e transmitida na sessão especial pela TV Senado, no dia 01 de .

 

 

Siciliano

Casa do Conde Alexandre Siciliano

YOUTUBE.COM

 

 

Confessionais 69 - Os homens não amam as mulheres!

Sheila Campos https://www.youtube.com/watch?v=JdUVTpoJllk

YOUTUBE.COM

 

Joana Do Carmo

2 h · 

semana começando, sorte, fé e trabaiiiiiaaaaaaaa irmão, que o sonho se realiza. quem planta o bem, colhe ! segue teu Emoticon heart, seja bom que o universo conspira a teu favor.

É, dizem que não é pra você
Essa história de vencer
E sonhar e conquistar...

Ver mais

 

Criolo - Vai Ser Assim

DOWNLOAD:https://mega.co.nz/#!TJJ1HDRb!QlDVBuUoo8N_dRViHUt-NykksAXpwpQIwxQzQapeUdU *Essa música compõe a trilha sonora do documentário “Junho”, lançado este...

YOUTUBE.COM

 

 

Fagner - Traduzir-se (1981)

"TRADUZIR-SE" Poema de Ferreira Gullar - Música de Raimundo Fagner (Album : Fagner - Traduzir-se, 1981) Uma parte de mim é todo mundo Outra parte é ninguém, ...

 

YOUTUBE.COM ·1.402 COMPARTILHAMENTOS

 

Ferreira Gullar relembra a infância e ditadura militar em livro de crônicas

Ferreira Gullar gosta de falar da zoologia do maravilhoso: sereias, grifos, dragões, centauros -e até dos "animais esféricos" que, segundo Platão, foram a inspiração de Deus para criar a forma redonda do mundo.

 

FOLHA DE S.PAULO ·1.155 COMPARTILHAMENTOS

 

Ferreira Gullar - O encantamento da poesia

Ferreira Gullar, poeta, crítico de arte e ensaísta, ilustra o nascimento da poesia a partir de uma situação pessoal. Da experiência repetida, surge um encant...

 

Compartilhar

Salvar

YOUTUBE.COM ·363 COMPARTILHAMENTOS

 

 

Who made your iPhone?

YOUTUBE.COM

 

 

Doutores da Economia: Keynes - Episódio 1

Doutores da Economia: John Maynard Keynes e o keynesianismo. Keynes foi o primeiro economista a se tornar uma celebridade mundial. Ele fez seu…

YOUTUBE.COM

 

Via Marcos Costa Lima. Um passeio por Havana, para quem não conhece a cidade. Cenas fortes: edifícios e automóveis caindo aos pedaços, pessoas famélicas e muita polícia tomando conta de tudo.

-14:07

 

Marcos Torres para HISTORIA

Un recorrido por las principales avenidas de la Habana, Cuba. Sí, esa que está en ruinas y se cae a pedazos, donde ves filas interminables para comprar comida y...

 

 


Marisa Monte e Raphael Rabello - Dança da solidão - Heineken Concerts 93

Heineken Concerts - Hotel Nacional - Rio de Janeiro - Abril de 1993 Raphael Rabello convida: Leo…

YOUTUBE.COM

 


 

DURKHEIM: AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO I

O vídeo procura, a partir de passagens do livro As Regras do Método Sociológico, de Émile Durkheim, tornar mais inteligível as ideias centrais do autor…

Colegas, sou professor da UEL - Pr e gravei dois vídeos para ajudar os alunos a entenderem Durkheim. Caso gostem, podem comparftilhar. Grato.

YOUTUBE.COM

 

 

A recriação do terramoto de 1755 em Lisboa que se tornou viral  

O que se passou a 1 de novembro de 1755 está entranhado na história de…

BASTANTEINTERESSANTE.PT|POR BASTANTE INTERESSANTE

 

Vídeo da chegada de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir ao Brasil, em 1960.
Durante sua estadia de mais de dois meses no país, além de cumprir uma agenda bastante intensa, Sartre fez uma uma importante conferência em Araraquara, acerca das relações entre marxismo e existencialismo.

 

[Vídeo] – Visita de Jean-Paul Sartre ao Brasil em 1960

Breve entrevista concedida por Jean-Paul Sartre à TV Tupi em 2 de setembro de 1960, dia em que ele e Simone de Beauvoir desembarcavam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para uma temporada no …

FILOSOFIAEMVIDEO.COM.BR

 

 

 

Os Vigaristas do Brasil

por Fernando Alves Se você já foi às palestras do Mario Segio Cortella, deve saber que em suas apresentações ele consegue reunir com harmonia inteligência e humor. Se o telefone toca no meio...

ANARCOCAPITALISMO.COM.BR

 

 

0:02

-1:07

 

Clique para ver mais

42.345.781 visualizações

Olga Tañón oficial

27 de outubro de 2014 · 

Tremendo video lleno de tremendas lecciones ! 
Disfrútenlo y gx a Ada !!!!

 

Joana Do Carmo tem essa teoria muito loca e engraçada, já viu?https://www.youtube.com/watch?v=Fknp2aDXQyU

 

Teorias de Quentin Tarantino

Diálogo entre Selton Melo e Seu Jorge, onde Selton mostra que todos os…

YOUTUBE.COM

 

.

 

0:00

 

Florestan Fernandes Júnior

16 de novembro de 2015 · 

A diferença entre: thank you, merci e obrigado.

 

 

 

MULHERES ENGENHEIRAS

https://www.youtube.com/watch?v=xZoW4c4ItnM

Sinopse

A capacidade das mulheres para melhorar as condições de vida é maior do que as dos homens? Por duas décadas Bunker Roy vem desenvolvendo uma ideia revolucionária: ajudar mulheres de meia-idade, principalmente avós, analfabetas e de comunidades carentes a se tornarem engenheiras de energia solar. Jehane Noujaim e Mona Eldaief acompanham uma mulher beduína, mãe de quatro filhos, que luta contra a ignorância e a hostilidade do marido para levar energia elétrica para sua casa. 

 

.

 

Homem se isola da sociedade por 25 anos apenas com seu cão. O que ele revela dentro dessa...

Homem se isola da sociedade por 25 anos apenas com seu cão. O que ele revela dentro dessa caverna é incrível

BESTOFWEB.COM.BR

 


 

Adolescente ganha $400.000 com o seu vídeo explicando a Teoria da Relatividade de Einstein

Têm problemas envolvendo sua cabeça em torno Teoria da Relatividade de Einstein? Não é possível entender por que os viajantes espaciais experimentam a passagem do tempo de forma diferente?

 

 

VALE (MUITO!) A PENA!!! Documentário sobre a revista The New York Review of Books, que completou cinquenta anos em 2013. Uma publicação pioneira no debate cultural e político dos Estados Unidos, considerada quase sagrada para diversos escritores.

 

O Argumento de 50 Anos

Um filme de Martin Scorsese com Robert Silvers, James Baldwin : Documentário sobre a revista The New York Review of Books que completou cinquenta anos em 2013. Uma publicação pioneira no debate cultural e político dos Estados Unidos, considerada quase sagrada para diversos escritores.Classificação i…

ADOROCINEMA.COM|POR ADOROCINEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cinema e Arquitetura: “Urbanized”

 

 

 

 

Este espetacular documentário mostra o estado atual das nossas cidades, e o futuro que nos espera. O filme tenta introduzir a problemática do rápid...

ARCHDAILY.COM.BR

 

 

A CARNE É FRACA (HD)

A CARNE É FRACA - Melhor documentário já realizado no Brasil sobre o consumo da carne e suas conseqüências, é essencial para aqueles que buscam informações s...

YOUTUBE.COM

 

 

GARÇOM DE ESQUERDA

Cardápios são verdadeiros manifestos opressivos. Por trás de cada prato há histórias de exploração e submissão devidamente ocultadas e moldadas para suprimir...

YOUTUBE.COM

 


Jeca Kerouac

https://www.youtube.com/watch?v=J6YN03_GHCc

Vídeo/Texto: A EXCLUSÃO TRANSFIGURADA (Com FRANZ KAFKA)

Por: JULIANO GARCIA PESSANHA (Escritor & Filósofo)

 

A Exclusão Transfigurada - Juliano Pessanha

YOUTUBE.COM

 

 

 https://www.youtube.com/watch?v=slrnSWtT1lo

 

Economistas da Unicamp - 

 

 

 

0:00

 

 

 

-1:43

 

Clique para ver mais

'Puerto Libre'Curtir Página

17 de dezembro de 2013 · 

TANGO with Juan Carlos Copes - ''La Cumparsita''
Tango...Argentine Passion.

https://www.facebook.com/PuertoLibre
http://twitter.com/PuertoLibre1Parte superior do formulário

 

 

 

 

7:49

 

Chavela Vargas - ''La Llorona''

Chavela Vargas - ''La Llorona'' (Scenes from Frida 2002) https://www.facebook.com/PuertoLibre http://twitter.com/PuertoLibre1

 

'PUERTO LIBRE' · 20.425 VISUALIZAÇÕES

 

1:46

 

D&M * Baharejavid African Violet

Baharejavid African Violet (Y) LIKE THIS PAGE ► https://www.facebook.com/danceandmuzik

 

DANCE & MUSIC · 584.536 VISUALIZAÇÕES

C

 

 

 

História da Ciência – da BBC | Awesome Universe

Michael Mosley embarca numa viagem informativa e ambiciosa explorando como a evolução do conhecimento científico está intimamente relacionada ao caminho histórico da sociedade. Série em 6 episódios.

AWESOMEUNIVERSE.ORG

http://awesomeuniverse.org/2013/05/27/historia-da-ciencia-da-bbc/?utm_source=ReviveOldPost&utm_medium=social&utm_campaign=ReviveOldPost

 

OBRA PRIMA. Di Glauber, ou Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de Sua Última Quimera; Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável (1977)

 

Di Cavalcanti Di Glauber

Di Cavalcanti Di Glauber, ou Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de Sua Última Quimera; Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparáve...

https://www.youtube.com/watch?v=mTaPy0VkK8g&feature=youtu.be

CurtirComentarCompartilhar

 

5 coisas bizarras da era medieval que não aparecem nos filmes

Nem Game of Thrones mostra isso

REVISTAGALILEU.GLOBO.COM

 

 

Augusto dos Anjos - Eu, estranho personagem

Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro que se notabilizou na época que precedeu a Semana de Arte Moderna, em 1922. Nascido em 1884, no município de Cruz do Espírito Santo, próximo a João Pessoa na Paraíba, ele teve uma…

TVESCOLA.MEC.GOV.BR

 

 

A MÍDIA MENTE | A Verdade sobre a Islândia | HD Brasil

Entenda porque o comentários foram desativados. Click aqui = https://youtu.be/hU6ey_2socUComprove como a "Mídia" tradicional e oficial,…

YOUTUBE.COM

 

 

RENATO RUSSO

Vale a pena ver de novo.

https://www.facebook.com/josevitor.rack/videos/899928076710477/?theater

 

Alessandro Galvão

19 de dezembro de 2015 às 22:10 · 

Documentário excelente acerca da série de debates entre duas figuras ímpares do pensamento americano, Gore Vidal e William Buckley Jr. Embora eu "torça" por Vidal (meu escritor favorito), dá gosto ver duas figuras tão inteligentes e cultas esgrimirem quase até à morte seus argumentos intelectuais. Uma aula de debate político que dificilmente veremos novamente, já que atualmente as piadinhas e a agressão gratuita disfarçam a pobreza argumentativa dos comentaristas. Tem no Netflix com legendas. Imperdível. Recomendado em especial para o amigo 

 

Best Of Enemies - Official Trailer

Like on Facebook:https://www.facebook.com/bestofenemiesfilm 2 Men. 10 Debates. Television would never be the same. Watch the trailer for Best of Enemies fea...

YOUTU.BE

 

 

.

00:00

 

2.512 visualizações

Capitalismo Para o BrasilCurtir Página

Seria interessante ver política neste nível hoje em dia. Ainda que se discorde no mérito, que o futuro do país seja objeto de um argumentação com pretensão de correção por parte dos líderes do país "É uma ilusão pensar que o socialismo reforma o mundo, torna apenas mais autoritário, o mercado tem mais informações do que o governo, erra menos que o governo e se auto corrige mais, o mercado é uma verdadeira forma de democracia econômica equivalente ao voto da vida política, o mercado é uma democracia permanente que cada cidadão vota diariamente, enquanto na vida política ele vota raramente.

Os pecados de desigualdade de renda e ineficiência produtiva do Brasil não são pecados capitalistas, são violações da posição capitalista.

Se o socialismo é bom, porque existiu o muro de Berlim? Porque existiu um grande aparato policial de fronteiras que impedia cidadãos sair de suas terras para respirar? Meus senhores, é uma grande ilusão pensar que o socialismo é capaz de dar satisfação social." - Roberto Campos

 

 

O Poeta Do Castelo - 1959

Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio, a modéstia...

YOUTUBE.COM

CurtirComentarCompartilhar

 

Leandro Karnal e o jeitinho brasileiro.

https://www.facebook.com/leandrokarnalfas/videos/706086746157696/

-05:11

 

15.678 visualizações

Leandro Karnal - Admiradores e FãsCurtir Página

 

 

Carlos Drummond de Andrade declamando seu poema "MUNDO GRANDE"

Poesia para mim é tão necessária e não me lembro quando foi a 1º vez que ela me foi apresentada.…

YOUTUBE.COM

 

 

 

Les Luthiers - El Explicado

Paupa, paupa, paren che

YOUTUBE.COM

 

 

Café Filosófico: Utopia do amor perfeito – Caterina Koltai

A busca de relacionamentos mais satisfatórios implicou grandes mudanças nos papéis masculinos e femininos. Os processos de emancipação…

YOUTUBE.COM

CurtirComentarCompartilhar

 

 

Café Filosófico: O amor é uma coisa que se aprende - Contardo Calligaris

Neste programa o psicanalista Contardo Calligaris desenvolve a idéia de que o amor é uma coisa…

YOUTUBE.COM

 

24 DICIEMBRE, 2015

Este monje budista quiso ser diferente y se convirtió en modelo transexual. INCREÍBLE!

 


 

Mário Sérgio Cortella - Vida Simples

Canal oficial do Blog do Kado - filosofia do cotidiano Conheça o nosso Blog:http://blogdokadoreiter.blogspot.com.br/ Curta…

YOUTUBE.COM

 

 

Lançamento do livro "Mulheres de Cinzas" em São Paulo

No dia 25 de novembro de 2015, Mia Couto lançou no Sesc Pompéia seu novo romance, "Mulheres de Cinzas". Acompanhe como foi o evento que…

YOUTUBE.COM

Companhia das Letras

Patrocinado · 

Confira o vídeo de lançamento do livro "Mulheres de Cinzas", realizado no Sesc Pompeia, em novembro. Nele, Maria Fernanda Cândido, Maitê Freitas, Milton Hatoum e Raphael Garcia realizam leitura dramática de trechos do livro do autor.

Conheça o livro: http://bit.ly/1NKecUa

 

 

Um interessante e pedagógico diálogo entre Blanchard e Krugman:

 

Saving The World Economy

The MIT Gang attacks.

KRUGMAN.BLOGS.NYTIMES.COM

 

 

Karnal: “quem lê Veja não está dividido com nada, é absolutamente fascista”

Em uma palestra primorosa pelo bom humor e pelo conteúdo, o historiador Leandro Karnal arrancou risos da platéia ao expor de forma jocosa, mas…

CARTACAMPINAS.COM.BR

 

Gravidade explicada de forma simples

0:14/3:21


Thiago Brum Nicodemos
compartilhou o vídeo de Luc Anderssen.

 Luc AnderssenCurtir Página

Ontem às 01:26 · 

Pai Explica a Força da Gravidade com Ajuda de seus Filhos

 

 

Global economic inequality video - /The Rules

The richest 300 people in the world are more wealthy than the poorest 3 billion combined. Find out about global economic inequality by watching the video.

THERULES.ORG

CurtirComentar

 

 

 

filme a turma da mônica natal da turma da monica feliz natal pra todos 1970, videos de natal

Desenho muito bom!!!

YOUTUBE.COM

 

 

 

"Sem Pena", que trata da realidade prisional no Brasil

Filme está disponibilizado na íntegra

JUSTIFICANDO.COM

Fernando Savater - A importância do não saber na educação

Fernando Savater, filósofo espanhol, reflete sobre a diferença entre filósofos e professores. Segundo Savater, o professor mantém certo espírito de…

YOUTUBE.COM

 

 

Madre Teresa de Calcutá - Anjo do Inferno - Por Christopher Hitchens

Madre Teresa de Calcutá é uma mulher ainda hoje admirada por muitos, inclusive ateus. Pois aqui…

YOUTUBE.COM

 

 

 

 

 

Desenho do Pato Donald mostrando a Sequência de Fibonacci.

https://www.facebook.com/UniversoRacionalista/videos/835222216594670/?fref=nf

 

 

Em nome da razão - Um filme sobre os porões da loucura (1979). - Vídeo Dailymotion

DAILYMOTION.COM|POR FILMOW

 

OS 13 ANOS DO PT

https://www.youtube.com/watch?v=l53vEk0Qt6U&feature=youtu.be

Breno AltmanSeguir

JOHN LENNON

Há 35 anos era assassinado o músico inglês que fez o mundo cantar a paz, a solidariedade e imaginação.

 

John Lennon - Stand by me (Legendado)

" Stand by Me "é o título de uma canção originalmente interpretada por Ben E. King e escrito por King, Jerry Leiber e Mike Stoller , baseado no espiritual "S...

YOUTUBE.COM

Angelo Tedeschi Ajoelha-te, Michel diante do Deputado Tiririca.http://enfu.com.br/carta-de-tiririca-da-aula-de-politica.../

 

Carta de Tiririca dá aula de política em Michel Temer

Depois de ter seu nome apontado como provável substituto de Dilma o deputado Tiririca apresenta carta aberta que é uma verdadeira aula sobre política. Novamente o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva surpreende o Brasil com sua ética e compromisso com o Brasil e com os brasileiros. Um…

ENFU.COM.BR

 

 

Evangelho da Sustentabilidade - Por André Trigueiro | FOREBLU 2014

FOREBLU - Fórum Espírita de Blumenau / SC "Ciência, Saúde e Espiritualidade" 2º Fórum…

YOUTUBE.COM

 

 

 

Alessandro Galvão .

Interessante documentário acerca da Atari, empresa que marcou a geração que cresceu nos anos 80. Traça um paralelo entre o fim da empresa e o seu último grande lançamento: E.T. O Videogame. Estariam milhões de cópias do jogo, considerado por muitos o pior de todos os tempos, enterradas no deserto do Novo Mexico? Esse "enterro" simbolizou o fim da empresa e de uma era? Vale a pena ver, mesmo para aqueles que não tiveram o prazer de jogar Space Invaders, River Raid, Keystone Keepers, Pitfall, Enduro ou quebrar controles com o Decathlon, né Zalkind e Ranieri😄

 

Documentário: Atari: Game Over - A lenda dos cartuchos enterrados !

Atari: Game Over, o documentário sobre a escavação de cartuchos do game de E.T. - O Extra-Terrestre, foi lançado pela Microsoft. A escavação,…

YOUTUBE.COM


 

 

Videos VF

Sabe de onde vem a palavra Dizimar? E de onde vem “erro Crasso”? E a história de um Senador Romano contra todo um exército? Tudo isso no vídeo de hoje sobre ...

YOUTUBE.COM

 

 

Woody Allen | Videos TCM | TCM

Si les decimos que el próximo martes, 1 de diciembre, Allan Stewart Konigsberg cumple 80 años probablemente no les diga nada. Pero si les aclaramos que tras ...

YOUTU.BE

 

 

 

Cora Coralina - Saber viver por Juca de Oliveira

Poema de Cora coralina,na voz de Juca de Oliveira Gostou, quer mais videos como esse, deixe seu joinha e se inscreva no canal. Nossa página do…

YOUTUBE.COM

 

 

Documentário que desvenda parte da Lisboa romana por debaixo dos nossos pés

O documentário Fundeadouro Romano em Olisipo, de Raul Losada, inclui uma recriação em três dimensões da cidade na época romana.

 

 

 

A Revolução dos Bichos George Orwell Dublado 1999

 

YOUTUBE.COM ·276 COMPARTILHAMENTOS

 

nelson rodrigues

 

 

Nelson Rodrigues - Otto Lara Resende - Entrevista / Parte 1 de 3 ...

 9:50

https://www.youtube.com/watch?v=bg6CTwVwsss

1.      

26 de jan de 2007 - Vídeo enviado por emimello

Entrevista de Otto Lara Resende com Nelson Rodrigues, exibida pela TV Globo em 1977. Parte 1 ...

PAINEL - Entrevista de Otto Lara Resende com Nelson Rodrigues

memoriaglobo.globo.com/.../entrevista-de-otto-lara-resende-com-nelson-rodrigues.ht...

1.      

A obsessão de Nelson Rodrigues foi justamente um dos temas da entrevista, mais precisamente a lendária obsessão pela figura do próprio Otto Lara Resende, ...

Otto Lara Resende x Nelson Rodrigues | VEJA.com

veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/otto-lara-resende-x-nelson-rodrigues/12 de set de 2012 - Prosseguindo a celebração do centenário de Nelson Rodrigues, a coluna reproduz a brilhante entrevista concedida ao escritor Otto Lara

 

 

 

 

Paulo Sergio Pinheiro fala sobre a responsabilidade das grandes potências na guerra da Síria

YOUTUBE.COM

 

 

 

 

 

Seu verdadeiro crime (sobre Oscar Wilde – com vídeo)

Posted: 23 Mar 2015 06:25 AM PDT

>> Produtos para quem ama poesia: www.amopoesia.com.br

Seu verdadeiro crime

O que eles jamais perdoaram a Oscar Wilde é que ele era profundo sem ser chato.

Mario Quintana )
(Do livro “Da preguiça como método de trabalho”, retirado por mim mesmo, sem erros, de Poesia Completa – Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 676)

Documentário em inglês sobre a vida de Oscar Wilde, bem completo e interessante. Vale gastar três minutinhos e assistir:


http://www.youtube.com/embed/hXWaomWKmVA

Por Fabio Rocha, para A Magia da Poesia

OBS.: Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou para receber as atualizações da Magia da Poesia. Desde 1999, trabalho no projeto deste site. Invisto meu próprio tempo e dinheiro para divulgar minha paixão: poemas. Aqui são divulgados apenas poemas de grandes poetas sem erros ou falsas autorias. Gosto de espalhar a poesia dos poetas que mais me inspiraram, mas respeitando os autores. Hoje temos uma média de 5 mil visitas por dia, muitos destes estudantes e professores. Se vê valor neste trabalho, por favor, considere fazer uma doação, única ou periódica: junte-se a nosso time de contribuidores clicando aqui. Qualquer compra em nossa loja virtual também ajuda. (Se não puder, tudo bem, é um prazer por si só levar até você poesia com cuidado e carinho.) 


* Se recebeu este e-mail encaminhado de um amigo, cadastre seu e-mail aqui para continuar recebendo nossas atualizações diretamente na sua caixa postal. Se quiser se descadastrar a qualquer momento, basta clicar em "unsubscribe now", ao final de cada mensagem.

 

You are subscribed to email updates from A Magia da Poesia 
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Email delivery powered by Google

Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States

Área de anexos

Visualizar o vídeo Oscar Wilde do YouTube

Oscar Wilde

 

 

 

 

Literatura - Romantismo Primeira Geração - Aula 1

Já deu vazão ao seu lado ufanista hoje? Como? Nem lembra o que é ufanista? Então dê uma olhada nessa aula sobre a Primeira Geração do…

YOUTUBE.COM

 

 

 

Informe UnB: O poder e o poder político em Shakespeare

Antecipando as comemorações dos 400 anos do nascimento de Shakespeare, o escritor Theófilo Silva ministrará a palestra "O poder e o poder….YOUTUBE.COM

 

 

Gabriel García Márquez entrevista a Pablo Neruda

Fuente: Fundación para el Nuevo Periodismo Iberoamericano

https://www.youtube.com/watch?v=1520QZIclmI&feature=youtu.be

 

0:33/44:42

14.577 visualizações

Senegal, Ser Negão, Ser LegalCurtir Página

O documentário sobre imigrantes em rio grande do sul que foi ao ar no dia (19/11) na TV Brasil já está on line. Repórter: Bianca Vasconcellos da Tv Brasil. Assistem!

PerdoeSem...pps

 (243,0 KB)

Baixar como zip

 

Canal Brasil

Patrocinado · 

Assista agora aos filmes "Olho Nu", "Rock Brasília", "Dzi Croquettes" e "Loki - Arnaldo Baptista" na íntegra! É só clicar aqui >http://bit.ly/MostraDOC

 

 

Retomar vídeo

 

Assistir mais

canalbrasil.globo.com

 

Mostra Documentários Musicais do Canal Brasil! Assista agora!

CANALBRASIL.GLOBO.COM

 

 

A Religião e o Fundamentalismo - Leandro Karnal

YOUTUBE.COM

 

 

8 h · 

Curso de "Sociologia da Religião" por Michel Lowy Completo: de Marx e Engels a Eric Hobsbawm... Ou do Necessário em tempos nefastos!!!

 

Confira os vídeos do curso Sociologia Marxista da Religião, de Michael Löwy na TV Boitempo

Em tempos acirramento de fundamentalismos pra todos os lados, a Boitempo lança esta semana o aguardado "O absoluto frágil, ou, porque vale a pena lutar…

BLOGDABOITEMPO.COM.BR

 

A "GIRL POWER" JOUT JOUT PRAZER!

Campeã de acessos no youtube, jornalista por formação, niteroiense, não-engajada em nada político-ideológico-filosófico, circunscrito e decidido a priori, Julia faz vídeos simples, diretos, curtos, sem roteiro, sem produção, e que abordam temas-tabu para mulheres e homens.

Jout Jout É uma lufada de ar fresco nas enfadonhas mídias sociais. Com ela eu aprendi, por exemplo, o que são "garrulitas vaginae" , ahahahaahah. Muito bom este vídeo! ...

Continuar lendo

 

 

 

Bruno Lima Rocha

QUEM SAMBA FICA 
Viva o cinema brasileiro - outro clássico de Leon Hirzsman, um curta metragem com o mestre Nelson Cavaquinho. Rodado em 1969 (mesmo ano do assassinato de Carlos Marighella), vale como homenagem ao samba, expressão maior da alma coletiva do país do racismo institucional e do coletivismo intrínseco que nos atravessa. Assim como Artigas, Zumbi sempre teve razão.

 

Nelson Cavaquinho - Documentário 1969 [completo]

Curta-metragem sobre o sambista Nelson Cavaquinho, filmado em 1969 pela lente de Leon Hirszman, um Nelson Cavaquinho de 59 anos de…

YOUTUBE.COM

 

 

 

Paulo César Pinheiro - Capoeira de Besouro (2010) Álbum Completo - Full Album

Composições primeiramente voltadas para o musical Besouro Cordão de Ouro, escrito em 2004…

YOUTUBE.COM

 

Os Fagundes comemoram 30 anos do Canto Alegretense ...

www.guiadasemana.com.br/.../os-fagundes-comemoram-30-anos-do-can...

14 de jun de 2013 - O Canto Alegretense é uma resposta de Nico Fagundes sobre onde fica ... A música tradicionalista toma conta do Araújo Vianna, com Nico, 

Os Fagundes - O Grande Encontro no Teatro Oi Araújo ...

https://www.facebook.com/osfagundes/posts/510259509072498

 

 

O Grande Encontro no Teatro Oi Araújo Vianna vai contar com a participação Dos Fagundes. Um show ... 20ª Canto Alegretense – intérpretes Os Fagundes

Marilinda Marques Fernandescompartilhou um link.

14 h · 

 

Madredeus - os moinhos . pregão . maio maduro maio (letra)

___ Os moinhos ___ Composição: Pedro Ayres Magalhães / Rodrigo Leão ___ Pregão ___ Composição: Francisco Ribeiro Olha a estrela de…

YOUTUBE.COM

 

O que é a intolerância? Veja este filme curta metragem animado e reflita...

por Aldemir Faria

Via Lindsei Perez Guarani Kaiowá.

 

 

 

O pensamento indígena amazônico

Data: 16/06/2009 Palestrante: Prof. Eduardo Viveiros de Castro Instituição: Departamento de Antropologia - Museu Nacional - Rio de Janeiro Resumo: Apresentaç...

YOUTUBE.COM

 
 
Ganas Tango Clube

Patrocinado · 

Uma noite para entrar em contato com a cultura do tango social. Homens e mulheres se reúnem para aprender sobre tango enquanto tomam mate, comem coisas gostosas, conversam, escutam música e assistem dança.

 

 

Primeiro encontro com o tango

GANAS.COM.BR

 

 

macaco salva outro na india - YouTube

 1:08

https://www.youtube.com/watch?v=WXjB-7Yjanc

21 de dez de 2014 - Vídeo enviado por Xico Latas

macaco salva outro na india. ... AFRICA - Menino sobrevive na selva por oito meses com ajuda de ...

Macaco tenta de tudo para ressuscitar colega inconsciente ...

noticias.uol.com.br/.../macaco-tenta-de-tudo-para-re...

21 de dez de 2014

macaco salvador tentou de tudo para acordar o animal --bater, morder e até ... As pessoas ajudam ...

 

 

Dancing Crazy (Chipmunk Version) - YouTube

 3:41

www.youtube.com/watch?v=Cde-0mgiTYc

9 de mar de 2012 - Vídeo enviado por mariel ferry

This video was create by http://www.Pie-Tube.com Enter Today and create your own movie. Dancing Crazy- By ...

 

 

O Colorido de Aprender e Conviver - YouTube

 1:11

www.youtube.com/watch?v=8tVmlna2h9A

5 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Lipeeh da Rosaah

 de Leão Porto Alegre - Rio Grande do Sul Esse vídeo foi produzido para participação no concurso Curta ...

 

 

 

 

Femme Fatale -The Velvet Underground (Edie Sedgwick )

I made this vid in the memory of the beautiful Edie Sedgwick

YOUTUBE.COM

 

 

Ricardo Timm de Souza‎ to RealidadePolítica, Filosofia Política & Realpolitik - o Brasil no dia a dia

 

Quando um jovem defende a ditadura, dou uma aula de história, afirma Leandro Karnal

Já quando é alguém de idade, historiador diz que questiona problemas de memória da pessoa

YOUTUBE.COM

 

Esperamos demais da vida e do amor, e nos esquecemos que só precisamos contar com ....

Esperamos demais da vida e do amor, e nos esquecemos que só precisamos contar com…

VIRALNEU.DE/

 

 

Jean Claude Vasseur

Je vous recommande cette vidéo d'une qualité exceptionnelle de Paris en 1920

Ver tradução

 

 

Incontornável Polanyi

Ruy Braga / "O legado teórico de Karl Polanyi espalhou-se por várias especialidades das ciências…

BLOGDABOITEMPO.COM.BR

TV CULTURA http://www.cpflcultura.com.br/

próximos eventos

 

Café Filosófico - Vaidade - Orgulho nosso de cada dia, com ...

 52:42

www.youtube.com/watch?v=u5RXtO1eII8

18 de set de 2014 - Vídeo enviado por Rodrigo Philemon

Café Filosófico - TV Cultura. ... Vaidade - Orgulho nosso de cada dia, com Leandro Karnal (Versão TV ...

 

 

 

Noam Chomsky on ISIS

Chomsky on islamic fundamentalism, ISIS and the consequences of the Iraq War.

YOUTUBE.COM

 

 

Panorama Ipea - Direito à Água

No Panorama Ipea desta semana, vamos conversar sobre o acesso à água, considerado pelas Nações Unidas um direito humano essencial. Convidados: Maria da Pieda...

YOUTUBE.COM

 

Amor romântico x Amor Genuíno

" O apego diz: eu te amo e quero que me faça feliz. O amor genuíno diz: eu te amo e quero que sejas feliz. Se isso me incluir, ót...

Ver mais

 

Amor romântico e amor genuíno | Jetsunma Tenzin Palmo on romantic love

[Ative a legenda no canto inferior direito do vídeo] Entrevistamos Jetsunma Tenzin Palmo...

YOUTUBE.COM

 

 

Anna Maria Monteiro Este de duas horas?https://www.youtube.com/watch?v=l631AyMUsx0

 

Documentário sobre Raul Seixas

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 1 · Ontem às 17:12

 

 

Marcos Maia Como explica-se este tipo de fenômeno, professor Cesar Benjaminhttps://www.youtube.com/watch?t=133&v=jmrnEoaoq70

 

Mario Duayer | Grundrisse | Aula 6 | III Curso Livre...

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 11 min

 

 

Conferência Neurociências & Psicanálise

https://www.youtube.com/watch?v=00k1DxTk-uE

https://www.youtube.com/watch?v=jkxd8VtKT80

 

Benilton Bezerra Jr. e Sidarta Ribeiro - Conferência Neurociências e Psicanálise 2011 (1de2)

discutem sobre a "Ciência Psicanalitica"com Luis Henrique Milan Novaes (coordenador da mesa)...

YOUTUBE.COM

Curtir   Comentar   

 

Flávia Timm compartilhou a foto de Tania Quaresma.

8 h · 

MARAVILHOSO INVESTIMENTO E PROJETO DE TANIA QUARESMA!!!!

 

Tania Quaresma com Dyarley Viana

Exibição do vídeo Jovens Catadores de História... Diarley, ex catadora e atual pedagoga e assessora política, cantando um Rap, de improviso, na oficina de RAP.

 

 

 

Machado de Assis - documentário completo

YOUTUBE.COM

 

 

Quem foi Kafka? Documentário excepcional com legendas em português

Usando atores para interpretar as pessoas que melhor conheciam Kafka, o filme é um mosaico de depoimentos, intercalados com trechos da obra do escritor, que...

CONTIOUTRA.COM|POR CONTI OUTRA, ARTES E AFINS.

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

Filmes sobre Vieira

  1. Filme / DVD - Palavra e Utopia (Palavra e Utopia / Word and Utopia ...

interfilmes.com/filme_15767_Palavra.e.Utopia-(Palavra.e... - Em cache

 

 vídeo de Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

7 h · Editado · 

Cuidado! Esta é a indústria da doença

Assustador para dizer o mínimo!

Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

 


http://youtu.be/tuPvOifsXqI


Enviado do meu iPad

Área de anexos

Visualizar o vídeo ESCOLA DE REDES com Augusto de Franco em Diálogos 149 do YouTube

ESCOLA DE REDES com Augusto de Franco em Diálogos 149



 

 

 

 

Entrevista: Martin Heidegger e o monge Tailandês Bhikku Maha Mani (Legendas em Português) Parte 1/2

(Clique no ícone 'Legendas/CC', no canto inferior...

YOUTUBE.COM

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

Salo de Carvalho

Ontem às 11:42 · Rio de Janeiro · Editado · 

As metáforas, as ironias e o politicamente correto.
Em voz alta, após uma conversa com a Mariana Assis Brasil Weigert: é incrível a incapacidade de muitas pessoas para a ironia; particularmente esta falta de ironia me irrita muito; talvez exatamente pela falta de ironia é que o politicamente correto tenha se estabelecido como regra; no momento em que as pessoas perdem a capacidade de abstração, a ironia das metáforas passa a ser ofensiva; trata-se de um elogio ao "literal"; raciocínio burocrático, cartorário. 

 

Poeta ensina ao carteiro o significado da palavra metáfora

Cena do filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford. O carteiro recebe dicas do poeta para conquistar seu grande amor.

YOUTUBE.COM

 

 

 

Sociologia e religião: visões de Weber, Marx e Durkheim

As três principais escolas sociológicas e a religião: protestantismo e capitalismo em Max Weber, alienação e capitalismo em Karl Marx e simbolismo e sociedad...

 

Salvar

YOUTUBE.COM · 241 COMPARTILHAMENTOS ·28 DE FEVEREIRO DE 2015

 

 

 

Cesar Benjamin

Ontem às 16:06 · 

Via Lenisvaldo Araujo Lucas e Gera Di Giovanni. Ainda não vi. Verei à noite. E o site traz muitas outras palestras que podem ser interessantes.

[Debate] - Theodoro Adorno e Arnold Gehlen (legendado português)

Debate entre Adorno e Gehlen na TV alemã em 1965 sobre o tema "Liberdade e Instituição", legendado em português. Theodor Adorno (1903 - 1969) foi um...

FILOSOFIAEMVIDEO.COM.BR

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

 

 

Augusto Boal

Compilação do acervo áudio-visual do Instituto Augusto Boal

YOUTUBE.COM



 

Documentário norte-americano diz que mídia brasileira é patrocinada pelo governo dos EUA para...

Documentário viral nos EUA, 'Koch Brothers Exposed' lançado em 2012 mostra como os bilionários David e Charles Koch compraram o congresso norte-americano e hoje patrocinam a grande mídia brasileira para atacar a Petrobrás

 

Salvar

PORTALMETROPOLE.COM ·45.390 COMPARTILHAMENTOS · 16 DE MARÇO DE 2015

 

 

 

A carne ovina e o coração - Cadeia Produtiva - Saúde & Qualidade de Vida - FarmPoint

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte na população brasileira e mundial e a angina de peito é a sua manifestação mais freqüente. O infarto agudo...

FARMPOINT.COM.BR

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

Pessoas que acham que sabem tudo viram objeto de estudo - GloboNews - Vídeos do GloboNews em...

Você deve conhecer alguém que acha que sabe de tudo de um assunto, mas no fim das contas não passa de um palpiteiro. Pessoas que acham que sabem tudo...

G1.GLOBO.COM

563 curtidas63 comentários102 compartilhamentos

 


Além de Economia

20 h · YouTube · 

No dia do(a) economista, lembremos a Profa e Mestra Maria da Conceição Tavares sobre o significado do ser economista

Confiram...

 

Recado de Maria da Conceição Tavares para os jovens economistas

Maria da Conceição Tavares manda um recado para os jovens estudantes e interessados em Economia.

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

Revelado o segredo da riqueza - Home - Dr. Grana

www.doutorgrana.com.br/…velado-o-segredo-da-riqueza

Eventualmente me perguntam: Dr. Grana, como é que faço para ficar rico? Conheça a resposta.

Gastar menos do que se ganha é o segredo da riqueza

www.opequenoinvestidor.com.br/…2/gastar-menos-se...

Muitos pensam que seu maior problema financeiro é a baixa renda. Algumas vezes, até é. Mas, na maioria das vezes, o segredo é gastar menos do que se ganha

LEI DA ATRAÇÃO - Riqueza, Prosperidade, Saúde e Felicidade

osegredodaatracao.blogspot.com

Aprenda a utilizar a LEI DA ATRAÇÃO - Como melhorar sua vida no financeiro, na saúde e no sentimental. Ensinarei tecnicas SECRETAS que são SEGREDOS dos ...

segredo pra Riqueza - YouTube

www.youtube.com/watch?v=svyFgLfD6tc

segredo pra Riqueza ... Super Oração da Riqueza e Abundância by Brando Rizzo - Duration: ... "O Segredo" paraRiqueza (SAURIFEL) - Duration: 

 

 

 

 

 

FIN.11 - O Segredo da Riqueza e da Miséria das Nações ...

 55:59

www.youtube.com/watch?v=X_RwEdRGLMQ

14 de jul de 2014 - Vídeo enviado por Inairo Gomes

Neste vídeo mostraremos os efeitos da CORRUPÇÃO (Macro, no Atacado e no Varejo) e da Má Gestão ...

 

 

 

 

O Mercado de Noticias 2014

YOUTUBE.COM

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

 

ORACIÓN A LA VIDA: Un poema de Lou Andreas-Salomé con música de Nietzsche

Video con la traducción del poema de Lou Andreas-Salomé: Oración a la vida. Imágnes y música de la...

YOUTUBE.COM

Curtir   Comentar   

Compartilhar

 

Maravilha, postada pelo meu amigo Cassiano Oliveira

 

Bresil Baroque CD 1 - Música Sacra do Brasil Colonial

Sao Paulo - Minas Gerais - Rio de Janeiro Volume I MUSICA SACRA DO BRASIL COLONIAL Par le Choeur et l'orchestre Vox Brasiliensis Direction Ricardo Kanji 1 Ma...

YOUTUBE.COM

Curtir   Comentar   

 

 

O poder das palavras

https://youtu.be/vdNghrAeks0

UPDATEORDIE.COM

 

ODISSÉIA

A Odisséia de Homero narra as aventuras de Ulisses durante 10 anos de ausência ao lar, compondo-se de quatro partes a narrativa.

FILME COMPLETO- https://www.youtube.com/watch?v=R52xCaypJRw

...Ver mais

 

A Odisséia (Homero)

Odisseia é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É a segunda obra existente da literatura ocidental, tendo sido escrita...

YOUTUBE.COM

https://www.youtube.com/watch?v=Z1LCBp0twLE

The Great Euro Crisis BBC Documentary

Misiewiczsyvt

1 752

267 111

Publiée le 1 août 2013

COMMENTS - Antonio Artuso -
 Communist Reconstruction Canada / United Front against Fascism and War (Canada) - 07 juillet 2015

The peoples of Canada and the world must wake up fast.
Capitalism is (1) exploitation of the workers by capitalists (2) oppression of the peoples by the capitalist State, (3) plunder of the natural resources of countries by multinationals, (4) general economic crisis, (5) fascism, (6) war.
PEOPLE OF CANADA MUST WAKE UP - UNITE AGAINST CAPITALISM
 

FRANÇAIS : Message transmis par Reconstruction communiste Canada / Front uni contre le fascisme et la guerre (Canada)

ENGLISH: Message circulated by Communist Reconstruction Canada / United Front against Fascism and War (Canada)

ESPAÑOL: Mensaje difundido por Reconstrucción Comunista Canadá / Frente Unido contra el Fascismo y la Guerra (Canadá)

PORTUGUÊS: Mensagem difundida por Reconstrução Comunista Canadá / Frente Unida contra o Fascismo e a Guerra (Canadá)

Antonio Artuso – pueblo@sympatico.ca

Área de anexos

Visualizar o vídeo The Great Euro Crisis BBC Documentary do YouTube

The Great Euro Crisis BBC Documentary

 

 


Jorge Alexandre Saes

1 h · 

http://www.dailymotion.com/video/x2f1cmb

Filme completo - legendado.

F146 - Zorba, o Grego

DAILYMOTION.COM|POR MEMOCINE

 

Curtir · Comentar · 

Compartilhar

 

 

As Teorias Econômicas de Keynes - Análise do Professor Luíz Belluzzo.avi

Abordagem dos aspectos da teoria Keynesiana, comparando-as com a teoria Clássica e...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · 

Compartilhar

 

https://www.youtube.com/watch?v=x-NbSM8FgbA

 

Justo Verissimo e sua corruptocracia

Justo Verissimo e sua corruptocracia...

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 

 

 

Neil Young lança disco contra Monsanto | Brasil de Fato

Álbum que denuncia gigante do agronegócio pode ser ouvido de forma gratuita na internet.

BRASILDEFATO.COM.BR

Curtir · Comentar · 

Compartilhar

 

 GLOBO NEWS PAINEL / Especialistas debatem as ‘pedaladas’ nas contas do governo em 2014

 

Para quem não teve oportunidade de assistir ao excelente programa Globo News Painel em que especialistas convidados discutiram o grande tema do momento ( as críticas do TCU- Tribunal de Contas da União às "pedaladas" nas contas do governo em 2014), clicando abaixo será possível acompanhar o programa. Atenção em especial para as intervenções do Presidente do Tribunal (excelente, sempre que intervinha) e do economista do IPEA Mansueto Almeida (também muito bom, quando lhe deixavam falar...).


http://globosatplay.globo.com/globonews/v/4268104/

 

 

 

239.396 visualizações

MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

E agora Kátia Abreu?

Reforma agrária às avessas beneficia ministra da agricultura.

Projeto agrícola distribui terras pertencentes a agricultores familiares no Município de Campos lindos-TO, executada pelo Governo Siqueira Campos, para beneficiar grupo político no Tocantins e caso pode parar na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Leia mais:
http://migre.me/q6CqA

O caso é investigado pela Defensoria Pública Agrária do Tocantins e tem foco no favorecimento de políticos pela distribuição irregular de terras no estado. Documentos obtidos pelo Canal Rural com exclusividade mostram que a ministra Kátia Abreu, está envolvida.

 

Cineastas em Exílio: Do Terceiro Reich a Hollywood | Curta ...

 1:31

www.youtube.com/watch?v=p18GYmIDdYI

19 de jun de 2014 - Vídeo enviado por Canal Curta

Cineastas em Exílio: Do Terceiro Reich a Hollywood | Curta! ... indústria do cinema alemão, tido com ..

 

 

os deuses dançam. 

Alp Alphan

Photographed and animated by Nina Paley. Music by Todd Michaelsen

Ver tradução

Compartilhar

 

 

 

 

Crime & Castigo

Documentário sobre um dos romances mais importantes, lidos e festejados da literatura, Crime & Castigo, escrito por Fiódor Dostoiévski — publicado originalmente em 1866. Conta a história de um crime e suas consequências. Trata-se de um enredo de suspense e de grande tensão, de uma profundidade psicológica única, passado na turbulenta Rússia tzarista do século XIX.

Rodion Românovitch Raskólnikov é um jovem pobre e inteligente, ex-estudante da universidade local...

Ver mais

 

 

Documentário — Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

Documentário sobre um dos romances mais importantes, lidos e festejados da literatura, Crime & Castigo, escrito por Fiódor Dostoiévski — publicado originalme...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · 

Compartilhar

 

 

 

Elias Mendes

"no futuro seremos centauros cognitivos" (segundo dona Marilena Chauí) meus amigos, híbridos de gente e maquina, ciborgues autômatos e super produtivos. ao meno...

Ver mais

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

Apostrophes Marguerite Yourcenar 1979 subt castellano

Entrevista realizada por Bernard Pivot a la escritora Marguerite Yourcenar en 1979 para su programa Apostrophes, donde comenta varios pasajes de su vida y su...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 


Ileno Costa
 compartilhou o vídeo deNRDC (Natural Resources Defense Council).

11 h · 

6.413.159 visualizações

NRDC (Natural Resources Defense Council) com Mickey Garza

Borders don’t stop dirty air. This NASA video shows how air pollution from Asia changes weather and climate around the world. http://on.nrdc.org/1EPSH18

Ver tradução

Curtir · Comentar · Compartilhar · 5

 

 

Afonso Jr de LimaRealidadePolítica, Filosofia Política & Realpolitik - o Brasil no dia a dia

26 min · 

Neoliberalismo dos 1990 - FMI e Banco Mundial e suas políticas recessivas; o mundo se reorganiza- um vídeo de 2003 que fizemos no Fórum Social Mundial, que trouxe milhares de pessoas do mundo todo a Porto Alegre Emoticon smile

 

Dicionário das Globalizações

WSF: Porto Alegre

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

Refugiados gravam música e vídeo em que agradecem abrigo no Brasil

Mais de 50 refugiados que moram em São Paulo ajudaram no vídeo. Objetivo é quebrar preconceito que muitas vezes sofrem.

G1.GLOBO.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

Como enfrentar os CANALHAS?

* A ética é a vitória da CONVIVÊNCIA sobre a canalhice, do interesse geral sobre as vontades particulares que pretendem agredi-la.

* Uma sociedade eticamente preparada deve estar preparada para enfrentar o canalha. 

...Ver mais

 

Como enfrentar os canalhas | Clóvis de Barros Filho

Segundo o professor Clóvis de Barros Filho, a ética é a vitória da convivência sobre a canalhice, do interesse geral sobre vontades particulares que pretende...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

Anna Maria Monteiro

3 h · 

A tolerância é uma RESISTÊNCIA ao ódio. A tendência do ser humano é evitar a DISSONÂNCIA COGNITIVA, ou seja evitar pensamentos que se opõem aos nossos pontos de vista. A TOLERÂNCIA é uma resistência à DISSONÂNCIA COGNITIVA.

VÍDEO DE 6 MINUTOS

 

TOLERÂNCIA - CLOVIS DE BARROS FILHO

Trecho da palestra do lançamento do livro do professor disponível em www.espacoetica.com.br

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

CONTRA-HISTÓRIA DA FILOSOFIA- PENSADORES ESQUECIDOS.

Os filósofos chapa branca X os esquecidos

4 MINUTOS de VÍDEO...

Ver mais

 

Contra-história da filosofia: pensadores esquecidos | Clóvis de Barros Filho

----- Inscreva-se no canal -http://smarturl.it/CasadoSaber Vídeos novos terças...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

O PARADOXO DO AMOR NA VISÃO DE PLATÃO & SÓCRATES

"AMAR É DESEJAR", Sócrates assim definia o amor, mas se amor é desejo, desejo será o quê? Desejo será a energia que mobilizamos para ir atrás do que queremos. Aí surge o paradoxo. Se amor É desejo, logo que conquistado, acaba o desejo, acaba o amor....O desejo faz você amar o que não tem e não amar o que já tem.

Muitas das coisas que vem, não escolhemos, dependem do acaso, mas as coisas que podemos escolher já serão alegradora...

Ver mais

 

Amor é desencontro. | Clóvis de Barros Filho

Inscreva-se no canal - http://smarturl.it/CasadoSaberVídeos novos às terças e quintas, 10h. Para Sócrates, amar é desejar. Logo, segundo o filosofo, quando ...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

 

 

A História da Matemática 1 - A Linguagem do Universo

É o primeiro de quatro episódios da série, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que form...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

O BRASIL DE TODAS AS LUTAS 
Memórias da luta popular brasileira e uma reflexão para os tempos de hoje. Uma boa síntese da Revolta da Vacina, episódio histórico que Joel Rufino dos Santos produziu um excelente material para-didático. Segue o link para o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SBLVc8BWsnY

 

História do Brasil - A Reforma Urbana do Rio de Janeiro e a Revolta da Vacina.

A História da Revolta da Vacina, conflitos populares no início da República, Oswaldo Cruz,...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=XBjkxRgLdAI

CAFÉ FILOSÓFICO. VALE A PENA. 
SAÍMOS UM POUCO DAS TRIVIALIDADES DIÁRIAS.

 

Hamlet de Shakespeare e o mundo como palco - Leandro Karnal (íntegra) HD

Créditos:http://www.cpflcultura.com.br/wp/2015/04/28/hamlet...

YOUTUBE.COM

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=uY1EJ7BhP6Q

 

O ódio no Brasil - Leandro Karnal

Afinal, o que é e o que não é pecado? Será que existe uma resposta para essa pergunta que seja verdadeira em todos os tempos da história? Ou será que a nossa...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 


Anna Maria Monteiro

1 h · 

Nesta aula, o professor Clóvis explica uma virtude moral e uma característica do Estado, numa relação entre o que é ética e o que é política, a partir do pensamento aristotélico.

https://www.youtube.com/watch?v=OwWCIOsra2Q

 

Tolerância e Laicidade

Site oficial do Professor Clóvis de Barros Filho:www.espacoetica.com.br Nesta aula, o professor Clóvis explica uma virtude moral e uma característica do Est...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

Anna Maria Monteiro

28 min · 

Confrontos Religiosos e Fundamentalismos - Leandro Karnal

A paz liberal que resultaria da globalização foi abalada por espetaculares atentados atribuídos ao fundamentalismo religioso. O mundo tecnológico do século XXI é abalado por movimentos em nome de Deus. O velho espírito de Cruzada e Guerra Santa, nunca apagado de fato, parece ser a marca de um novo tipo de conflito e uma nova estrutura de Guerra Fria que não mais opõe socialismo e capitalismo, mas os diversos credos e suas respectivas representações civilizacionais. Seriam, as expressões religiosas, conceitos porte-manteaux para encobrir outros conflitos? Quais os aspectos mais relevantes dos choques religiosos? Os choques do passado seriam muito distintos dos atuais? Quais são as possibilidades da convivência e do diálogo entre as religiões?

Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1994), atualmente é RDIDP da Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de interesse incluem os temas da Catequese, Representação e Conquista Espiritual.

https://www.youtube.com/watch?v=Jyt9tBBBbMY

 

Palestra: Confrontos Religiosos e Fundamentalismos - Leandro Karnal

Sinopse: A paz liberal que resultaria da globalização foi abalada por espetaculares atentados atribuídos...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

Escreva um comentário...

 

https://www.youtube.com/watch?v=K4mNlPANc-E

Cidade do Silêncio

Lauren, uma jornalista ambiciosa de Chicago, é enviada para cobrir os estupros seguidos de morte que vêm ocorrendo na fronteira entre os EUA e o México. Cheg...

youtube.com

 

Fim da conversa no bate-papo

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=EaFpfX4GcbU

Trechos do filme Como estrelas na Terra, toda criança é especial

Estes trechos destacam as limitações da família em identificar uma dificuldade de aprendizagem da criança, a dislexia nesse caso, e como a escola tradicional...

youtube.com

Aqui, na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=oTqMHlBHQyQ

Como Estrelas Na Terra

O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro períod...

youtube.com

 

 

 

 

 

Vídeo censurado nos EUA, Bilionário conta o que ricos não querem que você saíba

Um dos homens mais ricos do mundo, Nick Hanauer disse em uma conferência o que os ricos não querem que você saiba

PORTALMETROPOLE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

 

 Business Insider.

7 h · 

950.284 visualizações

Business Insider

This animated map shows how humans migrated across the globe.

Ver tradução

Curtir · Comentar · Compartilhar · 2

PARABENS, RAINHA SÍLVIA, VC FEZ CERTO, VC É BRASILEIRA MAS VIVE MESMO NA SUÉCIA,!!

Vera Lúcia

Assista e divulgue, temos esperança de tornar um sonho em realidade! Este vídeo apresenta como colocar os pingos nos "is".

 

Anna Maria Monteiro Sim e aponta os problemas da crença em si mesmo e dessas cartilhas de auto-ajuda. A chamada "teologia do empreendedorismo" parte da falácia que todos podem virar Eike Batista, quando na verdade isso é mais uma ilusão, sobretudo porque Eike Batista, assim como Steve Jobs contam em suas biografias sobre os meios Nada éticos para chegarem onde chegaram...9 minutos de vídeo- https://www.youtube.com/watch?v=CDkrkhhvOvY

A Teologia do Empreendedorismo - Leandro Karnal

YOUTUBE.COM

 

A Teologia do Empreendedorismo - Leandro...

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 23 h

 

Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia proferida pelo prof. Dr. Leandro Karnal (Unicamp).
13 mai. 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=cqYpFwki1CA

Tempo, historiografia e mundo líquido, com Leandro Karnal

YOUTUBE.COM

 

Tempo, historiografia e mundo líquido, com Leandro Karnal    

 

Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia proferida pelo prof. Dr. Leandro Karnal (Unicamp). 13 mai. 2015.

 

YOUTUBE.COM

QUEM É O BÁRBARO ATUAL? 
" O nazismo floresceu no país mais culto da Europa."

É bárbaro todo aquele que propõem a EXCLUSÃO do outro. 

...Ver mais

Somos os infernos dos outros? - Leandro Karnal

YOUTUBE.COM

 

Somos os infernos dos outros? - Leandro Karnal

Continuação da palestra.

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 


Anna Maria Monteiro
 https://www.youtube.com/watch?v=yZEiHRi32Cg

Hamlet - Ser ou não Ser.

YOUTUBE.COM

 

Trecho da consagrada passagem do livro de Shakspeare: "Ser ou não ser, eis a...

YOUTUBE.COM

 

 

 

Hamlet de Shakespeare e o mundo como palco, Com Leandro Karnal (íntegra) | cpfl cultura

2015Café Filosófico Hamlet de Shakespeare e o mundo como palco, Com Leandro Karnal (íntegra) 28 de abril de 2015 in Vídeos “Hamlet é o...

CPFLCULTURA.COM.BR

 

 

Casa de Rui Barbosa

Christian Lynch (pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa) e Lúcia Maria Velloso (chefe do Arquivo Histórico Institucional da FCRB) gravaram para a Tv Brasil para matéria sobre a Exposição “A Abolição e seus registros na vida privada II”.

Saiba mais sobre a exposição:http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php…

Curtir · Comentar · Compartilhar · 352

 

BE.COM

 

Trabalho Interno

De Charles Ferguson, cineasta nomeado ao Oscar® (por No End in Sight), vem...

YOUTUBE.COM

 

 

"O PODER DO MITO", de Joseph Campbell (1988, 360 min) [Assista/Baixe a Série Completa, Legendas...

O PODER DO MITO Joseph Campbell & Bill Moyers * * * * 1º EPISÓDIO - A Mensagem do Mito [DOWNLOAD] [LINK ALTERNATIVO] * * * * * 2º EPISÓDIO - A Saga do Herói [DOWNLOAD] [LINK ALTERNATIVO] * * * ...

ACASADEVIDRO.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

USP lança site com 800 videoaulas grátis

// Olá leitores do Canal do Ensino! USP lança site com 800 videoaulas grátis, com a intenção de disponibilizar para o Brasil parte de seu acervo didático, a Universidade São Paulo (USP) criou o Portal e-Aulas USP. São cerca de 800...

CANALDOENSINO.COM.BR

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

BRASIL 1930-80

http://www.alemdeeconomia.com.br/blog/?p=15824

 

Além do Cidadao Kane (completo)

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das rela...

YOUTUBE.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

 

Cientistas descobrem água em estado líquido e quente em lua de Saturno - GloboNews - Vídeos do...

O planeta Saturno tem 72 luas. Uma delas, vem chamando a atenção da Nasa.

G1.GLOBO.COM

Curtir · Comentar · Compartilhar

 

Exercite a paciência!!!

http://acasadevidro.com/…/milhares-de-e-books-completos-pa…/

 

Milhares de e-books completos para download: filosofia, sociologia, psicologia, literatura,...

Google Drive - Torrent - Lista de obras * * * * * CIÊNCIAS SOCIAIS & ANTROPOLOGIA Google Drive - Torrent - Lista de obras * * * * * FILOSOFIA DO...

ACASADEVIDRO.COM

Curtir · Comentar

 

 

O MITO DO SEXO

Uma conversa entre a filosofia ( Michel Foucault) e a psicanálise freudiana

https://www.youtube.com/watch?v=718nHWzygAk

 

Filosofia: O Mito do Sexo

Créditos: da série de vídeos sobre Identidades Feminina e Masculina, do Café Filosófico.

YOUTUBE.COM

Curtir ·  · Compartilhar

 

Início da Semana Comemorativa do Nascimento de Lucio Costa O Gênio Brasileiro

 

O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna

Lucio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito nat...

YOUTUBE.COM

Curtir ·  · Compartilhar

 

Milênio: Michael Pollan denuncia o jogo de ... - Globo TV

► 6:10► 6:10

globotv.globo.com/globo-news/milenio/.../milenio.../3...

04/08/2014

A prioridade dos grandes produtores de alimentos não é a nutrição e, sim, o lucro, denuncia o americano ..

Milênio: Andrew Solomon explica como lidar com as diferenças numa f...

 

Milênio: colonialismo, genocídio e a história mundial da violência

 

 

Para aqueles que acham que a Internet nos deixou burros, muito burros demais, recomendo este excelente vídeo sobre como nós nos adaptamos aos novos tempos de informação total. Recomendação máxima!

 

Estamos ficando mais burros? | Nerdologia 54

Esse Nerdologia é um oferecimento de: eGESTOR: O Sistema de Gestão Fácil e Online Acesse o site:http://www.egestor.com.br Curta a fanpage:https://www.faceb...

YOUTUBE.COM

 

 

01:39

Convidados debatem representatividade no Congresso

 

Será que os eleitores se sentem representados pelos deputados federais? Os especialistas discutiram o papel do Congresso e questões que emergiram nestas últimas eleições. Programa recebe o cientista político e professor da USP José Álvaro Moisés, Cristiano Noronha, sócio da consultoria Arko Advice, e o cientista político Rafael Cortez, analista sênior da Tendências Consultoria.

http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-painel/videos/ 

 

Quem resiste?...

best dance ever

 

Can you beat this?

Duração: 3:36

 


Lorena Justus
 compartilhou o vídeo "7 de setembro de 2013 10:06" deInstituto Eco Amazônia.

7 de setembro de 2013 10:06

 

O Instituto Eco Amazônia convidou Franklin Thompson para produzir um vídeo para sensibilizar e mobilizar mais pessoas para a defesa da Amazônia. Foi inspirado em frases famosas, de grandes líderes da causa socioambiental na Amazônia. Compartilhem!

Duração: 1:00

 

 

Destino - O curta perdido de Walt Disney e Salvador Dali!

 

Escondido nos Arquivos dos Estúdios Disney, estava um projeto de um curta com a arte de Walt Disney e Salvador Dali. Em meados dos anos 40, Disney esquematizou com Dali para promoverem um curta baseado em suas artes surrealistas. Porém Disney não tinha dinheiro o suficiente para continuar, então só foram produzidos 17 segundos do curta original.

Agora, seu sobrinho, Roy Edward Disney, encontrou esse projeto esquecido e o finalizou com a equipe de animação dos Estúdios Disney.

Duração: 6:30

 

Um belo filmeto, ontem, no CANAL CURTA: Os Rebeldes. Começando pelo grito romântico em Paris, com a famosa Guerra Ernani, t´tulo da peça de Vitor Hugo que levou ao confronto entre a Boa Sociedade Burguesa e os Boêmios da cidade e passando pelo auge do Greenvich Village, em NY., nos anos 1910-30. 
Recursos Humanos | canal Curta!
canalcurta.tv.br/filme/?name=recursos_humanos
Sinopse: Os rebeldes são todos aqueles que se revoltaram contra a ordem instituída ao longo da nossa história, para o bem e para o mal.

Recursos Humanos

Os rebeldes são todos aqueles que se revoltaram contra a ordem instituída ao longo da nossa história, para o bem e para o mal. Veremos que a rebeldia se manifesta de duas maneiras: confronto físico e armado ou na sublimação artística. O curioso é que os dois têm efeitos semelhantes na realidade: o c…

CANALCURTA.TV.BR|POR INOA SISTEMAS - HTTP://WWW.INOA.COM.BR

Cineastas em Exílio - Do Terceiro Reich a Hollywood - Curta!

www.canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieId=445

´Cinema´s exiles: from Hitler to Hollywood´ mostra a experiência dos exilados que se refugiaram e Hollywood e seu imapcto, tanto no cinema alemão, quanto ...

 

 

 

 

 

Anna Maria Monteiro

24 de maio às 11:20 · 

THE SHALLOWS: EFEITOS DELETÉRIOS DA TECNOLOGIA NA DETERMINAÇÃO, CAPACIDADE REFLEXIVA E SOCIABILIDADE DAS NOVAS GERAÇÕES

Quando a tecnologia emburrece- " The Shallows*" 

 

[ O termo The Shallows de autoria do pesquisador Nicholas Carr,  significa raso, pouco profundo como um pires ]

 

...

Continuar lendo

Curtir · Comentar · 

Compartilhar

Anna Maria Monteiro Quando o celular vira um cativeiro (caro!).https://www.youtube.com/watch?v=WsVmPS0RZi8

 

Leandro Karnal e Ricardo Sennes debatem sobre Celular -...

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 24 de maio às 11:58

Anna Maria Monteiro Professor Clóvis aborda as dificuldades reflexivas das novas gerações. Ler, preparar-se filosoficamente exige um tempo que a sociedade da produção em série não permitem.https://www.youtube.com/watch?v=nHTYuojheQs

 

ENTREVISTA COM PROFESSOR CLÓVIS DE...

YOUTUBE.COM

Curtir · Responder · 27 de maio às 23:27

Anna Maria Monteiro USO DE TECNOLOGIA PELAS CRIANÇAS PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO- THE GUARDIAM- O uso de dispositivos móveis está iniciando em idades cada vez mais jovens, e um estudo recente confirmou que a manipulação desses dispositivos afeta o desenvolvimento social e...Ver mais

Confira os vídeos integrais do IV Curso Livre Marx-Engels, coordenado por José Paulo Netto

Publicado em 07/11/2014 | 1 comentário

Vem aí o aguardado Livro II de O capital, de Marx, sobre o processo de circulação do capital. A edição será a primeira no mundo a basear-se no conjunto publicado recentemente pela MEGA-2, considerada por muitos estudiosos a versão definitiva da obra – com documentos inéditos, a edição reconstrói os manuscritos em sua totalidade, preservando os apontamentos e as lacunas do texto. O livro já está em gráfica, e chega às livrarias junto com o guia de leitura, de David Harvey, Para entender O Capital, Livros II e III

Enquanto isso, que tal conferir o IV Curso Livre Marx-Engels, que publicamos recentemente no YouTube? Com curadoria de José Paulo Netto, as aulas seguem um duplo critério – cronológico e teórico –, e apresentam uma da obra marxiana desde os textos ditos de juventude até O capital.

Clique aqui para baixar gratuitamente a apostila do IV Curso Livre Marx-Engels, com um texto de apoio para cada aula assinado pelo professor responsável, além de artigos complementares de Karl Marx, Francisco de Oliveira, Michael Löwy, Leandro Konder, Virgínia Fontes, uma cronologia completa de Marx e Engels, entre outros materiais de estudo.

  1. Alysson Mascaro | Marx, Engels e a crítica do Estado e do direito

Nesta aula de abertura do IV Curso Livre Marx-Engels, ministrada pelo jurista e filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro, revelam-se elementos para teorizar na perspectiva marxista o poder, a política, o Estado, as relações de classe e o direito. As leituras desta aula são voltadas principalmente às seguintes obras:

◫ Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx (1844-45)
◫ O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx (1852)
◫ O socialismo jurídico, de Friedrich Engels e Karl Kautsky

  1. Antonio Rago | A crítica do idealismo em Marx e Engels

Esta segunda aula do IV Curso Livre Marx-Engels, ministrada por Antonio Rago, procura mostrar o avanço em relação ao Marx de 1844: a tese do “papel histórico universal” do proletariado (que aparece com a primeira crítica à cultura alemã pós-hegeliana, A sagrada família) e a elaboração do conceito crítico-negativo de ideologia, que surge na continuidade da citada crítica, precisamente em A ideologia alemã (1846), com a crítica feita a Feuerbach e a colocação da questão do método “que ascende da terra ao céu”.

◫ A sagrada família, de Karl Marx e Friedrich Engels (1845)
◫ A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels (1845-46)

  1. José Paulo Netto | A atualidade do Manifesto Comunista

O Manifesto do Partido Comunista, ou simplesmente Manifesto Comunista (1848), demonstra a madurez de Marx e Engels, com 30 e 28 anos respectivamente. Nesta aula, ministrada por José Paulo Netto, curador desta quarta edição do Curso Livre Marx-Engels, faz um tratamento cuidadoso desse texto fundamental, com ênfase em sua atualidade.

◫ Manifesto Comunista (1848), de Karl Marx e Friedrich Engels

  1. Osvaldo Coggiola | Análises concretas da luta de classes

Nesta aula (que implica um salto cronológico em relação ao andamento da primeira à terceira), mostra-se como os princípios elementares do “Manifesto Comunista” mais a maturação metodológica propiciada pela militância de Marx e Engels convertem-se em suportes de preciosas “análises concretas de situações concretas” (Lenin caracterizava assim o marxismo). Aula dedicada a Marx e Engels como “analistas de conjuntura”, baseada principalmente nas seguintes obras:

◫ Lutas de classes na Alemanha, de Karl Marx e Friedrich Engels (1848)
◫ Lutas de classes na França, de Karl Marx (1850)
◫ A guerra civil na França, de Karl Marx (1871)

  1. Ricardo Antunes | A constituição da classe trabalhadora

O eixo desta aula, ministrada pelo sociólogo do trabalho Ricardo Antunes, é a passagem de Marx à posição revolucionária, com o aparecimento formal do proletariado e sua emersão efetiva (com o peso do trabalho na constituição do ser social, um ser da práxis) nos Manuscritos econômico-filosóficos (1844). É fundamental a importância de Engels nesse período da evolução de Marx, em seu ensaio nos Anais Franco-Alemães (1844) e A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845):

◫ Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx (1844-45)
◫ Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx (1844)
◫ A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels (1845)

  1. Mario Duayer | A crítica ontológica do capital

Nesta aula a questão central é Marx e a crítica da economia política, recorrendo especialmente aos “Grundrisse” (1857). Mario Duayer procura expor como determinada leitura desses textos deu origem a uma vertente alternativa de teoria crítica, voltada para a dimensão dominadora da ontologia do trabalho.

◫ Grundrisse, de Karl Marx (1857/58)
◫ Tempo, trabalho e dominação social, de Moishe Postone (Boitempo, 2014)

  1. Jorge Grespan | A crítica da economia política em Marx

Nesta aula a questão central é novamente Marx e a crítica da economia política, recorrendo desta vez principalmente a “O capital”, de Marx. Compreender a arquitetônica obra de Marx nos seus três níveis, produção, circulação e consumo, bem como as relações internas dos conceitos em cada um, é o objetivo da aula em questão.

◫ O capital, de Karl Marx (1867)

  1. Ruy Braga | Democracia, trabalho e socialismo em Marx e Engels

Nesta última aula do IV Curso Livre Marx-Engels, ministrada por Ruy Braga, a ênfase é em como Marx concebe o papel do programa do partido na luta democrática e sua concepção da transição socialista; o texto básico é a Crítica do programa de Gotha (1875) e, subsidiariamente, O socialismo jurídico (1887).

◫ Crítica do programa de Gotha, de Karl Marx (1875)
◫ Grundrisse, de Karl Marx (1857/58)
◫ O capital, de Karl Marx (1867)

Homenagem | Chico de Oliveira

As três primeiras edições do Curso Livre Marx-Engels (realizadas respectivamente na PUC-SP, na UERJ e no Sindicato dos Bancários de São Paulo) contaram com mais de 3 mil alunos e homenagearam os intelectuais marxistas Jacob Gorender, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. O escolhido desta vez foi o sociólogo Francisco de Oliveira, professor titular aposentado de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e autor de extensa obra, da qual destacamos Noiva da revolução: elegia para uma re(li)gião (Boitempo, 2008) e Crítica à razão dualista: o ornitorrinco (São Paulo, Boitempo, 2003).

***

Gostou? Não deixe de se inscrever no canal da Boitempo no YouTube e receba atualizações semanais de aulas, debates, conferências, entrevistas, booktrailers, e outros conteúdos ligados à maior editora do pensamento crítico em língua portuguesa! Lá você encontrará, por exemplo, vídeos dos outros cursos livres Marx-Engels, organizados pela Boitempo, com aulas magistrais de nomes como Chico de Oliveira e Michael Löwy, entre outros…

 

The Absurd Philosophy of Albert Camus Presented in a Short Animated Film by Alain De Botton

What is the meaning of life? This may sound simplistic or naïve, especially in relation to much contemporary philosophy, which assumes the question is...

OPENCULTURE.COM

 

 

Entrevista rara com Herbert Marcuse em 1978. Legendas em espanhol... Mais uma aula de filosofia que não se tem nas universidades... Recomendo!!!

 

Entrevista a Herbert Marcuse, 1978 (Subtítulos en español)

Pliego Suelto. Revista de literatura y alrededores:http://www.pliegosuelto.com En 1978, Herbert Marcuse concedió cuarenta minutos de su tiempo…

YOUTUBE.COM

https://www.youtube.com/watch?v=4jFIfJBKdaw&feature=youtu.be

 

Joaquim Castro to ‎AGAMBEN, Giorgio - Sentidos de sua obra

3 h · Editado · 

Alguns trechos da participação do filósofo Giorgio Agamben no filme "O evangelho segundo São Mateus" (1964), de Pier Paolo Pasolini. Aos 22 anos, o então estudante de Direito, assume no longa metragem o papel do apóstolo Filipe.

 

Giorgio Agamben no "Evangelho segundo São Mateus", de Pasolini

Agluns trechos da participação do filósofo Giorgio Agamben no filme "O evangelho segundo São Mateus" (1964), de Pier Paolo Pasolini. Aos 22...

YOUTUBE.COM

 

Ivanisa Teitelroit Martins compartilhou o vídeo de Olhar de Nise.

5 h · Editado · 

Brilhante!

10.486 visualizações

Olhar de Nise

OLHAR DE NISE

ESTREIA SÁBADO, DIA 19, ÀS 17 HS.

ESPAÇO CULTURAL LIBERTY MALL - MOSTRA PANORAMA BRASIL
FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA


VEJA O TRAILLER

A Banalidade do Mal nos filmes!

 

 

12 Filmes Inspirados em Hannah Arendt e a Banalidade do Mal

Por Philippe Leão Twitter: @Cineplotoficial Instagram: @Cineplotoficial Facebook: www.facebook.com/cineplot É importante, mesmo que já esteja implícito, que se…

CINEPLOT.COM.BR

Impressões do Mundo

26 Episódios | Duração média dos eps. 25 min.

Após o sucesso da série documental "Impressões do Brasil", com os principais escritores contemporâneos da produção literária brasileira, apresentamos a série documental "Impressões do Mundo", em 26 capítulos, com 26 notáveis autores contemporâneos de diferentes nacionalidades. Um retrato de seus estilos de vida e de trabalho, suas diferentes perspectivas, as criações e desafios, e a diversidade literária mundial. Tudo isso com imagens de suas cidades, seus ambientes de criação e materiais específicos, como fotos, trechos de filmes, entrevistas históricas e outros documentos, que ilustram seus processos de criação e o contexto de suas obras.

Alice Walker - Literatura, Cinema e Ativismo Político 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Alice Walker

Um panorama da produção literária da escritora e ativista política Alice Walker, que ficou conhecida mundialmente após a adaptação de seu romance ´A cor púrpura´ para o cinema, sob a direção de Steven Spielberg.

Antonio Skármeta - Literatura, Exílio e Cinema 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Antonio Sk?rmeta

A formação intelectual, política e artística de um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade. Da militância política no Chile de Salvador Allende ao exílio, e o reconhecimento internacional.

James Holston e as Cidades 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

James Holston

A insurgência da cidadania é o principal foco de observação do escritor e antropólogo estadunidense James Holston.

Senel Paz e a Literatura Cubana 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Senel Paz

A história de Cuba e a literatura produzida no país após a revolução. A obra do escritor Senel Paz e sua presença no mundo.

Miguel Sousa Tavares - Jornalista e Best-seller 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Miguel Sousa Tavares

Filho da premiada escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, começou a sua vida profissional pela advocacia, destacou-se como jornalistica e passou a também ser reconhecido na literatura como cronista.

Leonardo Padura - História e Ficção 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Leonardo Padura

O cubano Leonardo Padura nos conta sua trajetória até ser reconhecido como um dos mais importantes autores literários cubanos.

Mempo Giardinelli - La Revolucion em Bicicleta 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Mempo Giardinelli

A trajetória do escritor argentino que foi exilado pela ditadura de seu país e, ao voltar, criou uma fundação sem fins lucrativos para apoiar a leitura e a literatura.

Mia Couto - Poesia e Biologia 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Mia Couto

Moçambicano, Mia Couto é escritor e biólogo. Aos 14 anos já havia publicado poemas em um jornal. Em 1983, publica seu primeiro livro de poesias e hoje comemora mais de 30 anos de carreira literária.

Tariq Ali - E a crítica ao neoliberalismo 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Tariq Ali

Escritor e ativista paquistanês, Tariq Ali estudou em Oxford e atualmente escreve para jornais como The Guardian e The Nation, de onde vive, Londres.

Samanta Schweblin - e os novos talentos argentinos 

Documentário 2016 21 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Samanta Schweblin

Samanta é uma das mais representativas da nova geração de escritores argentinos. Ela conta que sempre escreveu, mas jamais pensou que se tornaria escritora e viveria do seu ofício.

Vandana Shiva - Literatura e militância ecológica 

Documentário 2016 25 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Vandana Shiva

Com mais de vinte livros publicados, a física Vandana Shiva é uma expoente do mosaico cultural da Índia, que mistura tradição milenar e modernidade científica.

Eduardo Sacheri - Literatura e cinema na Argentina 

Documentário 2016 25 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Eduardo Sacheri

Muitos livros foram adaptados para o cinema na Argentina com enorme sucesso de público e crítica. Um dos maiores exemplares é "O Segredo dos Seus olhos", de Eduardo Sacheri, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Jean Claude Carrière - A linguagem da escrita 

Documentário 2016 23 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Jean Claude Carrière

Jean Claude Carriere é escritor, roteirista, dramaturgo e ensaista. Trabalhou como roteirista dos principais cineastas do mundo: Buñuel, Godard, Louis Malle, Milos Forman, Carlos Saura, Andrzej Wajda e Hector Babenco.

Valter Hugo Mãe - o Tsunami Linguístico 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Valter Hugo M?e

Escritor nascido em Angola, porém passou maior parte da sua vida em Portugal. Definido por José Saramago como "Tsunami Linguístico", publicou quatro livros sem nenhuma letra maiúscula - a "tetralogia das minúsculas".

Mario Bellatin - Fragmentos da vida 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Mario Bellatin

Mario Bellatin, premiado escritor mexicano, e um dos mais importantes da língua espanhola, tem uma narrativa cheia de fragmentos, influenciada pelo cinema, que sempre nos leva ao mundo dos anômalos e dos desvalidos.

Alan Riding - Cidadão do Mundo 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Alan Riding

Nascido no Brasil, mas filhos de pais britânicos, Alan Riding sempre foi um cidadão do mundo. Estudou economia e direito antes de ser jornalista em 1966 na agência Reuters.

Richard Bourne - Richard Bourne e o Brasil 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Richard Bourne

O olhar do escritor inglês Richard Bourne, professor de ciências políticas da universidade de Londres sobre o Brasil. As relações históricas do escritor com o Brasil e os motivos de eleger o país como seu principal foco.

John Dramani - John Dramani e as Ditaduras Africanas 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

John Dramani

A incrível história do escritor John Dramani, que ainda criança viu seu país, Gana, ser vitimado por um golpe militar, até se tornar presidente eleito e um dos mais populares líderes democráticos da África.

Soyinka - Da África ao prêmio Nobel 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Soyinka

A trajetória do primeiro negro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Da infância pobre na Nigéria ao reconhecimento na Inglaterra. Seus trabalhos em teatro, romance e ensaios.

Kangni Alem - O Togo e a triste história da escravidão 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Kangni Alem

A visão de Kangni Alem, um dos maiores escritores da África, sobre o passado do seu país, mostra que a tragédia do tráfico negreiro criou laços culturais profundos com a América, especialmente o Brasil

 

 

 

 

Naomi Wolf - A Literatura de Naomi Wolf e o Ativismo Feminista 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Naomi Wolf

A luta feminista ao longo do século passado, suas conquistas e os desafios que se apresentam para as mulheres no mundo atual. As diferenças culturais e o que une as mulheres em suas lutas pela emancipação.

Murong Xuecun - Tendências da literatura oriental 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Murong Xuecun

A vida e a trajetória de Hao Kun, que censurado pelas autoridades chinesas adotou o pseudônimo de Murong Xuecun, pelo qual ficou conhecido como escritor em seu país.

Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Pierre L?vy

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto.

Rodrigo Hasbún 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Rodrigo Hasb?n

Rodrigo Hasbún nasceu em Cochabamba, Bolívia e tem ascendência palestina. Hasbún começou a escrever ainda na adolescência e esteve entre os 39 melhores escritores latino-americanos com menos de 39 anos.

Laura Albert - Laura Albert e a invenção de J. T. Leroy 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Laura Albert

A incrível história da Estadunidense Laura Albert, que durante cinco anos enganou todo o mundo, inclusive a imprensa, ao fingir ser a empresária de J. T. Leroy, que nunca existiu.

Boaventura de Sousa Santos 

Documentário 2016 26 min Brasil DF

De Ronaldo Duque

Com 

Boaventura de Sousa Santos

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o premiado português Boaventura, dedicou sua vida a estudar e a investigar a democracia no mundo.

Próxima Exibição: 
Sábado, 22/04/2017 às 19:30 [daqui a 28 hora(s)]

 

 

 

 

 

 

 

Veja 10 sites que oferecem aulas gratuitas em vídeo e em português

G1 listou videoaulas para pré-vestibular, de inglês e do ensino superior.
Veja como aproveitar a internet para complementar os estudos de graça.

Do G1, em São Paulo

FACEBOOK

Videos Educ TVESCOLA

 27:49

www.youtube.com/watch?v=T4VFpLDucBI

16 de jun de 2012 - Vídeo enviado por Rede Catarinense

This video is unavailable. You need Adobe Flash Player to watch this video. ... TV Escola: A História da ...

 55:18

www.youtube.com/watch?v=ZyRQDKj55ls

17 de mar de 2014 - Vídeo enviado por Rede Catarinense

You need Adobe Flash Player to watch this video. ... TV Escola: A História da Segunda Guerra Mundial ...

tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca

Todo o acervo de vídeos disponível via Internet de forma fácil. Veja sua série favorita, procure pelos temas que mais te interessa, tudo de forma fácil!

 

  1. Santos Dumont - O Homem Pode Voar - Documetário ...

 59:10

www.youtube.com/watch?v=LoXnlA_6nJI

11 de fev de 2013 - Vídeo enviado por Marcello Borges

You need Adobe Flash Player to watch this video. Download it from ... Santos Dumont - O Homem Pode Voar ...

 

  1. VOAR OU NÃO VOAR - DOCUMENTÁRIO - YouTube

 0:26

www.youtube.com/watch?v=tbbYPsYppxw

17 de abr de 2012 - Vídeo enviado por TV Escola

Sala de Professor 2012 - VOAR OU NÃO VOAR -DOCUMENTÁRIOTV Escola ...

 

  1. Nikola Tesla: Mestre do Raio (2000) - YouTube

 1:26:23

www.youtube.com/watch?v=GF4uApNh2Ts

18 de jan de 2013 - Vídeo enviado por JoseGabr1el

Nikola Tesla: Mestre do Raio (2000) A versão dublada passa naTV Escola com certa frequência ...

 

  1. Precisão: A Medida de Todas as Coisas - EP01 - Tempo e ...

 59:08

www.youtube.com/watch?v=dxT6CkjlbL8

27 de out de 2013 - Vídeo enviado por Canal PSG

Muito bom documentário! ... Um excelente documentário. ....TV Escola: A História da Palavra - A ...

 

  1. Einstein 1905, o Ano-Luz - Documentário - YouTube

 50:13

www.youtube.com/watch?v=hmKTolcGQ64

11 de set de 2012 - Vídeo enviado por documentaryondemand

O tema central desse documentário é a luz, havendo uma grande abordagem social e psicológica em ...

 

  1. Clássicos da Sociologia (documentário) - YouTube

 53:35

www.youtube.com/watch?v=4_Rqjt5QYsk

9 de fev de 2013 - Vídeo enviado por Canal MaceteCAD

Documentário montado por mim para um trabalho escolar onde se reúnem ... Marx e Max Weber, todos ...

 

 

  1. Documentário - A Última Guerra do Prata (legendado em ...

 1:43:00

www.televideoteca.com.br/tv-escola/.../documentario-a...

26 de dez de 2014 -  Avaliação: 4 - ‎2 votos

26/12/2014 Documentário - A Última Guerra do Prata (legendado em espanhol) ... A última guerra do ...

 

  Selecione a cor do portal Verde Azul Laranja Vermelho

 Resultado da Busca

O resultado exibe o conteúdo de matérias e páginas institucionais. Para encontrar fotos, vídeos, documentos ou eventos, utilize as páginas específicas.

 

FotosVídeosDocumentosEventos

 

Boletim Em pauta - Edição nº 426 - 6 de fevereiro de 2017

06/02/2017 Undime

Boletim Em pauta - Edição nº 426 - 6 de fevereiro de 2017

FNDE apresenta as inovações do PDDE para 2017

20/01/2017 Undime

(Foto: FNDE) A partir de agora as Unidades Executoras Próprias (UEx) das escolas públicas dos municípios, estados e do Distrito Federal podem utilizar os saldos de recursos das Ações Agregadas ao Programa Dinheiro Direito na

FNDE divulga inovações no PDDE

18/01/2017 Undime

Alterações na execução do programa serão esclarecidas durante videoconferência em 19 de janeiro Foi publicada, no último dia 16 de dezembro, a

Boletim Em pauta - Edição nº 408 - 22 de agosto de 2016

22/08/2016 Undime

Boletim Em pauta - Edição nº 407 - 15 de agosto de 2016

15/08/2016 Undime

Comissões municipais começam seleção dos textos da olimpíada

15/08/2016 Undime

Termina na próxima sexta-feira, 19, o prazo para que as escolas que participam da quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encaminhem os textos escolhidos de seus alunos para a comissão j

Boletim em pauta - Edição nº 396 - 30 de maio de 2016

30/05/2016 Undime

       

Boletim em pauta - Edição nº 395 - 23 de maio de 2016

23/05/2016 Undime

       

Projeto "Território do Brincar" aborda as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar

20/05/2016 Undime

O projeto "Território do Brincar" é um trabalho de pesquisa, intercâmbio e difusão da cultura infantil, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, e correalizado pelo

Fórum Nacional de Educação apresenta novo portal

13/04/2016 Undime

O Fórum Nacional de Educação (FNE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo, reivindicado pela Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2010 e previsto na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei nº 13.005/14). É composto por 50 entidades, articulador das Conaes e uma das

Boletim em pauta - Edição nº 386 - 21 de março de 2016

21/03/2016 Undime

       

Boletim em pauta - Edição nº 377 - 14 de dezembro de 2015

14/12/2015 Undime

       

Boletim em pauta - Edição nº 376 - 7 de dezembro de 2015

07/12/2015 Undime

       

Jornalistas recebem prêmios por cobertura sobre educação pública municipal de qualidade

19/11/2015 Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) anunciou, nesta quinta-feira, 19 de novembro, os vencedores do Prêmio Undime de Jornalismo. Ao todo foram 13 trabalhos premiados. Os primeiros colocados em cada categoria receberam R$ 18 mil

Vídeos estrelados por crianças discutem consciência negra

17/11/2015 Undime

Uma campanha com sete vídeos que abordam o preconceito circula, nesta semana, no portal do Ministério da Educação, na TV Escola e na Rede Minas. A ação marca a Semana Nacional da Consciência Negra e busca despertar o ambiente escolar para debater a discriminação. Os recados são dados por crianças de 11 e 12 anos, todas de escolas públicas, que en

MEC, Unicef e Avisalá lançam guia e vídeos para Educação Infantil – Fórum da Undime em Mata de São João/ BA

19/06/2015 Undime

A publicação Diretrizes em Ação – Qualidade no dia a dia da Educação Infantil compreende um guia informativo acompanhado de um DVD com três vídeos. É resultado de uma ação de formação continuad

Boletim Em pauta - Edição 332 - 8 de dezembro de 2014

08/12/2014 Undime

Boletim Em pauta - Edição nº 332 - 1º de dezembro de 2014

01/12/2014 Undime

Vídeos da TV Undime podem ser utilizados para formação continuada

01/12/2014 Undime

Desde que foi criada, a TV Undime tem crescido e abordado temas de interesse das secretarias municipais de educação, como: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum, Bolsa Família, a campanha "Fora da Escola - Não Pode!", Fóruns Nacion

Boletim Em pauta - Edição 311 - 7 de julho de 2014

07/07/2014 Undime

Boletim Em pauta - Edição 301 - 31 de março de 2014

01/04/2014 Undime

Concurso de vídeos de curta metragem abre inscrições

26/03/2014 Undime

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Curta Histórias, concurso de vídeos de curta metragem para estudantes da educação básica da rede pública de ensino. Nesta edição os víd

MinC desenvolve programas de cultura e educação

14/02/2014 Undime

Quando as escolas abrem as portas para a cultura, para as artes, para o conhecimento e para as manifestações da cultura popular os alunos se sentem mais interessados pelo ambiente educacional. O resultado é um enriquecimento da produção cultural brasileira. Com o objetivo de ampliar o espaço do conhecimento, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, tem desenvolvido diversos programas que e

Boletim Em pauta - Edição 287 - 25 de novembro de 2013

25/11/2013 Undime

Vídeos produzidos por escolas terão votação pela internet

21/11/2013 Undime

Os dez vídeos selecionados para concorrer ao prêmio Curta Histórias estarão disponíveis na internet na sexta-feira,22, para receber os votos do público. A votação se estenderá até dia 27 próximo. O concurso Curta Histórias premiará três vídeos de equipes formadas por estudantes e professores ? um escolhido pelo júri popular, pela internet, e dois pela comissão julgadora. A divulgação dos vencedores e a entrega

Boletim Em pauta - Edição 278 - 23 de setembro de 2013

23/09/2013 Undime

Vídeos produzidos por escolas podem concorrer a premiação

23/09/2013 Undime

Escolas de educação básica da rede pública de todo o país podem fazer a inscrição de vídeos para o prêmio Curta Histórias até 10 de outubro próximo. Cada unidade de ensino

Festival selecionará vídeos de alunos sobre qualidade do ensino

20/09/2013 Undime

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil podem fazer a inscrição, até 7 de outubro, para participar do 2º Festival Nacional Imagens EMdiálogo. Eles devem produzir v

Campanha convida docentes para responder: ?Pra você, o que é valorizar o professor??

08/08/2013 Undime

Grave um depoimento respondendo à pergunta acima e contribua para o debate sobre os principais desafios para se alcançar a valorização docente A Rede Vozes da Educação lançou nesta quinta-feira (8/8) a campanha ?Pra você, o que é valorizar o professor??, para que professores possam enviar vídeos que respondam à pergunta. A iniciativa faz parte da 11ª Semana de Ação Mundial (SAM 2013) que tem c

Confira, na íntegra, o vídeo das palestras do 14º Fórum Nacional da Undime

09/07/2013 Undime

Já está disponível no canal da Undime no Youtube o vídeo com as palestras que ocorreram no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime, em maio deste ano. O encontro foi transmitido pela internet em tempo real e os interessados podem conferir, na íntegra, o conteúdo apresentado pelos palestrantes. Para facilitar, os vídeos estão separados por dia e por partes. Os interessados podem conferir a

 

 

 

 

Na última segunda-feira (29), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) seguiu os passos de iniciativas das outras universidades estaduais de São Paulo e lançou um portal de aulas em vídeo com conteúdo produzido pelos professores da instituições. As universidades de São Paulo (USP) e Estadual Paulista (Unesp) já contam desde 2012 com sites parecidos, assim como outras instituições de ensino superior, entidades da sociedade civil e até professores que, individualmente, decidiram se aventurar na produção de videoaulas.

G1 elaborou uma lista de sites que oferecem vídeos educativos dos mais variados formados. Alguns produzem seu próprio conteúdo, outros aproveitam cursos presenciais e filmam aulas físicas, e há os que ainda se dedicam a reunir e traduzir para o português vídeos produzidos e oferecidos gratuitamente no exterior.

Em alguns sites, o internauta não precisa fazer nenhum cadastro e pode acessar a 100% do material livremente. Outras opções exigem apenas a criação de um usuário para assistir às aulas e realizar os exercícios gratuitamente. Há também alternativas que oferecem parte do conteúdo grátis, mas cobra taxas mensais ou anuais para o acesso a áreas e materiais exclusivos. Veja abaixo algumas opções de sites com vídeos educativos em português.

SITES QUE OFERECEM AULAS EM VÍDEO GRATUITAS PARA BRASILEIROS

 

e-Unicamp
Criado em abril de 2013
Conteúdo: aulas elaboradas pelos professores por meio de vídeos, animações, simulações e ilustrações. Inclui materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

e-Aulas USP
Criado em setembro de 2012
Conteúdo: aulas em vídeo preparadas para a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). Atualmente tem materiais de 19 cursos de exatas, humanas e biológicas
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Unesp Aberta
Criado em junho de 2012
Conteúdo: oferece conteúdo criado para os cursos da instituição, no formato de "cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação"
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Portal de Videoaulas da UFF
Criado em 2008
Conteúdo: o site, criado pelo interesse de alunos de medicina da UFF em filmar e distribuir aulas do curso, tem vídeos produzidos dentro dos cursos oferecidos pela universidade, como antropologia, odontologia, e farmácia
Acesso: gratuito, exige cadastro apenas de usuários que desejam fazer download dos arquivos
Visite o site

 

FGV - Ensino Médio Digital
Criado em setembro de 2012
Conteúdo: traz material sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), simulados, jogos e aulas, com conteúdos de todas as áreas de conhecimento, divididos em blocos temáticos que, por sua vez, estão subdivididos em aulas também temáticas
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Academia Khan em português
Criada em dezembro de 2011
Conteúdo: versões dubladas em português dos vídeos do professor Salman Khan. As aulas abordam temas variados, principalmente de nível fundamental e médio e de ciências exatas, de maneira didática e informal
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Veduca
Criado em março de 2012
Conteúdo: reúne e produz legendas para vídeos de cursos de graduação e pós on-line e presenciais das principais universidades do Brasil e de outras partes do mundo, além de palestras como as dos eventos TED
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Me Salva
Criado em 2013
Conteúdo: vídeos de até 10 minutos produzidos por estudantes no formato de aula particular, com conteúdo principalmente do ensino superior e das áreas de exatas
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Calcule Mais
Criado em dezembro de 2011
Conteúdo: vídeos produzidos por um estudante de engenharia para auxiliar alunos no aprendizado de conceitos da matemática; a produção dos vídeos segue o modelo da Academia Khan
Acesso: livre e gratuito
Visite o site

 

Você aprende agora
Criado em 2011
Conteúdo: curso de inglês em vídeos baseado no material da Universidade Cambridge
Acesso: a visualização dos vídeos é gratuita, assim como a correção de 10 exercícios por módulo; usuários que queiram faz mais exercícios podem contratar pacotes fechados
Visite o site

.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/05/veja-10-sites-que-oferecem-aulas-gratuitas-em-video-e-em-portugues.html

topo